NCAA March Madness: o Rescaldo (Parte II)

cab ncaa

(Primeira Parte do Texto AQUI)

A quarta ronda, denominada Sweet Sixteen devido ao número de equipas ainda presentes na competição (16), teve lugar nos dias 27 e 28 de Março e corresponde às meias-finais regionais. Começou com a confirmação de Dayton como a Cinderella Team do torneio ao bater Stanford por 82-72 e qualificar-se para a ronda seguinte pela segunda vez na sua história (a primeira foi em 1984). Num jogo em que qualquer das equipas podia, à partida, ter saído vencedora, Wisconsin levou a melhor sobre Baylor, ganhando facilmente por 69-52, quando se esperava um jogo mais equilibrado. Para fechar o dia, os super-favoritos Florida e Arizona eliminaram UCLA e San Diego State respectivamente. O segundo dia desta ronda relembrou-nos mais uma vez o porquê da denominação March Madness: Michigan State venceu Virginia por 61-59 num jogo de loucos e Kentucky deixou para trás o campeão em título, Louisville, ganhando por 74-69 num duelo entre dois dos melhores treinadores a nivel universitário – Rick Pitino e John Calipari. Connecticut, na surpresa do dia e impulsionado pelas exibições do seu small forward DeAndre Daniels (27 pontos e 10 ressaltos) e do seu point guard Shabazz Napier (19 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências) acabou com o sonho de Iowa State e do seu forward Dustin Hogue (37 pontos e 6 ressaltos), ganhando por 81-76, enquanto Michigan mandou Tennessee para casa depois de um jogo apertado em que ganhou por 73-71.

Shabazz Napier o MOP do torneio corta as redes depois da vitoria final Fonte: Charlie Neibergall/AP
Shabazz Napier foi sensacional na competição
Fonte: Charlie Neibergall/AP

Chegámos então à quinta ronda, as finais regionais, que teve lugar nos dias 29 e 30 de Março e se designa por Elite Eight, pois estamos perante as oito “melhores” equipas deste ano. Dayton caiu finalmente – fizeram um bom torneio mas a qualidade de Florida foi demasiada, com o point guard Scottie Wilbekin a marcar 23 pontos na vitória dos Gators por 62-52. No outro jogo do dia, Wisconsin bateu Arizona por 64-63. Apesar da qualidade de Wisconsin, este resultado foi uma surpresa pois a equipa de Arizona era vista como uma das favoritas à vitória final, mas os 28 pontos e 11 ressaltos (duplo-duplo) do forward Frank Kaminsky foram demasiado para a equipa de Arizona, que acabou por cair em overtime depois de um grande jogo de parte a parte. Connecticut continuava a eliminar favoritos, derrotando desta vez Michigan State por 60-54 e apoiando-se mais uma vez no jogo do seu point guard Shabazz Napier, que continuou a elevar o seu jogo à medida que o torneio avançava, desta vez com 25 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências. Kentucky deixou para trás Michigan, ganhando por 75-72 com um triplo de Aaron Harrison a 2.3 segundos do fim, mostrando mais uma vez que são uma força a ter em conta, principalmente com a qualidade dos gémeos Harrison e da máquina de duplos-duplos Julius Randle, que fez o seu 24º duplo-duplo da época – 16 pontos e 11 ressaltos, desta vez.

O Final Four teve lugar no dia 5 de Abril e começou logo com um choque: Connecticut eliminou Florida, o grande favorito, por 63-53, apoiando-se no jogo do seu point guard Shabazz Napier, que fez 12 pontos, 6 assistências e 4 roubos de bola, mas principalmente no seu small forward, DeAndre Daniels, que explodiu com um duplo-duplo de 20 pontos e 10 ressaltos. Do outro lado, o center Patrick Young fez um bom jogo, com 19 pontos e 5 ressaltos, e a estrela da equipa, o point guard Scottie Wilbekin, foi a grande desilusão da noite, fazendo apenas 4 pontos. No outro encontro, Kentucky bateu Wisconsin por 74-73, mais uma vez com um triplo do mais clutch possivel do point guard Andrew Harrison a 5.7 segundos do fim. Já é a terceira vez que ele faz isto. Depois de Michigan e Louisville, essa foi a vez de Wisconsin. Ambas as equipas jogaram bem, mas, no fim, o talento individual do cinco inicial de Kentucky acabou por fazer a diferença. De realçar que todos os jogadores da equipa titular dos Wildcats são freshmen (caloiros), o que leva a comparações com a grande equipa dos Michigan Wolverines de 1991/1992, os chamados Fab Five, que, com cinco freshmen a jogar de início (Jalen Rose, Chris Webber, Juwan Howard, Jimmy King e Ray Jackson), chegaram à final do torneio, onde acabaram por perder com Duke. Os Fab Five 2.0, como foram apelidados por Jalen Rose no seu podcast semanal no Grantland Channel, esperam que a sua época acabe de forma diferente do Fab Five original. À partida, Kentucky era favorito, algo que Michigan nunca foi.

Florida, os grandes favoritos, acabaram por cair diante dos futuros campeões na final four Fonte: veooz.com
Florida, os grandes favoritos, acabaram por cair diante dos futuros campeões na final four
Fonte: veooz.com

A tão esperada final do torneio masculino de basquetebol da NCAA foi disputada em Arlington, no Texas, a 7 de Abril e contou com alguns ilustres nas bancadas, como os ex-Presidentes dos Estados Unidos da América Bill Clinton e George W. Bush ou o dono e o quarterback dos Dallas Cowboys, Jerry Jones e Tony Romo. Todos eles viram Connecticut sagrar-se campeão do Torneio da NCAA, ao bater Kentucky por 60-54. Mais uma vez, a equipa contou com um inspirado Shabazz Napier, que anotou 22 pontos, 6 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola, superiorizando-se desta forma a James Young, de Kentucky, e aos seus 20 pontos e 7 ressaltos. A equipa treinada pelo ex-companheiro de Allen Iverson nos 76ers, Kevin Ollie, conquistou assim o seu quarto título na história do programa, sendo que o último tinha sido em 2011, com a estrela dos Bobcats Kemba Walker a liderar a equipa. Um dos factores que influenciou o jogo foram os lances livres, tendo Connecticut marcado 10 em 10, enquanto Kentucky falhou 11 em 24, mais do que suficiente para alterar o resultado final. O point guard dos Huskies, Shabazz Napier, foi eleito o MOP do torneio, ou seja, o Most Outstanding Player, prémio atribuido ao melhor jogador da competição. A distinção foi absolutamente merecida: Napier foi a revelação da competição e conduziu a sua equipa até à vitória máxima.

Fonte: NCAA.com
Fonte: NCAA.com
João Folgado
João Folgadohttp://www.bolanarede.pt
O João defende que o Porto devia acabar e o Sporting nunca devia ter existido. Carrega, Benfica! Fora de brincadeiras, para além desta paixão cega pelo clube da Luz, venera Mourinho, despreza Villas-Boas e é fã dos Boston Celtics e dos New England Patriots.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.