Paige Bueckers: O protótipo da nova geração

Atenção, é preciso destacar, que Paige Bueckers não lança como Curry ou finaliza como Kyrie e não é Lebron James, mas o seu jogo baseia-se nesses atletas e tal fica evidente ao vê-la.

Tem “apenas” 1.80m, mas dentro de campo parece ganhar dez centímetros dada a facilidade e fluidez com que parte em ataques-rápidos e chega ao cesto.

É uma atleta que cresceu neste novo mundo do Basquetebol espetáculo, no qual a capacidade de driblar e de lançar de longe são fundamentais. No entanto, e como muitas vezes se vê, Paige não abdica do plano defensivo. Com 5.4 roubos de bola, a sua capacidade defensiva é dos aspetos do seu jogo de qual mais se orgulha.

Não é a jogadora perfeita – mas com 18 anos quem o é? – e muitas vezes usa em demasia passes por trás das costas ou “no-look” passes numa tentativa de embelezar o jogo. Adora o trash talk e sabe fazê-lo, sendo um dos seus episódios mais memoráveis quando foi driblada por uma jogadora adversária, tendo de seguida dito a essa mesma jogadora que no ataque ia receber a bola do lado esquerdo, esperar que ela viesse e acertar um triplo à sua frente – o que aconteceu tal como prometido –, mas por vezes fica demasiado focada nesse aspeto e perde noção do jogo.

Nos próximos anos irá jogar na University of Connecticut, casa das UConn Huskies e do mítico treinador Geno Auriemma. A competição será mais forte e um período de ajustamento é esperado, mas é bem provável que tal não seja necessário. A sua mentalidade e dedicação ao jogo fazem acreditar que será apenas uma questão de tempo até que volte a dominar tal como fizera no secundário com Hopkins High School, a sua escola onde apenas perdeu oito vezes em 105 encontros e onde ia numa maré de 62 vitórias consecutivas.

No panorama internacional a base também brilha, de tal forma que já conta com uma medalha de ouro no mundial sub-19, uma medalha de ouro no mundial sub-17, uma medalha de ouro no campeonato das Américas sub-16 e ainda uma medalha de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude na modalidade de basquetebol 3×3.

Paige Bueckers é uma jogadora que tem todas as capacidades de dominar o panorama universitário e depois profissional – a própria admite que o seu objetivo é ser a melhor jogadora da WNBA. Mas até lá chegar, vai quebrando barreiras para o Basquetebol feminino, tal como dizem as suas colegas de equipa que lhe agradeceram num vídeo por tudo aquilo que faz pela modalidade e pelo caminho que está a abrir para as jogadoras que a vão seguir.

Foto de Capa: Hopkins Royals Girls Basketball

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus querem levar mais um internacional português para o Al Nassr

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus estão a tentar convencer Bruno Fernandes a rumar ao Al Nassr neste mercado de transferências.

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira e o Benfica District: «São as mesmas imagens que esses arquitetos fizeram para nós em 2019»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e a transferência de João Felix: «Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou...

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira critica manutenção do Estádio da Luz: «Os arcos estão todos amarelados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.