As provas e os momentos que marcaram o ciclismo em 2017

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA distinção de melhor prova do ano tem de ir para La Vuelta, a última Grande Volta da temporada. Foi uma corrida repleta de espetáculo, com emoção todos os dias e o extra da retirada de Alberto Contador. Foi a prova de três semanas mais interessante de acompanhar dos últimos anos e trouxe uma boa luta entre Froome e Nibali e a confirmação de alguns jovens valores como Miguel Angel Lopez e Wilco Kelderman.

Em segundo lugar, fica a Ronde van Vlaanderen, a Volta a Flandres, um dos Cinco Monumentos e conhecida como a prova com os melhores e mais fanáticos adeptos na borda da estrada. Infelizmente, acabaria por ser um dos adeptos que, com um casaco mal colocado, levaria à queda de Sagan, Naesen e Avermaet, colocando ainda mais drama na cavalgada épica de Philippe Gilbert para a vitória. E que melhor que o campeão belga a vencer a solo a maior das provas belgas para culminar um belo dia de ciclismo de ataque.

A fechar o podium fica o Criterium du Dauphiné, a tradicional prova de preparação para o Tour de France. Na edição de 2017, houve espetáculo e ataques nas montanhas, bem diferente do que veríamos no mês seguinte na maior prova do calendário. Richie Porte foi claramente o mais forte, mas um Froome que até apresentou debilidades mostrou-se mais aguerrido que o costume e foi incansável no ataque ao seu antigo escudeiro, com benefício para Jakob Fuglsang que teve um renascer da sua carreira e acabou por levar de vencidas duas etapas e a geral.

A luta inglória de Richie Porte marcou o Critérium du Dauphiné Fonte: Critérium du Dauphiné
A luta inglória de Richie Porte marcou o Critérium du Dauphiné
Fonte: Critérium du Dauphiné

Já em Portugal, a prova com mais emoção de acompanhar foi o Troféu Joaquim Agostinho, em que Amaro Antunes levou o triunfo final, depois de uma demonstração de qualidade de José Neves com o Sub23 a dar luta cara a cara aos elites. Numa prova em que todas as etapas trouxeram algo de interessante, o poder da W52/FC Porto esteve mais uma vez à vista, desgastando a jovem e inexperiente Liberty Seguros – Carglass até levar Amaro à vitória final, feito ainda maior já que o trepador azul e branco havia caído no prólogo, perdendo aí tempo importante.

Outra prova marcante foi, como habitual, a Volta ao Algarve. A única prova portuguesa a conseguir presença de algumas das maiores figuras mundiais da modalidade é sempre especial para o público português e, este ano, foi ainda mais pela boa exibição das equipas portuguesas com, mais uma vez, Amaro Antunes à cabeça. Os estrangeiros também estiveram à altura e Roglic e Kwiatkowski presentearam-nos com uma luta pela Classificação Geral com interesse até aos últimos metros.

Finalmente, o pódio fica completo com o GP Jornal de Notícias. Além da presença em forma de nomes maiores do pelotão nacional como Daniel Mestre e Raul Alarcon, que venceria a Geral da prova, o que mais faz esta prova de escalão inferior se destacar é a capacidade da organização de inovar no percurso e dar um espetáculo diferente aos adeptos que acompanham a prova. O contrarrelógio coletivo noturno do primeiro dia ou a utilização da subida ao Alto da Franqueira são bons exemplos da importância que um bom desenho das etapas pode ter no sucesso ou falhanço de uma prova.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid: Fede Valverde fica e assume braçadeira de capitão

O Diario AS avança que, apesar de os rumores sobre uma potencial saída, Fede Valverde será o capitão do Real Madrid de José Mourinho.

EM DIRETO: Francisco Conceição projeta Portugal x Uzbequistão em conferência de imprensa

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.

Imprensa espanhola rendida a alvo do FC Porto e Braga: «Racing esfrega as mãos com Gustavo Puerta»

Gustavo Puerta impressionou na sua estreia no Mundial pela Colômbia aos 22 anos. FC Porto e Braga foram associados ao médio do Racing Santander.

Sérgio Fonseca muito próximo de assumir o comando técnico do AVS SAD

Sérgio Fonseca chegou acordo com o AVS SAD e está muito próximo de assumir o comando técnico do clube da Vila das Aves.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho define a grande prioridade do Real Madrid para o mercado de verão

O jornal Sport avança que José Mourinho pretende encontrar um médio 'box-to-box'. Alvos como Enzo Fernández e Mateus Fernandes encaixam nesse perfil.

Norwich City contrata Sam Field em definitivo

Depois de uma passagem por empréstimo na segunda metade da última temporada, Sam Field assina pelo Norwich City em definitivo.

West Ham aciona opção de compra e garante Keiber Lamadrid

O West Ham anunciou a contratação em definitivo de Keiber Lamadrid, extremo internacional venezuelano que chegou ao clube em janeiro.