📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paige Bueckers: O protótipo da nova geração

- Advertisement -

Atenção, é preciso destacar, que Paige Bueckers não lança como Curry ou finaliza como Kyrie e não é Lebron James, mas o seu jogo baseia-se nesses atletas e tal fica evidente ao vê-la.

Tem “apenas” 1.80m, mas dentro de campo parece ganhar dez centímetros dada a facilidade e fluidez com que parte em ataques-rápidos e chega ao cesto.

É uma atleta que cresceu neste novo mundo do Basquetebol espetáculo, no qual a capacidade de driblar e de lançar de longe são fundamentais. No entanto, e como muitas vezes se vê, Paige não abdica do plano defensivo. Com 5.4 roubos de bola, a sua capacidade defensiva é dos aspetos do seu jogo de qual mais se orgulha.

Não é a jogadora perfeita – mas com 18 anos quem o é? – e muitas vezes usa em demasia passes por trás das costas ou “no-look” passes numa tentativa de embelezar o jogo. Adora o trash talk e sabe fazê-lo, sendo um dos seus episódios mais memoráveis quando foi driblada por uma jogadora adversária, tendo de seguida dito a essa mesma jogadora que no ataque ia receber a bola do lado esquerdo, esperar que ela viesse e acertar um triplo à sua frente – o que aconteceu tal como prometido –, mas por vezes fica demasiado focada nesse aspeto e perde noção do jogo.

Nos próximos anos irá jogar na University of Connecticut, casa das UConn Huskies e do mítico treinador Geno Auriemma. A competição será mais forte e um período de ajustamento é esperado, mas é bem provável que tal não seja necessário. A sua mentalidade e dedicação ao jogo fazem acreditar que será apenas uma questão de tempo até que volte a dominar tal como fizera no secundário com Hopkins High School, a sua escola onde apenas perdeu oito vezes em 105 encontros e onde ia numa maré de 62 vitórias consecutivas.

No panorama internacional a base também brilha, de tal forma que já conta com uma medalha de ouro no mundial sub-19, uma medalha de ouro no mundial sub-17, uma medalha de ouro no campeonato das Américas sub-16 e ainda uma medalha de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude na modalidade de basquetebol 3×3.

Paige Bueckers é uma jogadora que tem todas as capacidades de dominar o panorama universitário e depois profissional – a própria admite que o seu objetivo é ser a melhor jogadora da WNBA. Mas até lá chegar, vai quebrando barreiras para o Basquetebol feminino, tal como dizem as suas colegas de equipa que lhe agradeceram num vídeo por tudo aquilo que faz pela modalidade e pelo caminho que está a abrir para as jogadoras que a vão seguir.

Foto de Capa: Hopkins Royals Girls Basketball

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.