Sobre o Oeste e a Aurora

cab basquetebol nacional

Gosto do sol. Dos seus movimentos. Do seu amarelo. Do seu alaranjado. De quando se levanta e de quando se põe. Da forma como nos toca. E até da sua ausência. Só os notívagos não apreciam uma boa dose de luz da grande estrela fulva. Os finais são bons. Mas o princípio… bom, o princípio é isso: onde tudo começa.

Recentemente vi um filme romeno com esse nome. Chamava-se Aurora. Não entendi nenhuma relação do título com a história nem compreendi, tampouco, a narrativa em si. Mas percebi que talvez o problema fosse meu. Quando saí da sala de exibição entendi que não era só meu, mas de muitos mais. Fiquei chateado. Aquele deveria ser o meu enigma. Não dos outros. É com este egoísmo que tenho de me confrontar: o saber tem de ser só meu. Mas as dúvidas também, caramba! Transformemos a ignorância ociosa numa utilidade (prática, de preferência). O raiar de uma coisa. É o seu início. E, falando em início, o basquetebol português está aí para quem o quiser ver. Ou para quem quiser participar.

caramelorepetido.blogspot.com
Fonte: caramelorepetido.blogspot.com

É que os árbitros ameaçaram levar a cabo uma interrupção nesta primeira Liga, depois de um alegado atraso nos prémios de jogo. Atente-se na expressão “prémios de jogo”, porque os ditos juízes não são profissionais. É uma benesse de final de semana, no fundo. Já a Associação Académica de Coimbra – este é mesmo um clube, não um sentenciador das leis de jogo – também roçou uma Auto votação ao ostracismo e não chegou mesmo a participar no encontro com o Lusitânia, numa contenda a que estava destinada. Este é o momento de a briosa apostar nos seus petizes, para que se tornem graúdos precoces.

Contactados pelo Bola na Rede, Carlos Lisboa, treinador do Sport Lisboa e Benfica, bem como o gabinete para a comunicação das modalidades do clube, não quiseram prestar declarações sobre o assunto. Benfica, campeão em título, esmagou autenticamente o Galitos, da margem sul do Tejo, num encontro em que os atletas da turma da Luz não precisaram de usar o diminutivo do nome do clube rival para o esfrangalharem. Foi um real atropelo. Igualmente não houve surpresas nas vitórias do homónimo Vitória minhoto e da Ovarense. O Sampaense – finalista vencido do Troféu António Pratas – perdeu com o Barcelos, mas não se pode dizer que seja efectivamente surpresa.

Sérgio Leone realizou a primeira das suas trilogias do Once Upon a Time (“Era uma vez”) com o filme Aconteceu no Oeste. Uma coboiada das antigas, com uma sonoridade fora do comum e uma ação peculiar. Certamente que o nome de Erich Maria Remarque não será familiar à primeira vista, mas se nos lembrarmos de A oeste nada de novo rapidamente saberemos de que se trata. E é disso que esta Liga Portuguesa de Basquetebol se trata: de uma série de factos positivos e negativos repetidos em cadeia, no país mais ocidental da Europa, à beira-mar plantado. O sol nasce para Leste, mas é aqui que ele se põe. O gigante áureo é inexorável quando quer. Ele dita a sua lei, qual xerife implacável, num poderoso xeque-mate.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Dias: «Mais um troféu e uma vitória categórica que não deixa dúvidas»

Nuno Dias analisou o desfecho do duelo entre o Sporting e o Benfica. Leões conquistaram a Supertaça de Futsal em Gondomar numa vitória por 6-1.

Cassiano Klein: «Competir contra a arbitragem emocionalmente é desafiante. Não podemos, estamos aqui para jogar e eles para arbitrar»

Cassiano Klein analisou o desfecho do duelo entre o Sporting e o Benfica. Leões conquistaram a Supertaça de Futsal em Gondomar com um 6-1 na final.

Sporting goleia Benfica por 6-1 e vence Supertaça de Futsal

O Sporting não deu quaisquer hipóteses ao Benfica na Supertaça de Futsal. Triunfo contundente por 6-1 dos leões sobre o eterno rival em Gondomar.

Nun’Álvares vence Benfica no prolongamento e conquista Supertaça Feminina de Futsal

O Nun'Álvares venceu a Supertaça Feminina de Futsal. Na final diante do Benfica, triunfo por 3-2 só surgiu no prolongamento.

PUB

Mais Artigos Populares

Jeremiah St. Juste pede respeito ao Sporting e garante: «O verde e o branco bombeia nas minhas veias e vou vestir a camisola da...

Jeremiah St. Juste reagiu em comunicado à decisão do Sporting em despromovê-lo à equipa B. Defesa pediu mais respeito e garantiu que vestirá a camisola com orgulho.

Frederico Varandas com mensagem de confiança aos adeptos do Sporting: «A nossa estratégia é igual desde 2018 e ninguém ganhou tantos campeonatos como nós»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas responde aos agentes de Viktor Gyokeres e Conrad Harder: «São excelentes agentes porque fiz 90 milhões de euros e não paguei comissão»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.