Querido, mudei o James Harden

Cabeçalho modalidadesDesde que saiu de Oklahoma à procura de mais protagonismo que se percebeu que tinha qualidade e talento mais que suficientes para assumir o papel referência ofensiva da sua equipa. De facto, desde o primeiro dia que se tornou o grande responsável por fazer o marcador andar em Houston, e mesmo antes de chegar poucos duvidaram que seria assim. A qualidade apresentada em OKC não deixava dúvidas.

A chegada de Mike D’Antoni a Houston trouxe muitas novidades à equipa texana. Como em todas as equipas que comanda, agora corre-se muito, os ataques são mais rápidos e não se desperdiça nenhuma oportunidade de contra-ataque.

Menos esperada foi a alteração no papel do camisola 13 operada pelo atual treinador. Agora, e pela primeira vez na carreira, James Harden assume o papel de coordenador do ataque, o base e grande pensador de todo o jogo ofensivo. Esta mudança gerou muitas dúvidas, mas cedo se dissiparam, na pré-época o jogador foi o impensável líder das assistências. A mudança estava feita. Aquele que acusámos muitas vezes de se agarrar muito à bola e passar o tempo a tentar ganhar lances livres e forçar lançamentos, era agora um respeitável playmaker.

Harden assume a batuta na orquestra ofensiva dos Rockets Fonte: Houston Rockets
Harden assume a batuta na orquestra ofensiva dos Rockets
Fonte: Houston Rockets

Nos primeiros treze jogos a sério mantém o estatuto de melhor passador, com umas impressionantes 12.5 assistências por partida. E mais que os números ficam as exibições, tem conseguido envolver toda a equipa à sua volta, tirando o melhor que pode dos seus companheiros. Até na defesa, onde é muitas vezes criticado, tem mostrado uma atitude diferente, mais esforçado e empenhado. Está mais dentro do jogo, e os desaparecimentos súbitos, bastante frequentes no passado, são agora uma miragem.

MVP? Muito difícil. Apesar de líder o quarto melhor ataque na NBA, a sua equipa é apenas quinta na conferência, e não é de esperar muito melhor que isto. Ainda assim, e caso consiga manter o nível até aqui apresentado, podem dar cartas nos PlayOffs – quem os quiser ultrapassar terá de suar.

D’Antoni não descobriu a pólvora. Harden já tinha o step-back, o tiro de 3, o crossover, o fade away, o euro-step e todo um arsenal de soluções que faziam de si um dos melhores marcadores de pontos da liga. Aí mantém-se tudo igual, como a barba. Agora, alia tudo isso ao alley oop de meio campo, ao passe por trás das costas, e à assistência pró canto a olhar para a bancada. E é tudo isso que, hoje, faz de si o jogador com mais soluções ofensivas da liga. Veremos até onde consegue levar os seus foguetes.

Foto de capa: Houston Rockets

João Dinis
João Dinishttp://www.bolanarede.pt
As olheiras diárias provam a paixão que tem pela NBA. A emoção de cada jogo e toda a envolvente da liga estão sempre debaixo de olho. Sonha ver os laivos dourados do Larry O’Brien de regresso a Nova Iorque.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo já reagiu à oficialização de Jorge Jesus como novo treinador do Al Nassr

Cristiano Ronaldo já deixou uma mensagem pública para Jorge Jesus. Português vai orientar CR7 no Al Nassr.

Fabrizio Romano faz ponto de situação: «95% para o Viktor Gyokeres ir para o Arsenal»

Viktor Gyokeres está muito perto de deixar o Sporting e reforçar o Arsenal. Fabrizio Romano faz o ponto de situação.

Benfica: Tiago Gouveia conta com interessado na Serie A

A Lazio está interessada em Tiago Gouveia. Águias não estão dispostas a vender o jogador de 24 anos neste momento.

Wimbledon #2: Jannik Sinner consegue a sua desforra

Jannik Sinner é o novo vencedor do torneio de...

PUB

Mais Artigos Populares

6h de São Paulo: Cadillac deixou a sua marca | WEC

A Cadillac venceu a quinta etapa deste campeonato, ao...

Atenção: Benfica fecha reforço por 15 milhões de euros

Enzo Barrenechea deve deixar o Aston Villa e rumar ao Benfica. Águias investem 15 milhões de euros pelo médio de 24 anos.

Lei do Mercado #80 – Matheus Reis, Ricardo Mangas e o Sporting + O futuro de Ríos, Tiago Gouveia e Akturkoglu

A Lei do Mercado desta semana faz um ponto de situação no lado esquerdo do Sporting. Estará Matheus Reis de saída e Ricardo Mangas a chegar? No Benfica, análise ao futuro de Kerem Akturkoglu, Tiago Gouveia e Richard Ríos.