Portugal – e a Europa – deve aprender com os EUA

O Desporto deve ser uma festa dentro e fora do campo e em mais nenhum lugar do mundo se leva isto tão à letra como nos Estados Unidos da América.

O Super Bowl é o expoente máximo disto, onde o jogo até quase que fica em segundo plano, algo com o qual não concordo.

Não sou o melhor conhecedor de Futebol Americano, muito longe disso e, como tal, vou falar mais sobre a NBA, que conheço melhor.

As pessoas vão aos jogos para ver as estrelas, mas também por tudo o que acontece nos tempos mortos, que são tudo menos mortos.

Acontece um pouco de tudo num desconto de tempo ou no intervalo. Temos as famosas cheerleaders, mas também concursos, ofertas, as famosas câmaras de beijos, danças ou outros. Tudo acontece para tornar as pessoas parte do evento e para que estas queiram voltar.

https://www.youtube.com/watch?v=MwgCx1JrK3M

‘Dance Cam’ num jogo dos Detroit Pistons, equipa da NBA

No caso português, pouco ou nada acontece. Num desconto de tempo, mete-se música e fica feito. No intervalo, por vezes, o speaker diz outros resultados do clube e pronto. Nos pavilhões mais pequenos, também por falta de condições para isso, muitas vezes nada acontece. Isto falando das modalidades ditas amadoras.

O Marketing desportivo é uma área que cada vez me interessa mais e que tenho estudado mais. E, como consumidor de desporto, também sei o que o adepto quer.

Chegar a um estádio/pavilhão, sentar, ver o jogo e sair será cada vez mais um desuso. Existe muita coisa a acontecer cá fora para as pessoas gastarem o seu tempo desta forma.

Mas se as pessoas souberem que podem voltar para casa com uma t-shirt oferecida – sejamos sinceros, por algo grátis fazemos quase tudo -, que podem participar no espetáculo, ainda que com coisas pequenas, é um incentivo extra para se deslocarem ao recinto desportivo.

Nos Estados Unidos já perceberam isso. Por cá, focando-me em Portugal, ainda estamos muito atrasados. Urge mudar, ou as assistências desportivas podem ficar para trás.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: NBA

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

Alexandre Lacazette deixa o Lyon e ruma ao Neom da Arábia Saudita

Alexandre Lacazette é mais um nome a rumar à Arábia Saudita. Avançado deixa o Lyon e reforça o Neom, clube recém-promovido.

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.