Cabeçalho modalidadesA família Ball é já um símbolo mediático do basquetebol americano. Os irmãos Lonzo, LiAngelo e LaMelo foram apontados desde muito cedo como três das maiores promessas da modalidade, numa altura em que representavam juntos as cores da escola de Chino Hills, uma cidade no Sul do estado da Califórnia. Apesar de terem dado nas vistas pelas suas capacidades enquanto atletas, a sua visibilidade deve-se sobretudo ao pai e mentor, LaVar Ball, que sempre teve um discurso irreverente e provocador no que toca à valorização do basquetebol dos seus filhos e às suas opiniões críticas.

Numa altura em que o irmão mais velho, Lonzo, realiza o seu primeiro ano de jogador da NBA, enquanto rookie dos LA Lakers, muito se especulou que percurso tomariam os seus irmãos mais novos, LiAngelo e LaMelo.

LiAngelo iniciou o ano letivo como estudante da UCLA (University of California, Los Angeles), para jogar na equipa universitária dos Bruins, e seguir assim as pisadas de Lonzo. Num momento em que se perspetivava o estatuto de reserva de LiAngelo, este foi afastado da equipa por ter sido condenado por roubo numa viagem à China. O irmão do meio foi acusado de ter furtado um par de óculos de uma loja da conhecida marca Louis Vuitton, em Hangzhou, e foi assim suspenso por tempo indefinido da UCLA.

LaMelo, com apenas 16, foi, em Setembro, retirado da escola de Chino Hills, pelo seu pai, numa controvérsia que envolveu o diretor da escola, o novo treinador da equipa de basquetebol e, claro, LaVar Ball, que se comprometeu a educar e treinar o filho em casa.

LiAngelo (à esquerda) e LaMelo (à direita) quando representavam Chino Hills Fonte: NBA
LiAngelo (à esquerda) e LaMelo (à direita) quando representavam Chino Hills
Fonte: Big Baller Brand

A 7 de Dezembro deste ano, LaVar Ball anunciou que o seu filho LaMelo não iria seguir o caminho dos seus dois irmãos mais velhos e jogar pela UCLA, mas pelo contrário se juntaria ao irmão LiAngelo num contrato com um agente que possibilitaria a participação de ambos em campeonatos fora do território norte-americano.

Anúncio Publicitário

Muito se especulou qual seria o destino das jovens promessas, até que no passado dia 11 de Dezembro, a Big Baller Brand, a marca representativa da família Ball, anunciou a contratação de LiAngelo e LaMelo pelo clube da Liga Lituana de Basquetebol (LKL), o Prienu Vytautas.

Desta forma, os jogadores assinaram um contrato profissional de um ano, e irão realizar juntos a sua primeira temporada de basquetebol sénior, na cidade de Prienai, numa altura em que o clube ocupa o penúltimo lugar da liga, mas que ainda aspira a um lugar nos playoffs da competição.

Esta mudança dos irmãos Ball tem sido muito falada pelos meios de comunicação e por figuras reconhecidas do basquetebol, entre as quais, Charles Barkley, lenda da NBA, que acusou LaVar Ball de “querer explorar os seus filhos” e de “representar tudo o que é negativo para o desporto”, visto que muito se questiona se esta decisão não prejudicará o desenvolvimento natural dos jovens enquanto atletas.

Por agora, resta aguardar pela adaptação de LiAngelo e de LaMelo a uma realidade completamente diferente da que estão habituados como é a LKL, e concluir se este passo poderá ter benefícios seguros para as carreiras dos irmãos Ball, ou pelo contrário, contrariar a expectativa de sucesso que o seu apelido representa.

Foto de Capa: Twitter Big Baller Brand