Estamos no mês de março. Isso significa que o campeonato basquetebolístico de 2017/2018 se encontra efetivamente a terminar. Mas não desanimem, caros leitores. Apesar do término desta primeira fase da temporada, começará, em breve, a fase de play-offs. Mais uma fase emocionante e repleta de emoções, onde os clubes terão tudo menos a oportunidade de falhar. E para recordar todos os acontecimentos deste nobre campeonato, nada melhor que fazer uma pequena retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes.

Em primeiro lugar, não devemos deixar impune que, após mais de metade do campeonato ter sido um período extremamente complicado para o Lusitânia, o futuro deste aparenta ser risonho. Após várias derrotas, a equipa sofreu uma reestruturação massiva que os levou, inclusivamente, a bom porto. Não fossem estes responsáveis pela terceira derrota do SL Benfica no campeonato, num jogo que mostrou que o espetáculo basquetebolístico em Portugal tem muito mais para oferecer do que aparentemente se imaginava.

O SL Benfica proporcionou vários dos melhores momentos da temporada
Fonte: SL Benfica

Outra das peripécias deste campeonato reside-se na derrota do FC Porto por três vezes consecutivas frente ao UD Oliveirense. Aparentemente, a equipa portista não teve fôlego para aguentar a equipa de Oliveira de Azeméis que se mostrou (e ainda se mostra) exímia e implacável neste campeonato.

Claro está, que não se poderia deixar em branco a exibição do Galitos nesta época. Mais um ponto a realçar neste campeonato. Após o ano passado ter ficado num confortável quinto lugar, esta equipa encontra-se, atualmente numa miserável nona posição.

Mais uma questão para recordar com alegria, é a eficácia de Roderick Nealy, que, até à data da escrita deste artigo, tem 444 pontos marcados durante o ano, o que resulta numa prestação que o leva a ser considerado o melhor marcador do campeonato.

Com tudo isto, o campeonato encontra-se na sua reta final. Foi um ano que, apesar do referenciado, correu dentro das normalidades. Sem grandes conflitos e, porém, com bom basquetebol. A comunidade sente-se orgulhosa e espera-se agora mais e melhores momentos na fase que se avizinha. Serão mais confrontos, mais histórias, mais cestos e, acima de tudo, muito mais basquetebol. Um ano tranquilo, acima de tudo, mas longe de terminar.

Foto de Capa: SL Benfica

Comentários