📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paige Bueckers: O protótipo da nova geração

- Advertisement -

Atenção, é preciso destacar, que Paige Bueckers não lança como Curry ou finaliza como Kyrie e não é Lebron James, mas o seu jogo baseia-se nesses atletas e tal fica evidente ao vê-la.

Tem “apenas” 1.80m, mas dentro de campo parece ganhar dez centímetros dada a facilidade e fluidez com que parte em ataques-rápidos e chega ao cesto.

É uma atleta que cresceu neste novo mundo do Basquetebol espetáculo, no qual a capacidade de driblar e de lançar de longe são fundamentais. No entanto, e como muitas vezes se vê, Paige não abdica do plano defensivo. Com 5.4 roubos de bola, a sua capacidade defensiva é dos aspetos do seu jogo de qual mais se orgulha.

Não é a jogadora perfeita – mas com 18 anos quem o é? – e muitas vezes usa em demasia passes por trás das costas ou “no-look” passes numa tentativa de embelezar o jogo. Adora o trash talk e sabe fazê-lo, sendo um dos seus episódios mais memoráveis quando foi driblada por uma jogadora adversária, tendo de seguida dito a essa mesma jogadora que no ataque ia receber a bola do lado esquerdo, esperar que ela viesse e acertar um triplo à sua frente – o que aconteceu tal como prometido –, mas por vezes fica demasiado focada nesse aspeto e perde noção do jogo.

Nos próximos anos irá jogar na University of Connecticut, casa das UConn Huskies e do mítico treinador Geno Auriemma. A competição será mais forte e um período de ajustamento é esperado, mas é bem provável que tal não seja necessário. A sua mentalidade e dedicação ao jogo fazem acreditar que será apenas uma questão de tempo até que volte a dominar tal como fizera no secundário com Hopkins High School, a sua escola onde apenas perdeu oito vezes em 105 encontros e onde ia numa maré de 62 vitórias consecutivas.

No panorama internacional a base também brilha, de tal forma que já conta com uma medalha de ouro no mundial sub-19, uma medalha de ouro no mundial sub-17, uma medalha de ouro no campeonato das Américas sub-16 e ainda uma medalha de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude na modalidade de basquetebol 3×3.

Paige Bueckers é uma jogadora que tem todas as capacidades de dominar o panorama universitário e depois profissional – a própria admite que o seu objetivo é ser a melhor jogadora da WNBA. Mas até lá chegar, vai quebrando barreiras para o Basquetebol feminino, tal como dizem as suas colegas de equipa que lhe agradeceram num vídeo por tudo aquilo que faz pela modalidade e pelo caminho que está a abrir para as jogadoras que a vão seguir.

Foto de Capa: Hopkins Royals Girls Basketball

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus com baixa praticamente confirmada frente ao Sporting

Khéphren Thuram não deverá marcar presença na partida entre a Juventus e o Sporting, relativa à quarta jornada da Champions League.

FC Porto já prepara Europa League e Francesco Farioli chamou 2 jovens ao treino

O FC Porto treinou durante esta terça-feira, tendo em vista o encontro frente ao Utrecht, relativo à quarta jornada da Europa League.

APAF reage à denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga com duro comunicado: «Chegou a hora de dizer basta»

A APAF já reagiu também ao processo disciplinar apresentado contra o FC Porto depois de Fábio Veríssimo ter denunciado que sofreu pressões no FC Porto x Braga.

Big 5: 11 treinadores já foram despedidos e 2 são portugueses

Até ao momento, 11 treinadores já foram despedidos do comando de emblemas que fazem parte das Big 5.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Benítez reage às declarações de Rui Costa: «Tem sérios problemas de memória, ou está, mais uma vez, a mentir»

Francisco Benítez, antigo candidato à presidência do Benfica em 2021, criticou as palavras de Rui Costa sobre o facto de não terem existido apenas duas candidaturas em 2021.

Paulo Simão: conhece melhor o irmão de Rafael Leão que continua em grande no Sporting e fez a diferença frente à Juventus

Paulo Simão é irmão de Rafael Leão e tem ganho relevância na formação dos leões, marcando um dos golos dos leões frente à Juventus.

Lenda do Manchester United pede mais liderança aos jogadores mais experientes dos red devils: «Deviam estar a jogar muito melhor do que estão»

O antigo capitão do Manchester United, Gary Neville, apontou o dedo aos jogadores mais experientes do plantel do Manchester United, incluindo Bruno Fernandes, Casemiro, Harry Maguire e Matthijs de Ligt, pedindo-lhes maior responsabilidade em campo.