A temporada regular está quase a terminar e começam as perguntas e os debates sobre quem será o MVP deste ano.

Em primeiro lugar, vamos lá dar uma vista de olhos em quem são os candidatos a receber o prémio.

Quanto aos candidatos, podemos falar de vários jogadores e cada pessoa terá a sua própria opinião. No meu ponto de vista, os candidatos são James Harden, Giannis Antetokounmpo, Stephen Curry, Paul George, Kevin Durant, Joel Embiid, Kawhi Leonard, Damian Lillard e Nikola Jokic.

Contudo, se quisermos falar de verdadeiros candidatos ou de favoritos a ganhar o prémio, segundo a imprensa norte-americana, podemos reduzir a lista para três jogadores: James Harden, Paul George e Antetokounmpo.

A razão para isso é muito simples: foram os jogadores que mais se destacaram durante toda a época, e são os jogadores que a imprensa coloca como favoritos.

James Harden é o líder, em pontos, por uma margem enorme (36.4 pontos por jogo). Esta temporada marcou 50 pontos ou mais em nove jogos. É ainda top 4 em roubos de bola;

Paul George apresenta 28.2 pontos por jogo, 8.2 ressaltos e 4.1 assistências, para além de apresentar uma percentagem de triplos de 38% e ser top 3 em roubos de bola;

Antetokounmpo, com 27.4 pontos por jogo, 12.5 ressaltos, seis assistências e ainda 1.5 bloqueios.

No entanto, todos eles, para mim, apresentam pontos muito negativos que não fazem deles verdadeiros MVP’s.

James Harden é um jogador que tenta demasiado. Tenta colocar o máximo de pontos possível, mas nem sempre dá relevância à eficácia. Em termos de assistências, pode-se dizer o mesmo. Força passes para colocar o máximo número de assistências possível, mas nem sempre prima pela eficácia. E isto pode ser facilmente provado. Em termos de percentagem de lançamentos de campo, é 43.8%. Posso exemplificar com as estatísticas do último jogo dos Rockets contra os Kings. Harden faz 50 pontos, 17 deles são lançamentos livres e 33 são fruto de 31 lançamentos de campo. Ou seja, para colocar 33 pontos, tentou 31 vezes.

Quanto às assistências, é só olhar para as estatísticas de assistências e de turnovers. Harden apresenta 7.5 assistências por jogo e 5.1 turnovers, o que é terrível;

Antetokounmpo, em termos de assistência, assemelha-se a Harden, visto que faz médias de seis assistências por jogo e 3.8 turnovers. Para além disto, não é um atirador confiável de 3 pontos. Apresenta uma percentagem de triplos de 24.5%;

Paul George também é semelhante aos outros dois em termos de assistências, porque faz 4.1 assistências e 2.8 turnovers. Apresenta, como Harden, uma baixa percentagem de lançamentos de campo, 44%.

Serão Harden ou Giannis melhores que LeBron?
Fonte: NBA

A meu ver, o melhor jogador da liga e o jogador que merece o prémio de MVP há dez anos seguidos e o prémio de FMVP mesmo sem ganhar as finais é LeBron James. LeBron James só não pode e não merece ganhar o prémio este ano porque esteve lesionado durante um quarto da temporada e a equipa não se apurou para os playoffs. E temos de ter em conta que regressa de lesão, mas não está a 100%, nem lá perto. Jogou lesionado praticamente para tentar ajudar a equipa. Em termos estatísticos, apresenta 27.4 pontos por jogo, 8.5 ressaltos e 8.3 assistências e apenas 3.5 turnovers, 51% de lançamentos de campo, quase 34% de lançamentos de 3 pontos, 1.3 roubos de bola e mais de meio bloqueio por jogo. O único ponto fraco dele esta época é o lançamento livre.

Em suma, na minha modesta opinião, se não é LeBron, pode ser qualquer um dos candidatos, mas nenhum deles é melhor do que um LeBron James a 100%.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: NBA

Comentários