Pai e filho, treinador e jogador. Ambos na mesma equipa.

Rafael Lisboa nasceu a 27 de novembro de 1999, e é filho de uma das maiores lendas do basquetebol português. Perto de atingir a NBA aos 26 anos, Carlos Lisboa (pai de Rafael) tornou-se uma figura incontornável no basquetebol nacional, atingindo números individuais e coletivos sensacionais. Seguindo as pisadas do pai, Rafael Lisboa estreou-se pela equipa sénior do SL Benfica com apenas 18 anos. Já representou a seleção nacional por duas vezes e conquistou prémios individuais e coletivos que ficarão na história do basquetebol nacional.

PERCURSO DE LISBOA

O treinador de Rafael é exatamente Carlos Lisboa, seu pai
Fonte: FPB

O base português, como mencionado anteriormente, realizou a estreia pela equipa sénior do SL Benfica com apenas 18 anos de idade, sendo que tem estado a representar o clube lisboeta durante toda a sua vida. A transição para sénior/profissional não se demonstrou tarefa fácil para o jovem, especialmente tendo em conta a exigência do clube. Porém, a existência do SL Benfica B permitiu-lhe crescer gradualmente, entrando aos poucos na disputa por um lugar na equipa A.

Para além de ter realizado toda a sua formação no SL Benfica, o jovem português teve a oportunidade de representar a seleção de Lisboa na Festa do Basquetebol Juvenil, e ainda a seleção nacional sub-20 em dois europeus da divisão B (2018/2019).

Anúncio Publicitário

Mais recentemente, estreou-se pela seleção nacional na pré-qualificação do Mundial 2023 de basquetebol, numa temporada que tem sido de maior afirmação para o basquetebolista português. Esta tem sido, no entanto, um pouco comprometida pela competitividade que existe no plantel, tendo jogadores de elevada experiência à sua frente na mesma posição. Ainda assim, nada o impediu de realizar jogos fantásticos e números excecionais. Como partidas de maior referência desta época, temos a partida diante o Terceira Basket, onde realizou 17 assistências, e o jogo diante o CAB Madeira, onde efetuou 15 assistências. Lisboa, inclusive, é o base com maior volume de assistências na liga (114).