Novamente o SL Benfica

- Advertisement -

O papel de Lisboa

Para muitos extremistas o treinador é um mal necessário . É sabido que  quando se ganha são sempre os jogadores a terem o mérito.

Contudo o treinador é a chave da estrutura, um verdadeiro  director geral de pessoal que tal como numa empresa gere os recursos humanos, procurando desenvolver o talento da equipa de forma a obter rendimento (traduzido nos títulos que conquista).

Os treinadores tomam decisões e são todos diferentes. Lideram em função da sua personalidade, carácter e  conhecimentos.

O basquetebol moderno fruto de um “scouting” mais ou menos  sofisticado , as equipas conhecem muito  bem os adversários e os diferentes sistemas  que utilizam.

Com os  programas de  “software” actuais a maioria dos  técnicos  consegue fazer uma verdadeira ecografia do oponente.

A única arma secreta que permite  romper tanta “ ciência” é  mesmo a improvisação.

Lisboa foi mais uma vez campeão Fonte: SL Benfica
Lisboa foi mais uma vez campeão
Fonte: SL Benfica

Os finalistas em confronto representam dois modelos em si antagónicos. Enquanto O FC Porto de Moncho Lopez faz do colectivo e da organização táctica as suas armas. Sem estrangeiros de qualidade superior peca muitas vezes por ser demasiado previsível e mecanizado.

O SL Benfica, pese o facto de ter feito alguns ajustes ao modelo de jogo mantém-se fiel ao que poderemos chamar “Random basketball” (basquetebol aleatório), recorrendo na hora da verdade ao improviso dos seus atletas. O que não é tarefa fácil porque Improvisar é muito difícil: temos de ter talento  e o domínio absoluto da arte em causa.

Para jogar os “um contra um“ ou para explorar as transições é necessário um domínio claro dos fundamentos do jogo.

Jogar “random basketball”, tal como mostrou o SL Benfica não significa deixar de jogar em equipa. Se  juntarmos  uma defesa mais consistente fica explicado o titulo.

Relativamente ao treinador, Carlos Lisboa, junta ano após anos títulos seguindo o brilhante trajecto de jogador.

Respeitado pelos jogadores, o que conta mesmo hoje é o numero de títulos de campeão.

Se é um “expert”  dos “Xs“ e “Os”  conta pouco na hora da verdade.  Lisboa ganhou mais um titulo e o resto é mesmo conversa…

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Esteves será emprestado ao Bari, penúltimo classificado da Serie B Italiana

O defesa-lateral formado no FC Porto, Tomás Esteves, será emprestado ao Bari até ao final da temporada, após recuperar da lesão grave no joelho.

Avaria no avião atrasa regresso do FC Porto a Portugal

O avião que ia transportar a equipa do FC Porto da Chéquia para Portugal sofreu uma avaria, atrasando o regresso da equipa ao solo nacional.

Sporting ainda pensa em avançar por um médio no mercado de janeiro

Hidemasa Morita pode estar de saída do Sporting ainda antes do fecho do mercado e os leões podem avançar por um sucessor para o meio-campo.

Javier Zanetti recorda José Mourinho como o treinador que mais o marcou: «Era direto, leal, um treinador extraordinário»

Javier Zanetti elegeu José Mourinho como um dos dois treinadores que mais o marcaram na sua carreira profissional.

PUB

Mais Artigos Populares

As contas de Braga e FC Porto para se qualificarem diretamente para os oitavos de final da Europa League

Para a última jornada da fase regular da Europa League, o Braga depende apenas de si para garantir a passagem direta, enquanto o FC Porto depende de resultados de outras equipas.

Sean Dyche responde ao Bola na Rede: «Não termos um avançado de raiz acabou por afetar o nosso jogo»

O Nottingham Forest foi derrotado por 1-0 no terreno do Braga na 7.ª jornada da Europa League. Sean Dyche respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Chelsea equaciona contratação de internacional brasileiro

O Chelsea está a avaliar a contratação de Douglas Luiz. Atualmente, o médio brasileiro representa o Nottingham Forest por empréstimo da Juventus.