📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A procissão vai no adro mas o silêncio é ensurdecedor | Ciclismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Em abril de 2022, houve uma nova desilusão no Ciclismo nacional. A equipa W52/ FC Porto / Porto Canal foi alvo de buscas e as suspeitas de doping acabaram por tornar arguidos os principais responsáveis e a maioria dos ciclistas.

O conjunto portista tinha vencido cinco das seis últimas Voltas a Portugal e pela forma, como controlavam o desenrolar da Grandíssima, parecia ser uma equipa imbatível e com um elenco de ciclistas muito experientes.

Sem atletas para a Volta 2022, foi admitida a possibilidade da equipa participar, com atletas contratados de propósito, com a concordância claro da organização da prova. Quando há dúvida no mérito, ainda para mais numa modalidade massacrada por casos de doping, não se deveria ter alimentado a possibilidade na participação na Volta.

O desmoronamento da formação dominadora da principal prova do calendário nacional acentuou-se com a suspensão da licença da equipa por parte da União Ciclista Internacional e, com a posterior, desistência em apresentar equipa para a temporada seguinte.

No entanto, ainda foi mais chocante a admissão da culpa de alguns dos maiores nomes do pelotão em Portugal. As vitórias da equipa foram apagadas, a formação velocipédica extinta, mas as reações foram parcas.

Desde logo, não houve uma resposta firme da Federação a este caso que assombra ainda mais o Ciclismo. Por outro lado, os responsáveis da equipa admitiam mudar-se para Espanha, contratar novos atletas, mas nunca pareceu existir uma preocupação sobre o que se passou de errado ou uma aparente postura de colaboração para contribuir para a transparência da modalidade. Da organização da Volta, não houve também um discurso mais assertivo sobre este caso, apesar de o papel principal não ser aí.

Por último, como é que um clube como o FC Porto se deixa enredar nas teias da corrupção desportiva, neste caso no doping, e não houve nenhuma palavra a tentar transmitir uma mensagem de admissão de erros ou de corrigir a má imagem que traz ao clube.

O que parece é que a preocupação não abundou num caso por, se calhar, terem existido muitos mais anteriormente. Porém, o mundo do ciclismo português precisa de se mostrar assertivo, unido e mostrar que está realmente empenhado em combater estes casos e lutar pela transparência. Não falta só o dinheiro para melhorar a modalidade em Portugal e tornar as equipas e a competição mais competitivas e mais atrativas às grandes formações do pelotão internacional e do calendário World Tour.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Marselha goleia e Lyon de Paulo Fonseca vence com ajuda de Afonso Moreira: Eis os resultados do dia na Taça de França

Marselha venceu 6-0 ao Bourg-en-Bresse, enquanto o Lyon bateu o Saint-Cyr Collonges por 3-0. As equipas já conhecem o próximo adversário.

Ariana Grande disse “Santa Telma” e só aí o Sporting competiu com o Benfica

Quando Ariana Grande disse “Santa, tell me if you're really there”, ocorreu numa clara homofonia. Quem estava cá era, realmente, a Santa Telma.

Futsal: Seleção Nacional fecha o ano com triunfo sobre a Ucrânia

Portugal venceu por 5-2 a Ucrânia, em Tavira. Depois do empate no primeiro particular, a seleção nacional ganhou e fechou o ano da melhor forma.

Corinthians leva a melhor sobre o Vasco da Gama e conquista a Taça do Brasil

O Corinthians venceu o Vasco da Gama durante este domingo por duas bolas a uma, em jogo da segunda mão da final da Taça do Brasil.

PUB

Mais Artigos Populares

Já jogou no Casa Pia e faz parte da equipa revelação da La Liga 2

Samuel Obeng representou o Casa Pia durante a temporada 2024/25. Atualmente, veste a camisola do Ceuta, conjunto da La Liga 2.

Micael Sequeira responde ao Bola na Rede: «Fomos beneficiados pela ousadia que tivemos e pelo risco na segunda parte»

Micael Sequeira analisou o empate entre o Sporting e o Benfica. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede: «Conseguimos controlar a construção e tipologia do jogo do Sporting, que se resumia muito a profundidade e...

Ivan Baptista analisou o empate entre o Sporting e o Benfica. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.