Os candidatos a Campeões do Mundo da FIBA

Mesmo assim, esta deverá ser a selecção dos Estados Unidos com menos poder ofensivo da década. Conta apenas com três all-star: Kemba Walker e Khris Middleton, e Brook Lopez numa carreira longínqua de 2013. Mas, o treinador Gregg Popovich está a enveredar pela aposta do caminho feito em 2010 que é apostar em jogadores jovens que ainda têm “algo a provar” e com “sede de vencer”.

É com estes jogadores que a selecção americana terá de competir e, apesar de em fase de preparação terem sofrido a primeira derrota desde 2006, contra a selecção australiana, estes continuam a principal ameaça ao título.

Kemba Walker é o jogador que mais se destacou nos jogos de preparação
Fonte: NBA

Obrigatório de mencionar será sempre a Espanha. A selecção que consegue sempre fazer jogos interessantes contra a selecção americana.

Este ano conta, como sempre, com grandes jogadores como Marc Gasol (atual campeão da NBA pelos Raptors), Ricky Rubio (veterano da NBA pelos Phoenix Suns), que aos 17 anos já jogava os Jogos Olímpicos contra Kobe Bryant e LeBron James, a lenda Sergio Llull, com passagem pela NBA, e ainda Rudy Fernandez, jogador que teve uma carreira longa na NBA. Estes são apenas alguns dos nomes que saltam a vista numa selecção que promete vir para competir ao mais alto nível neste próximo campeonato do mundo.
A Espanha apresenta mais uma vez uma selecção forte, com Marc Gasol, campeão da NBA
Fonte: FIBA

Por fim, temos a selecção daquele que é o melhor jogador da atualidade: a selecção grega! A nível histórico têm pouco por onde ameaçar com apenas com um pódio, o Bronze no mundial de 2006.

Neste momento, Giannis Antetokounmpo, o jogador que revitalizou os Milwaukee Bucks e carregou a sua equipa ao melhor recorde da NBA na época passada e ao 1º lugar da época regular, têm liderado a sua equipa nos jogos de preparação. Apesar de pouco mediática e com jogadores que atuam apenas na Europa, a selecção conta ainda com o irmão de Giannis, Thanasis Antetokuonmpo, jogador que atua pelo Panathinaikos da Grécia, que se têm demonstrado pouco expressivo, mas sólido nos jogos de preparação.

Apesar de poucos jogadores de elevado nível é uma selecção que se encontra no 5º posto do power ranking da FIBA, atrás de Sérvia, Estados Unidos, Espanha e França (por ordem), e que conta com o atual MVP da NBA.

O mundial da FIBA começa já no dia 31 de Agosto e abre com o jogo entre a Sérvia e a Angola. Com o desfalque da equipa americana, o aparecimento de Giannis, e a homogeneidade de talento de selecções como a Sérvia, Espanha e até mesmo França ou Argentina este irá ser, de certo, um do mundiais da FIBA mais empolgantes de que há memória!

Foto de Capa: Basketball World Cup

Revisto por: Jorge Neves

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.