Doc Rivers, o ex-treinador dos Los Angeles Clippers e actual treinador dos Philadelphia 76ers é treinador da NBA há 21 épocas, mas apenas ganhou um campeonato na sua carreira, em 2008, quando era o técnico dos Boston Celtics.

Rivers começou a sua carreira de treinador a serviço dos Orlando Magic, uma equipa que no início do milénio tinha pouco poderio ofensivo e poucas referências a nível individual. Liderados pelo base Chauncey Billups, a equipa não teria uma grande prestação ao longo da época, terminando com um recorde de 41-41, sendo penúltimos na sua divisão e falhando os playoffs.

Anúncio Publicitário

O desenrolar da sua carreira ia tendo progressos algo lentos. Na temporada seguinte, em 2000/2001, com a chegada de Grant Hill e apesar do seu histórico de lesões e pouca consistência, foi o suficiente para a equipa chegar aos playoffs, mas acabou eliminada na primeira ronda.

É então que chegamos a temporada de 2001/2002, época da chegada de uma superestrela à  equipa orientada por Doc Rivers, Tracy McGrady, mas o sucesso foi muito pouco materializado. O recorde da equipa em relação à época anterior pouco se alterou e, como esperado, foi apenas mais uma saída prematura na primeira ronda dos Playoffs.

Na temporada 2002/2003, com o recorde da equipa a piorar substancialmente durante a fase regular, Doc Rivers, na primeira ronda dos playoffs, vê-se a liderar a série por 3-1, frente aos Detroit Pistons. Mas, consegue adivinhar o que aconteceu? – É verdade, a equipa não conseguiu fechar a série e foi eliminada em 7 jogos.

Com um histórico de uma prestação algo medíocre para o talento que tinha a disposição, Doc Rivers é despedido dos Orlando Magic, na temporada de 2003/2004, depois de ter começado a época regular com um recorde de 1-10.

Rivers ficaria o resto do ano sem treinar nenhuma equipa, até que conseguiu o posto de treinador dos Boston Celtics a começar a temporada de 2004/2005. Com uma equipa liderada pelo então Paul Pierce e ainda Antoine Walker, Doc Rivers conseguiu nada mais nada menos do que…  consegue adivinhar? Exatamente, uma ida aos playoffs e uma saída na primeira ronda, frente aos Indiana Pacers.

Nas duas épocas seguintes, Rivers e os Boston Celtics não teriam muito sucesso, falhando os playoffs em ambas as temporadas.

Doc Rivers treinou os Boston Celtics durante 9 épocas, sendo campeão em 2008.
Fonte: Boston Celtics

É então que chegamos ao mítico verão de 2007. Talvez um dos melhores General Managers de sempre, Danny Ainge, consegue “aterrar” na cidade de Boston dois dos maiores nomes da liga na altura: Kevin Garnett, MVP da liga em 2000 e Ray Allen, o atirador implacável que detinha até então recorde de mais triplos marcados numa só época.

Com três franchise players à sua disposição, sendo que Garnett na mesma época ganhou o “Defensive player of the year”, Rivers conseguiu, na mesma época em que conseguiu passar da primeira ronda e chegar a uma final de conferência, ganhar o Campeonato da NBA, numa final contra os Los Angeles Lakers. Foram precisos 26 jogos dos Playoffs para obter as tão necessitadas 16 vitórias para o titulo. Existe até quem defenda que este foi o campeonato mais espremido da história da NBA.

Foto de capa: LA Clippers