Objectivo bem definido

    O papel do treinador

    Bem esteve o treinador nacional Eugénio Rodrigues. Cedo entendeu o que tinha a fazer para concretizar um objectivo bem definido: permanecer no Grupo A.

    Sem as jogadoras interiores Maria Kosturkova, Chelsea Guimarães ( problemas com os estudos nos Estados Unidos!!!) e Beatriz Jordão (a recuperar de lesão), a que se podem ainda juntar a base Ana Ramos e Tess Santos (também lesionadas), o mais fácil seria mesmo entrar na lamúria das ausências e entrar numa de Pierre Coubertain…

    fotos FIBA
    fotos FIBA

    São conhecidas as opções dos treinadores : uns defendem demasiados objectivos, outros optam por objectivos irrealistas e, finalmente, alguns ficam contentes por participarem. Ao definir claramente a permanência e trabalhar com o que tinha, o treinador deu mostras de competência e teve sucesso.

    Ao contrário do sector Masculino, que não tem qualquer cotação no Ranking FIBA, o sector Feminino ainda está em posição significativa: segundo os dados de 2016 nos escalões jovens somos nono na Europa  e 19º a nível mundial. Contudo, o facto de, nos escalões Sub-18 e Sub-16, estarmos no Grupo B, se não acelerarmos o trabalho e a captação, faz temer que, depois desta geração brilhante, regressemos ao passado.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mário Silva
    Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
    De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.