É já no dia 22 que se inicia mais uma grande etapa da Liga Placard. A fase dos play-offs está dividida entre as primeiras e as últimas seis equipas, em dois grupos distintos. Nesta quinta-feira, as seis equipas mais bem classificadas na fase regular do campeonato vão se defrontar em 3 jogos. O Vitória de Guimarães defronta o CAB Madeira em casa. No dia seguinte, o vencedor da Taça de Portugal, Illiabum, defronta o Benfica e o FC Porto, que terminou em 3º lugar, enfrenta o seu maior rival nesta época regular, o UD Oliveirense.
No domingo, dia 25, o UD Oliveirense defronta o Vitória de Guimarães, o CAB Madeira recebe o Illiabum e jogar-se-á o clássico SL Benfica e o FC Porto.

Após o anúncio dos jogos que se irão realizar este fim-de-semana, só nos resta a nós, caro leitor, dar uma pequena antevisão do que se esperará nesta nova etapa.

Na primeira rodada de jogos, é de esperar que o Vitória de Guimarães garanta uma vitória tranquila frente à equipa madeirense. Um fator determinante que ajudará a equipa vimaranense a garantir a vitória será o poderio ofensivo de Roderick Nealy que, na fase de campeonato, consagrou-se o melhor marcador com 450 pontos.

Já no que toca ao jogo entre o Illiabum e o Benfica, prevê-se que a equipa das águias procure a desforra após perder a taça para a equipa liderada por Pedro Monteiro, no entanto, espera-se uma excelente exibição da equipa ilhavense. Neste jogo, o favorito é o SL Benfica, sem menosprezar a garra e o esforço do Illiabum.

Jeffrey Jr. e Carlos Morais numa disputa intensa
Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

No último jogo do dia 23, o FC Porto terá de se esmerar para conseguir vencer à equipa de Oliveira de Azeméis. De notar que, durante a fase regular, o Oliveirense saiu por cima em todos, e repito, todos os encontros frente à equipa portista. Será que se verá uma reviravolta nesta fase do campeonato? Espera-se, acima de tudo, um jogo intenso e com muito ritmo.

No que toca a dia 25, o destaque vai, acima de tudo para o clássico disputado entre o SL Benfica e o FC Porto. Mais uma vez, o SL Benfica é o favorito para o encontro. No jogo que coloca o CAB Madeira frente ao Illiabum, o favoritismo está colocado no esquadrão de Ílhavo. O poder ofensivo de Jeffrey Jr., a visão de jogo de Carlos Cardoso e a liderança de Augusto Sobrinho podem ser mais que suficientes para destronar a equipa madeirense, que se classificou no sexto lugar do campeonato, ou seja, na última posição do grupo A.

Por último, a partida entre o UD Oliveirense e o Vitória de Guimarães prevê-se animado. As duas equipas irão defrontar-se com o propósito de se afirmarem, mais uma vez no basquetebol português. Será um jogo pautado pela intensidade e pelo ritmo de jogo acelerada que ambas tentarão impor desde cedo. Neste caso, seria injusto escolher um favorito, dado o valor que um jogo deste calibre traz para um campeonato como o campeonato nacional.

Resta, por fim, avisá-lo, caro leitor, que a fase de play-offs desta temporada promete muitas surpresas. Pela primeira vez desde há algum tempo, sejamos francos, somos capazes de apontar mais do que duas equipas a potenciais vencedoras deste campeonato. A decisão está em aberto e, facto é, que qualquer das equipas presentes no campeonato é um potencial campeão nacional. Resta-nos acompanhar afincadamente os restantes jogos que estão por vir.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Basquetebol

Comentários