A 2.ª semana do Tour: Kittel mais verde e Froome mais amarelo

Cabeçalho modalidadesOs dois primeiros dias desta segunda semana não tiveram grandes novidades. Duas etapas dedicadas ao sprint e mais duas etapas no “bolso” de Marcel Kittel. O ciclista alemão, em ambos os finais, não estava tão bem colocado quanto deveria e mesmo assim acabou por vencer.

Parece que o dono da camisola verde tem estes deslizes para dar mais alguma emoção ao final destas etapas, porque depois a sua superioridade tem sido tanta que não tem tido um rival à altura para aproveitar esses breves deslizes iniciais. Na sua quinta vitória é bem notória isto, sendo que também há que destacar o trabalho do seu leadout man, que permitiu que depois o alemão, mesmo mal colocado, pudesse sprintar com a qualidade do costume.

Entretanto, está apenas uma etapa de chegar às seis que Mark Cavendish venceu em 2009, sendo que ultrapassou o bem conhecido alemão Erik Zabel – ainda recordista de camisolas verdes – com mais vitórias por um alemão no Tour de France, tendo Kittel agora 13 vitórias e acredito que irá somar pelo menos mais alguma ainda neste Tour.

A etapa 12 acabou por trazer algumas situações inesperadas ao longo da etapa. A primeira das quais resultou numa saída de estrada por parte de Froome e Aru (e com “direito” a manobras incríveis pelo meio de duas carrinhas por parte de Mikel Nieve), sendo que as equipas acabaram todas por esperar. Uma decisão que levou a alguma polémica, principalmente entre muitos daqueles que estavam a ver a corrida em direto.

Matthews conseguiu e a sua primeira vitória e mostra que irá lutar pela camisola verde até ao fim Fonte: Le Tour de France
Matthews conseguiu e a sua primeira vitória e mostra que irá lutar pela camisola verde até ao fim
Fonte: Le Tour de France

Na minha opinião, para se ganhar, há que ganhar na estrada. É claro que podiam ter atacado e faria parte da competição (acontecesse o que acontecesse, era algo que iria ser bastante discutido), mas o ciclista que até podia tê-lo feito também saiu de estrada com o próprio Froome, que foi o Fábio Aru, sendo que o resto das equipas provavelmente nem quis arriscar tal situação com receio depois de “pagar a fatura” no final da etapa, visto que ainda faltavam vários quilómetros para o término da mesma.

No final da jornada, outra das situações inesperadas (ou não, se tivermos em conta as caraterísticas do britânico e a forma como o final estava construído): os principais favoritos atacam e Froome não conseguir ir na roda de nenhum deles. Com isto, o francês Romain Bardet venceu a etapa e Fábio Aru conseguiu ficar, pela primeira vez na sua carreira, com a camisola amarela do Tour em sua posse.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Simão Coutinho é o novo diretor-desportivo do Al Nassr

O Al Nassr oficializou a promoção de Simão Coutinho. O dirigente português é o novo diretor-desportivo do clube saudita.

Viktor Gyokeres pode ser o novo marcador de penáltis do Arsenal? Mikel Arteta responde

Mikel Arteta foi confrontado com a possibilidade de Viktor Gyokeres bater os penáltis do Arsenal. O técnico espanhol desvalorizou o tema.

Tadej Pogacar vence a Volta a França 2025 e Wout van Art conquista a última etapa

A Volta a França 2025 foi ganha por Tadej Pogacar pela quarta vez na carreira. Já Wout van Art conquistou a derradeira etapa.

Chegada de Viktor Gyokeres já traz consequências: avançado está de saída do Arsenal

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal e pode haver um avançado de saída do conjunto londrino. Gabriel Jesus interessa ao Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto derrota Benfica e conquista Liga Portugal Legends

O FC Porto conquistou a terceira edição da Liga Portugal Legends, depois de vencer o Benfica por duas bolas a uma.

Juventus mantém a esperança de que pode garantir Morten Hjulmand por 40 milhões de euros

A Juventus está muito interessada em garantir a contratação de Morten Hjulmand, médio que pertence aos quadros do Sporting.

Cruzeiro de Leonardo Jardim derrotado no Brasileirão

O Cruzeiro perdeu frente ao Ceará por duas bolas a uma durante a noite deste domingo, num encontro da 17.ª jornada do Brasileirão.