Antevisão Volta a Portugal: Tudo em aberto

modalidades cabeçalho

A Volta a Portugal já está na estrada. A maior e mais emblemática prova velocipédica nacional já vai na 85.ª edição e há uma enorme dificuldade em encontrar favoritos claros à geral individual neste ano.

Mauricio Moreira parece ser o maior candidato, a nível nacional. O vencedor em 2022 possui qualidades no contrarelógio e na média montanha para repetir um lugar no top 10. A questão é, se cede na alta montanha, e, por isso, há algumas interrogações sobre o rendimento que apresentará o uruguaio da Sabseg/Anicolor.

O russo Artem Nych é outro candidato a ter em conta na equipa portuguesa.

Certo é que a formação comandada por Ruben Pereira é a melhor apetrechada do pelotão nacional e que foi adicionado com a contratação do dinamarquês Julius Johansen, especialista em contrarelógio e que vem da World Tour, da Wanty.

Por outro lado, o vencedor da edição transata, Colin Stussi, foi uma surpresa porque era um ciclista que se estreava na Volta, desconhecido para a maioria dos fãs de ciclismo e de uma formação estrangeira, a Team Vorarlberg.

Para já, o facto do camisola amarela final estar presente na edição de 2024 é muito bom para perceber até que ponto a vitória do ano passado foi “apenas” um belo incidente ou se a formação austríaca tem reais aspirações na Grandíssima.

Entre as oito equipas estrangeiras, há algumas figuras interessantes que figuram na Volta. Desde logo, Jonathan Caicedo, da mexicana Petrolike, que esteve vários anos no pelotão World Tour e venceu uma etapa no Giro, em 2020.

Em 2024, o equatoriano já venceu duas provas por etapas, na América do Sul. Portanto, será um caso interessante para seguir. Maté, da Euskadi, quinto classificado na edição passada, também é um candidato interessante, pelo menos, ao top 10, tudo depende da aposta que a formação bascã quererá fazer.

Já fora da geral, Vacek, da Burgos-BH, tem pergaminhos na montanha que podem levar a uma vitória na etapa, nomeadamente nas chegadas à Torre e à Senhora da Graça. Daniel Barbor, da Caja Rural, e Scott McGill, da Project Echelon Racing, também são ciclistas a seguir, especialmente nas etapas finalizadas ao sprint.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.