Anterior1 de 2Próximo

Bol Bol é um dos jogadores mais distintos e conhecidos da NBA, não só pela sua estatura notória e grande capacidade técnica, como pelo seu reconhecível último nome. Com isto, Bol é filho do reconhecido sudanês Manute Bol, um dos jogadores mais altos a passar pela NBA, com cerca de 2,31 metros.

Manute, passou dez anos na Liga e encerrou a sua carreira com 1999 pontos, 2647 ressaltos, e 2086 desarmes de lançamento, tendo uma inclusão na NBA All defensive team, em 1989. Bol (pai) foi um jogador irreverente, que desafiou o estilo mais convencional e físico dos postes dos anos 80/90, tendo nos triplos uma das principais armas ofensivas. Manute Bol infelizmente faleceu em 2010, com uma doença renal.

PERCURSO DE BOL BOL

Bol foi escolhido pelos Miami Heat, mas “enviado” de seguida para os Denver Nuggets
Fonte: Denver Nuggets

Nascido a 16 de Novembro de 1999, o norte-americano (com descendência sudanesa) efetuou vários câmbios entre escolas desde que se tornou freshman pela Blue Valley Northwest High School. A partir daqui, Bol representou os Bishop Miege, a Mater Dei e terminou o seu percurso enquanto jogador de High School pela Findlay Prep.

O jovem atleta, terminou com médias de 20.4 pontos, 8.2 ressaltos e 2.4 desarmes de lançamento por jogo neste seu último ano pela Findlay Prep, tornando-o unanimemente no quarto melhor jogador da sua classe (apenas atrás de Zion Williamson, RJ Barret e Cam Reddish).

Anúncio Publicitário

Seguiu-se a faculdade, onde Bol Bol representaria a Universidade de Oregon, podendo comprovar o seu talento na NCAA. Aqui, o jovem solidificou as perpetivas dos scouts e demonstrou-se pronto para o próximo nível. Apesar disto, uma lesão no pé esquerdo encerraria a sua temporada precocemente, fazendo cair de forma drástica o seu valor no Draft de 2019.

Como tal, e mesmo com as reticências dos observadores norte-americanos, Bol admitiu estar pronto para a NBA e candidatou-se ao Draft de 2019, onde foi escolhido como a 44.ª escolha. Todavia, o seu talento, potencial e o facto de o poste norte-americano ser propício a lesões, deixaria as direções das equipas norte-americanas muito subjetivas, fazendo o jovem cair de uma potencial escolha de lotaria para uma escolha de segunda ronda. Para além disso, no NBA Combine o jovem atleta apresentou um peso extremamente baixo, demonstrando-se franzino perante o olhar dos scouts norte-americanos.

Atualmente, Bol é jogador dos Denver Nuggets, não obstante tenha competido no início da temporada com a equipa dos Windy City Bulls na G-League, de modo a arrecadar minutos e a recuperar o seu estado físico e motivacional para entrar pronto na NBA.

Anterior1 de 2Próximo

Comentários