O acordar de um gigante?

- Advertisement -

cab basquetebol nacional

Enquanto escrevo estas linhas para vós, a Associação Desportiva Ovarense acaba de conquistar a sexta edição do Troféu António Pratas, vencendo o Sampaense pelo placard final de 65 – 62. O conjunto de S. Paio de Gramaços já havia derrotado o Benfica na véspera. É um torneio recente (daí ter chegado apenas à meia dúzia de edições), mas nem por isso deixa de ser um marco importante – e por várias razões. Primeiro, porque é oficial. E mal de alguma equipe que entra em competição, seja de que cariz for, se não apenas com o intuito de a vencer. Em segundo lugar, quebrou a hegemonia do Benfica (é tetra nesta taça), atual campeão em título e aparente gigante solitário para lutar pelo mesmo. Depois porque foi a sua primeira conquista; e a primeira vez nunca se esquece. E ainda porque, este ano, a Federação Portuguesa de Basquetebol entregou a responsabilidade da organização da contenda ao dito Sport Lisboa e Benfica, ou seja, venceu na casa do adversário, o que, apesar de passar a campo neutro, é sempre simbólico.

Estes são, julgo, os ingredientes principais para fazermos tal aferição. É claro que, como se costuma dizer na gíria popular, “isto não é como começa, mas como acaba”. Porém, o que este torneio António Pratas veio demonstrar foi a capacidade de a Ovarense se superiorizar e fazer face às suas limitações. Sem grandes nomes e sem um tipo de jogo sonante, os aveirenses foram eficientes e levaram de vencida os preconceitos.

Ovarenses festejam depois da conquista exuberante  www.record.xl.pt
Ovarenses festejam depois da conquista exuberante
Fonte: Record

Já ouviram falar no mito do acordar de um gigante? E como isso pode ser perigoso; se pode! O clube já conta com cinco Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, outras tantas Taças da Liga e oito Supertaças. Possui também vários títulos nas camadas jovens da sua formação. É um palmarés que impõe respeito.

É cedo para fazer conjeturas; parece só haver um único favorito para ganhar a prova maior, mas quando o grande matulão acorda é perigoso. Um grandalhão que já está longe das decisões há muito tempo. E este artigo termina como começou: com uma pergunta. Será que apenas um se sente capaz de caçar o grande tesouro? Até quando?

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto leva 22 jogadores para meia-final frente ao Sporting: Eis a lista de convocados

O FC Porto anunciou a lista de 22 convocados para a meia-final da Taça de Portugal frente ao Sporting em Alvalade.

Rafa Mir nega insultos racistas e revela ter dito: «Vou rebentar-te a cabeça»

Rafa Mir negou as alegações de racismo feitas por Omar El Hilali que interromperam o Espanyol x Elche e contou a sua versão dos eventos.

Paulo Fonseca e a arbitragem na derrota do Lyon: «Fui castigado nove meses, não quero dizer nada»

O Lyon foi batido pelo Marselha no encontro da Ligue 1 do passado domingo. Paulo Fonseca mostrou-se frustrado com a arbitragem.

Conflito no Médio Oriente: Finalíssima pode mudar de local

O jogo entre a Espanha e a Argentina pode não ser disputado no Catar, devido ao conflito no Médio Oriente, no qual o Irão é um dos protagonistas.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: jovem vai estagiar no emblema da Luz

Samil Koroma, jovem de apenas 15 anos, vai estagiar com as camadas jovens do Benfica, podendo ficar em definitivo.

Francesco Farioli revela estratégia para o Clássico: «Vamos a Alvalade pressionar em todo o terreno»

Francesco Farioli realizou esta segunda-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Sporting, relativo à Taça de Portugal.

Francesco Farioli e os comentários dos rivais sobre arbitragem: «Qual é o mix de cor entre vermelho e verde?

Francesco Farioli realizou esta segunda-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Sporting, relativo à Taça de Portugal.