As provas e os momentos que marcaram o ciclismo em 2017

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA distinção de melhor prova do ano tem de ir para La Vuelta, a última Grande Volta da temporada. Foi uma corrida repleta de espetáculo, com emoção todos os dias e o extra da retirada de Alberto Contador. Foi a prova de três semanas mais interessante de acompanhar dos últimos anos e trouxe uma boa luta entre Froome e Nibali e a confirmação de alguns jovens valores como Miguel Angel Lopez e Wilco Kelderman.

Em segundo lugar, fica a Ronde van Vlaanderen, a Volta a Flandres, um dos Cinco Monumentos e conhecida como a prova com os melhores e mais fanáticos adeptos na borda da estrada. Infelizmente, acabaria por ser um dos adeptos que, com um casaco mal colocado, levaria à queda de Sagan, Naesen e Avermaet, colocando ainda mais drama na cavalgada épica de Philippe Gilbert para a vitória. E que melhor que o campeão belga a vencer a solo a maior das provas belgas para culminar um belo dia de ciclismo de ataque.

A fechar o podium fica o Criterium du Dauphiné, a tradicional prova de preparação para o Tour de France. Na edição de 2017, houve espetáculo e ataques nas montanhas, bem diferente do que veríamos no mês seguinte na maior prova do calendário. Richie Porte foi claramente o mais forte, mas um Froome que até apresentou debilidades mostrou-se mais aguerrido que o costume e foi incansável no ataque ao seu antigo escudeiro, com benefício para Jakob Fuglsang que teve um renascer da sua carreira e acabou por levar de vencidas duas etapas e a geral.

A luta inglória de Richie Porte marcou o Critérium du Dauphiné Fonte: Critérium du Dauphiné
A luta inglória de Richie Porte marcou o Critérium du Dauphiné
Fonte: Critérium du Dauphiné

Já em Portugal, a prova com mais emoção de acompanhar foi o Troféu Joaquim Agostinho, em que Amaro Antunes levou o triunfo final, depois de uma demonstração de qualidade de José Neves com o Sub23 a dar luta cara a cara aos elites. Numa prova em que todas as etapas trouxeram algo de interessante, o poder da W52/FC Porto esteve mais uma vez à vista, desgastando a jovem e inexperiente Liberty Seguros – Carglass até levar Amaro à vitória final, feito ainda maior já que o trepador azul e branco havia caído no prólogo, perdendo aí tempo importante.

Outra prova marcante foi, como habitual, a Volta ao Algarve. A única prova portuguesa a conseguir presença de algumas das maiores figuras mundiais da modalidade é sempre especial para o público português e, este ano, foi ainda mais pela boa exibição das equipas portuguesas com, mais uma vez, Amaro Antunes à cabeça. Os estrangeiros também estiveram à altura e Roglic e Kwiatkowski presentearam-nos com uma luta pela Classificação Geral com interesse até aos últimos metros.

Finalmente, o pódio fica completo com o GP Jornal de Notícias. Além da presença em forma de nomes maiores do pelotão nacional como Daniel Mestre e Raul Alarcon, que venceria a Geral da prova, o que mais faz esta prova de escalão inferior se destacar é a capacidade da organização de inovar no percurso e dar um espetáculo diferente aos adeptos que acompanham a prova. O contrarrelógio coletivo noturno do primeiro dia ou a utilização da subida ao Alto da Franqueira são bons exemplos da importância que um bom desenho das etapas pode ter no sucesso ou falhanço de uma prova.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Cabem no ‘casting’ do Benfica? Há 2 defesas centrais lusos livres no mercado

O Benfica está em busca de um novo defesa central. Jonathan Jesus é o nome mais recentemente apontado à Luz.

Más notícias: Florentino Luís não vai regressar à Premier League… pelo menos para já

Florentino Luís não vai ser jogador do Hull City. O médio deve sair do Burnley a título definitivo neste mercado.

Benfica tem concorrência vinda da La Liga por Jonathan Jesus: eis os emblemas interessados

Jonathan Jesus interessa ao Benfica, mas existem mais interessados no defesa central brasileiro, principalmente na La Liga.

Gabriel Silva é reforço do Chaves

O Chaves anunciou a chegada de Gabriel Silva. O avançado brasileiro chega por empréstimo proveniente do Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Antiga promessa do Liverpool reforça o União de Santarém

O União de Santarém anunciou a chegada de Rafael Camacho. O antigo jogador do Liverpool foi anunciado durante o jogo contra a Académica.

Futsal: Sporting contrata novo pivot

Felipe Rufino reforça a equipa de futsal do Sporting. O pivot chega proveniente do Joinville e vai representar os leões na temporada 2026/27.

Torino contrata Kian Fitz-Jim

Kian Fitz-Jim anunciado no Torino. O médio-centro chega proveniente do Ajax numa transferência a título definitivo.