Antevisão Volta a Portugal: Tudo em aberto

modalidades cabeçalho

A Volta a Portugal já está na estrada. A maior e mais emblemática prova velocipédica nacional já vai na 85.ª edição e há uma enorme dificuldade em encontrar favoritos claros à geral individual neste ano.

Mauricio Moreira parece ser o maior candidato, a nível nacional. O vencedor em 2022 possui qualidades no contrarelógio e na média montanha para repetir um lugar no top 10. A questão é, se cede na alta montanha, e, por isso, há algumas interrogações sobre o rendimento que apresentará o uruguaio da Sabseg/Anicolor.

O russo Artem Nych é outro candidato a ter em conta na equipa portuguesa.

Certo é que a formação comandada por Ruben Pereira é a melhor apetrechada do pelotão nacional e que foi adicionado com a contratação do dinamarquês Julius Johansen, especialista em contrarelógio e que vem da World Tour, da Wanty.

Por outro lado, o vencedor da edição transata, Colin Stussi, foi uma surpresa porque era um ciclista que se estreava na Volta, desconhecido para a maioria dos fãs de ciclismo e de uma formação estrangeira, a Team Vorarlberg.

Para já, o facto do camisola amarela final estar presente na edição de 2024 é muito bom para perceber até que ponto a vitória do ano passado foi “apenas” um belo incidente ou se a formação austríaca tem reais aspirações na Grandíssima.

Entre as oito equipas estrangeiras, há algumas figuras interessantes que figuram na Volta. Desde logo, Jonathan Caicedo, da mexicana Petrolike, que esteve vários anos no pelotão World Tour e venceu uma etapa no Giro, em 2020.

Em 2024, o equatoriano já venceu duas provas por etapas, na América do Sul. Portanto, será um caso interessante para seguir. Maté, da Euskadi, quinto classificado na edição passada, também é um candidato interessante, pelo menos, ao top 10, tudo depende da aposta que a formação bascã quererá fazer.

Já fora da geral, Vacek, da Burgos-BH, tem pergaminhos na montanha que podem levar a uma vitória na etapa, nomeadamente nas chegadas à Torre e à Senhora da Graça. Daniel Barbor, da Caja Rural, e Scott McGill, da Project Echelon Racing, também são ciclistas a seguir, especialmente nas etapas finalizadas ao sprint.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Nacional da Madeira oficializa 2 renovações de contrato

O Nacional da Madeira garantiu a continuidade de dois jogadores no plantel. João Aurélio e André Sousa continuam no clube.

Francisco Neto comenta Espanha x Portugal: «Seria muito bom pontuar»

Portugal vai enfrentar a Espanha na primeira jornada do Euro 2025. Francisco Neto já fez a antevisão ao encontro.

Dolores Silva e o Espanha x Portugal no Euro 2024: «Vamos enfrentar a melhor seleção do mundo»

Portugal vai enfrentar a Espanha na primeira jornada do Euro 2025. Dolores Silva já fez a antevisão ao encontro.

Giorgi Kochorashvili: «Quero ver a mentalidade de campeão que o Sporting tem»

Giorgi Kochorashvili concedeu uma entrevista. Médio georgiano abordou chegada ao Sporting e mostrou ambição.

PUB

Mais Artigos Populares

Casa Pia segura médio Renato Nhaga até 2028

O Casa Pia anunciou esta quarta-feira a renovação de contrato de Renato Nhaga. Médio de 18 anos prolonga vínculo até 2028.

Joaquim Milheiro é o novo diretor técnico da formação do Benfica

Joaquim Milheiro está de regresso a Portugal para o Benfica. Treinador assume cargo de diretor técnico da formação encarnada.

Atanas Chernev é reforço do Estrela da Amadora a custo zero

O Estrela da Amadora oficializou mais um reforço para a próxima época. Atanas Chernev chega a Portugal a custo zero.