Altura das grandes decisões na Vuelta

A etapa 16 trata-se de uma ligação de 162 quilómetros entre Salamanca e Ciudad Rodrigo. Ao longo do percurso, os ciclistas vão passar por uma contagem de segunda categoria, com 13,8 quilómetros a 4.4% de inclinação média para depois enfrentar a subida de primeira categoria de El Robledo, de 11,7 quilómetros, com 3.8% de pendente média. As últimas dificuldades estarão a mais de 20 quilómetros do final, o que abre a possibilidade para vários desfechos.

A etapa 17 será a etapa decisiva, onde se podem marcar grandes diferenças. Uma jornada de 178,2 quilómetros, entre Sequeros e Alto de la Covatilla. A primeira dificuldade será 35 quilómetros após a partida, com o Alto Portillo de Las Batuecas, subida de 10,1 quilómetros, a 6,5% de inclinação média. Depois segue-se o Alto de San Miguel Valero, com uma extensão de 12 quilómetros a 3,4%.

A terceira categoria de Alto de Cristóbal é a seguinte, com 6,2 quilómetros a 4,7%. O Alto de Penacaballera estará aos 134,6 quilómetros, com 4,6 quilómetros a 5,3%. Por fim, resta a segunda categoria do Alto de la Garganta, com 12 quilómetros a 4,8%, e a categoria especial de Alto de la Covatilla, uma subida de 11,4 quilómetros com 7,1% de pendente média. Os ciclistas estarão no final do dia, praticamente, a 2000 metros de altura.

A etapa 18 será o dia da consagração, com uma viagem de 124,2 quilómetros entre o Hipódromo de la Zarzuela e Madrid. Esta é uma etapa traçada maioritariamente para os sprinters.

Este ano, a Vuelta não conta com as habituais 21 etapas, que passaram para apenas 18. São menos dias de competição, mas a prova espanhola permanece com um nível de dureza elevado. As etapas 14, 15 e 16 são boas tiradas para uma fuga escapar com sucesso e chegar à vitória, mas tudo irá depender do trabalho das equipas dos homens da geral no pelotão.

O homem mais forte parece ser Roglic que, após ter perdido o Tour no último dia, quer dar uma resposta positiva à equipa. O líder da Jumbo já venceu por três ocasiões nesta edição, mostrando-se em forma para renovar o título de 2019, de vencedor da Vuelta.

Carapaz tem dado luta ao ciclista da Jumbo-Visma, mas ganhou pouco tempo na etapa do alto do Angliru, terá a derradeira chance no alto de la Covatilla, visto que deverá perder bastante tempo no contrarrelógio. Hugh Carthy tem estado a um nível nunca visto, situando-se num surpreendente terceiro lugar, resta saber como será a sua terceira semana.

Palpite: Roglic recupera a camisola vermelha no contrarrelógio, não largando mais até ao final da competição. A camisola verde será também do esloveno. Enric Mas irá estar no pódio final da classificação geral, levando também a camisola da juventude.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa nacional garante que Luís Filipe Vieira quer Sérgio Conceição como treinador do Benfica se vencer as eleições

Luís Filipe Vieira vai concorrer às eleições do Benfica. Sérgio Conceição é o nome escolhido para liderar a equipa de futebol das águias.

Eis as 12 primeiras equipas apuradas para a 2ª pré-eliminatória da Champions League

12 equipas seguraram um lugar na 2.ª pré-eliminatória da Champions League. Primeiras fases preliminares em andamento.

Sporting e Arsenal retomam as negociações para a transferência de Viktor Gyokeres

O negócio de Viktor Gyokeres para o Arsenal ficou em stand-by, mas as duas partes voltaram a reunir-se. Em causa os objetivos na transferência.

Manchester United de Ruben Amorim faz proposta de 40 milhões de euros por destaque do Sporting

O Manchester United quer contratar Morten Hjulmand. Ruben Amorim quer reencontrar-se com o médio do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Alvo do FC Porto e do Benfica com mais 2 pretendentes no mercado

Nelson Deossa continua a somar interessados. Médio do Monterrey apontado ao FC Porto e ao Benfica neste defeso.

Antigo jogador do Manchester United coloca clube em tribunal devido a tratamento errado de lesões

Axel Tuanzebe avançou com um processo em tribunal contra o Manchester United. Em causa o tratamento dos red devils às suas lesões.

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.