A procissão vai no adro mas o silêncio é ensurdecedor | Ciclismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Em abril de 2022, houve uma nova desilusão no Ciclismo nacional. A equipa W52/ FC Porto / Porto Canal foi alvo de buscas e as suspeitas de doping acabaram por tornar arguidos os principais responsáveis e a maioria dos ciclistas.

O conjunto portista tinha vencido cinco das seis últimas Voltas a Portugal e pela forma, como controlavam o desenrolar da Grandíssima, parecia ser uma equipa imbatível e com um elenco de ciclistas muito experientes.

Sem atletas para a Volta 2022, foi admitida a possibilidade da equipa participar, com atletas contratados de propósito, com a concordância claro da organização da prova. Quando há dúvida no mérito, ainda para mais numa modalidade massacrada por casos de doping, não se deveria ter alimentado a possibilidade na participação na Volta.

O desmoronamento da formação dominadora da principal prova do calendário nacional acentuou-se com a suspensão da licença da equipa por parte da União Ciclista Internacional e, com a posterior, desistência em apresentar equipa para a temporada seguinte.

No entanto, ainda foi mais chocante a admissão da culpa de alguns dos maiores nomes do pelotão em Portugal. As vitórias da equipa foram apagadas, a formação velocipédica extinta, mas as reações foram parcas.

Desde logo, não houve uma resposta firme da Federação a este caso que assombra ainda mais o Ciclismo. Por outro lado, os responsáveis da equipa admitiam mudar-se para Espanha, contratar novos atletas, mas nunca pareceu existir uma preocupação sobre o que se passou de errado ou uma aparente postura de colaboração para contribuir para a transparência da modalidade. Da organização da Volta, não houve também um discurso mais assertivo sobre este caso, apesar de o papel principal não ser aí.

Por último, como é que um clube como o FC Porto se deixa enredar nas teias da corrupção desportiva, neste caso no doping, e não houve nenhuma palavra a tentar transmitir uma mensagem de admissão de erros ou de corrigir a má imagem que traz ao clube.

O que parece é que a preocupação não abundou num caso por, se calhar, terem existido muitos mais anteriormente. Porém, o mundo do ciclismo português precisa de se mostrar assertivo, unido e mostrar que está realmente empenhado em combater estes casos e lutar pela transparência. Não falta só o dinheiro para melhorar a modalidade em Portugal e tornar as equipas e a competição mais competitivas e mais atrativas às grandes formações do pelotão internacional e do calendário World Tour.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitinha e Ousmane Dembélé saem com queixas físicas e deixam Portugal e França atentos

Vitinha e Ousmane Dembélé sairam do jogo com queixas fisicas. O PSG venceu o Arsenal nas grandes penalidades e conquistou a Champions League.

Salvador Blopa despede-se de João Gião: «Muito mais do que um treinador»

Salvador Blopa deixou uma mensagem emotiva de despedida a João Gião e agradeceu ao técnico que vai treinar o CD Nacional.

Arsenal invicto na Champions League não consegue conquistar o troféu

O Gunners não sofreu derrotas nesta liga dos Campeões. O PSG venceu o Arsenal nas grandes penalidades e conquistou a Champions League.

Gonçalo Brandão lamenta novo ano do Belenenses na Liga 3: «Jogámos contra uma equipa com orçamento e jogadores de Primeira Liga e fomos melhores...

Gonçalo Brandão já reagiu ao encontro entre o Belenenses e o Farense, relativo ao playoff de manutenção/promoção da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Enrique atinge marca histórica ao vencer duas Champions League pelo PSG

Luís Enrique conquistou a sua terceira liga dos Campeões. O PSG venceu o Arsenal nas grandes penalidades e conquistou a Champions League.

André Villas-Boas afasta cenário de investidores no FC Porto: «Não vejo acontecer uma situação semelhante à do Benfica»

André Villas-Boas não vê o FC Porto a seguir um cenário semelhante ao do Benfica no que toca à entrada de investidores externos na SAD.

Vasco Vilaça vence Circuito Mundial de Triatlo e Ricardo Batista conquista o terceiro lugar

Vasco Vilaça venceu este sábado a etapa de Alghero, do Circuito Mundial de Triatlo. Ricardo Batista também subiu ao pódio.