Os Philadelphia 76ers têm estado a ter um uma excelente época, até agora, e os desempenhos de Joel Embiid têm sido o fator principal. Os Sixers têm talento sólido à volta de Embiid, mas não há dúvidas de quem é o melhor jogador da equipa.

Ninguém no 76ers está perto de ter a mesma produção que Embiid está a ter e esta equipa inclui jogadores bastantes talentosos como Ben Simmons, Tobias Harris, Dwight Howard e Seth Curry. Joel Embiid colocou os Sixers nas suas costas esta temporada e isso colocou-o no topo da corrida para MVP.

Pode-se argumentar que Joel Embiid é o melhor poste da NBA neste momento, e ele pode mudar completamente a cultura da NBA, daqui para frente. Ele é um pesadelo para os adversários e levou o 76ers ao melhor recorde da Conferência Este.

O último poste a levar para casa o prestigioso prêmio de jogador mais valioso da NBA foi Shaquille O’Neal, em 2000. Há muitas coisas que influenciam um jogador para ser um MVP da NBA, e Joel Embiid corresponde a todas, até agora.

Anúncio Publicitário

Neste artigo, vou explicar o porquê de achar que Joel Embiid merece ser nomeado o MVP da época regular de 2020/2021.

Produção Ofensiva e Papel Mental

A razão mais óbvia que explica o reconhecimento que Embiid tem tido esta época, são as médias monstruosas que o poste anda a ter. Ele tem jogado como o melhor poste da liga e o seu impacto tem sido sentido na NBA.

Embiid, nos *24 jogos em que participou, esta época, está com médias de 31 pontos, três assistências e 11 ressaltos com médias de 54% de FG e 40% de triplo, com 3 tentativas por jogo e 85% de lances livres, com onze tentativas por jogo. Para além disso, se olharmos para as medidas avançadas, em especial atenção para a medida estatística PER ou player efficency rating, que basicamente resume a contribuição estatística de um jogador em um único número, Embiid está com 32, que caso consiga manter, é um recorde de NBA.

*Médias registadas até ao dia 21/02/2021

Para além disso, Embiid tem assumido a mantra de líder desta equipa, um salto que esperávamos que jogador conseguisse dar nos últimos anos. Ele é o líder da organização de Philadelphia e traz energia e paixão cada vez que entra no campo, que é evidente na forma como joga. Doc Rivers conseguiu libertar o monstro que existe dentro de Embiid e os Sixers tornaram-se na melhor equipa da conferência Este por isto.

Para ser honesto, nenhum jogador está perto de igualar a produção de Embiid a exceção de Jokic, que está a ter uma época impressionante também. O impacto que Embiid tem tido na sua equipa tem sido notado pela Liga, dado que ele foi nomeado para um dos cincos iniciais do All Star Game e tem provado que é o MVP da sua equipa e muito provavelmente, no final da época, o MVP da NBA.

Produção defensiva

Para além dos seus números ofensivos ridículos, Embiid, como já referi, *está com médias de 11 ressaltos, 1.3 roubos de bola e 1.2 desarmes de lançamento, com apenas duas faltas por jogo. Ele também consegue baixar a percentagem de FG dos seus adversários por 8%, que neste momento é um dos melhores da NBA.

*Médias registadas até ao dia 21/02/2021

Não é preciso ser um grande observador para notar que o tamanho e a envergadura de braços de Embiid torna-o num jogador muito difícil de conseguir marcar pontos contra. Ele consegue absorver o contacto e tem o comprimento para conseguir alterar lançamentos e, a sua baixa média de faltas, torna-o num jogador bastante frustrante para equipa adversária e um pesadelo nos esquemas atacantes de treinadores.

Para concluir, Embiid merece o MVP por várias razões, mas a sua versatilidade defensiva para além da sua capacidade ofensiva torna-o num jogador único na sua geração.

Foto de Capa: NBA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome