Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada – Mixed Relay TTT: Campeões previsíveis e surpresa caseira

- Advertisement -

Depois de uma relativamente curta existência, os Campeonatos do Mundo de Contrarrelógio coletivo por equipas de marca chegaram ao fim e foram substituídos por um evento por seleções e em estafeta com parte masculina e feminina.

Diga-se que as reações a esta mudança foram mistas, mas a maioria mostrou-se contra, preferindo quando os eventos eram disputados pelas equipas de marca. As regras também são diferentes do habitual e o evento fica desde logo marcado pelas poucas seleções presentes e por situações questionáveis como a vontade de certos atletas de participar no evento para poderem competir em equipa com o seu par amoroso.

As primeiras quatro seleções a partir para a estrada mostraram-se de forma bem diferente. A equipa multinacional do Centro Mundial de Ciclismo ganhou experiência, mas nunca pareceu capaz de um bom resultado. A Espanha mostrou-se sólida no lado feminino, mas completamente dependente de Castroviejo num exercício masculino em que foi gigante a diferença de qualidade entre os três ciclistas presentes. A Bélgica foi razoável nas duas voltas, mas sem brilhar. O mesmo não pode ser dito do Reino Unido. Aproveitando ciclistas fortes na pista num percurso em que cada volta era relativamente curta, os ciclistas da casa dominaram de longe a primeira ronda e passaram a estar na frente com uma vantagem sólida.

Com Tratnik e Pogacar, a Eslovénia abriu a segunda vaga de equipas minimizando as perdas, mas o trio feminino, todo da BTC Ljubljana, não conseguiu estar à altura e acabou por ceder bastante tempo. A Suíça também esteve perto no lado masculino (numa estratégia de pistards semelhante à britânica) e o trio liderado por Marlen Reuser preparava-se para fazer ainda melhor e passar a liderar a corrida quando um furo para Chabbey deitou tudo a perder e ditou uma derrota desapontante.

Já a França, nunca pareceu perto das melhores provisórias e acabou por terminar com um tempo semelhante ao suíço. A Dinamarca, oitava equipa na estrada, esteve sem grande brilhantismo na primeira volta e viu a segunda volta também prejudicada por um problema mecânico de Leth, terminando bastante longe da frente.
Harry Tanfield liderou o Reino Unido para um surpreendente bronze
Fonte: Yorkshire 2019
Finalmente, saíram as três principais candidatas: Itália, Alemanha e Países Baixos.

O sprinter Viviani, o contrarrelogista Affini e o versátil Martinelli comandaram a primeira parte italiana e deixaram a quadra azzurra em boa posição, dando a Cecchini, Guderzo e Longo Borghini apenas um par de segundos para recuperar face às britânicas. As italianas estavam a caminho da prata quando a mais forte das três, Elisa Longo Borghini, teve um furo e perseguiu a solo e de forma incrível a tentar recuperar contacto com as colegas, que iam perdendo segundos face às britânicas e arriscavam-se a perder a medalha. Finalmente, Cecchini e Guderzo esperaram por Borghini, mas tarde demais e nem um esforço incrível da leoa italiana evitou uma derrota surpreendente.

Para a Alemanha, Pollit, Martin e Sutterlin formavam o mais formidável conjunto em prova do lado masculino, mas desiludiram bastante e perderam vários segundos para as restantes equipas. O trio feminino de Kroger, Brennauer e Klein não se deixou abater por isso e fez uma corrida muito solida, garantindo a prata.

Últimos na estrada, os Países Baixos contavam com Mollema, Bouwman e van Emden para deixarem as mulheres em posição de atacar a vitória, mas o trio fez ainda melhor e a meio da corrida os laranjinhas já lideravam por mais de duas dezenas de segundos. Brand, Markus e Pieters também não facilitaram e confirmaram a previsível subida ao lugar mais alto do podium para os Países Baixos.

Como nota final, resta dizer que foi um evento interessante de acompanhar, mas que ficará sempre a perder pela tão parca participação, quer em número de seleções representadas, como na qualidade dos ciclistas presentes.
  1. Países Baixos (van Emden, Mollema, Bouwman, Brand, Markus, Pieters) 38:27
  2. Alemanha (Martin, Pollit, Sutterlin, Kroger, Brennauer, Klein) +0:23
  3. Reino Unido (Dolan, Henderson, Lowden, Tanfield, Bigham, Archibald) +0:51

 

Foto de Capa: UCI

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid avança para a contratação de internacional brasileiro da Premier League

O Atlético Madrid está muito interessado no médio brasileiro do Wolverhampton, João Gomes, vendo-o como uma prioridade neste mercado.

Sporting tem 8 baixas de vulto para o jogo contra o PSG na Champions League

São oito as ausências do Sporting para o duelo diante do PSG para a Champions League. Leões com lesões e suspensões.

Entre o banco e a direção: quando a liderança falha no futebol moderno

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Claudio Echeverri emprestado ao Girona até ao final da temporada

Após um empréstimo infeliz no Bayer Leverkusen na primeira metade da temporada, Claudio Echeverri foi emprestado ao Girona.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica quer fechar contratação de defesa antes do Mundial 2026 e Rui Costa já está envolvido no negócio

O Benfica planeia reforçar o eixo da defesa com mais um defesa central. Nahuel Herrera é alvo das águias, que querem o jogador antes do Mundial 2026.

Frenkie de Jong arrasa a arbitragem na derrota frente à Real Sociedad: «Nem sequer se pode falar com ele»

Frenkie de Jong deixou fortes críticas à arbitragem após a derrota do Barcelona no terreno da Real Sociedad no passado domingo.

CAN 2025: Senegal conquista o futebol africano

O Senegal conquistou a Taça das Nações Africa (CAN) relativa a 2025 ao bater na final a seleção de Marrocos por 1 a 0, graças a um golo de Pape Gueye, no prolongamento. Esta é a segunda vitória do Senegal na história da competição, após o sucesso na de 2021, realizada nos Camarões.