📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Vou jogar até aos 35 anos e sair do mundo do basquetebol» – Entrevista BnR com José Barbosa

- Advertisement -

-O futuro e as referências no basquetebol-

«Vou jogar até aos 35 anos e depois vou sair do mundo do basket»

BnR: Vias NBA em miúdo?

José Barbosa: Não… nem por isso.

BnR: Qual foi a tua principal referência enquanto crescias?

José Barbosa: Não via muito NBA, mas via vídeos específicos do Steve Nash a jogar, ou a treinar, portanto direi que foi o Steve Nash a minha referência, sendo que quem idolatrei foi o Kobe Bryant.

BnR: Mas apoiavas os [Phoenix] Suns?

José Barbosa: Não, era adepto dos LA Lakers, exatamente por causa do Kobe.

BnR: O Salvador Victo foi o jogador mais jovem de sempre a estrear-se na liga portuguesa de basquetebol e afirmou em entrevista à FPB que tu eras uma referência para ele. Como vês estas declarações?

José Barbosa: Para mim é uma surpresa porque não estás à espera que isso aconteça. Enquanto miúdo idolatras o Carlos Andrade ou o Betinho e estás à espera que eles recebam “esse amor”, mas quando és tu a passar para o outro lado nunca estás à espera. Para mim, que nem altura de jogador tenho, é sempre surpreendente quando alguém me reconhece. Ouvir os mais novos falar de mim é uma surpresa, um orgulho e uma responsabilidade.

BnR: Sentes que é uma das tuas principais missões, a de inspirar as futuras gerações?

José Barbosa: É a principal e desde que fui pai a minha visão da vida mudou um pouco e de facto os meus objetivos pessoais alteraram-se. Tenho relação fácil com os mais novos e acaba por ser um dos grandes objetivos ser um exemplo para eles.

BnR: A propósito disso, vês-te a treinar no futuro… vais continuar no basket?

José Barbosa: Eu vou jogar até aos 35 anos e depois vou sair do mundo do basket. Não sei se vai ser verdade ou não, mas já digo isto há imenso tempo. Mas tenho a certeza que iria ter muito sucesso como treinador de formação, porque de facto tenho uma boa relação com os miúdos, apesar de que não sei se iria conseguir conjugar isso com a minha competitividade. Não iria obter o melhor dos dois mundos.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Tuchel deixa recado para Jude Bellingham: «Podes ficar zangado com o treinador…»

Thomas Tuchel, selecionador inglês, explicou a decisão de não lançar Jude Bellingham frente à Sérvia e sublinhou a importância da união da equipa.

Moisés Conceição é oficialmente reforço do Amarante da Liga 3

Moisés Conceição, avançado de 24 anos, deixa o CD Cinfães e volta à Liga 3, onde já atuou na época passada.

Allen Flanigan está de saída do FC Porto menos de um mês depois de ser apresentado

Allen Flanigan, extremo norte-americano de 24 anos, está de saída do FC Porto. O jogador tinha chegado em outubro.

Mauro Jerónimo assume comando do bicampeão do Vietname até 2027

Mauro Jerónimo, treinador açoriano, vai treinar o Thep Xanh Nam Dinh, clube que tem presença garantida na Champions League Asiática 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Reforço de Pep Guardiola desmente críticas: «Fui retratado como um jogador difícil de treinar»

Rayan Cherki rejeitou a imagem polémica que ligavam o jogador a uma personalidade rebelde. O atleta chegou ao Manchester City no verão.

Karim Adeyemi acusado por uso e posse ilegal de armas

Karim Adeyemi foi acusado de uso e posse ilegal de armas. O avançado do Borussia Dortmund terá de pagar uma multa milionária.

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira: «Cheguei a casa e disse ‘Basta, vou desistir’»

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira devido às lesões. O atleta do Villarreal falou sobre os seus problemas físicos ao jornal AS, e destacou o apoio da família.