Ciclismo | As 5 melhores etapas de 2020

3.

Jay Hindley (Pinzolo – Laghi di Cancano) – A 18ª etapa do último Giro d´Itália coincidiu com uma explosão mediática em solo português face à prestação majestosa de João Almeida e Rubén Guerreiro – que deu um grande passo rumo à camisola da montanha – ao longo de toda a competição.

Podemos olhar para o tão ansiado dia – com o Passo del Stelvio no perfil – de duas maneiras: a etapa onde João Almeida, após 15 dias de rosa, deixou a liderança do Giro; ou o dia em que João Almeida, em estreia numa grande volta, fez sétimo lugar numa etapa que teve o imponente Stelvio, demonstrando qualidades essenciais para se cimentar como um atleta propenso a liderar uma prova de três semanas no futuro.

De uma coisa é certa, o expoente máximo da renovada vibração portuguesa no que concerne ao ciclismo nacional deu-se neste dia e ao longo dos 25 quilómetros até ao topo desta lenda das subidas. João Almeida partiu de camisola rosa mas cedo começou a sentir dificuldades, colocando o seu ritmo de forma inteligente, dada a pendente constante e a os ainda muitos quilómetros de subida. Na frente, sobressaíam duas duplas, Rohan Dennis e Tao Geoghegan Hart da Ineos Grenadiers e Wilco Kelderman e Jay Hindley da Team Sunweb. A certa altura, o melhor colocado dos quatro, Kelderman, começou a perder o contacto devido à incapacidade para seguir o ritmo de um surpreendente Rohan Dennis.

Inacreditavelmente para uns, justificado para outros, Hindley não esperou pelo seu colega de equipa, que registou uma perda de 46 segundos no alto do Stelvio e quando ainda faltavam dezenas de quilómetros para o final da etapa. A decisão foi muito debatida, quer pelo contrarrelógio final em Milão, onde Kelderman teoricamente sairia beneficiado, quer pela distância de Hindley para o seu companheiro de equipa na geral e, ao mesmo tempo, a incapacidade para dobrar o talento inglês nas pendentes mais íngremes e o possível “handicap” no contrarrelógio da última etapa, que, no papel, Kelderman não sentiria frente a Tao Geoghegan Hart.

Na última montanha a ultrapassar, as forças entre os dois mais fortes da equipa alemã e da equipa britânica – Hindley e Tao – foram de tal ordem semelhantes que levaram a decisão para a linha de meta, sendo o jovem trepador australiano a sair vencedor no 1vs1. João Almeida perdeu a possibilidade de lutar pelo primeiro lugar da geral, mas conseguiu manter-se entre os melhores, tornando o top 5, naquele dia, mais do que possível.

Em suma, foi possível assistir a um grande espetáculo de ciclismo, observar decisões táticas suscetíveis de opiniões contrárias e um sentimento de proximidade com a modalidade dada a magnífica prestação dos dois portugueses ao longo da prova. Pelo acumular destas razões, é seguro dizer que estivemos talvez perante a etapa de alta montanha mais dramática e intensa do ano de 2020, isto do ponto de vista do adepto português.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

AS Roma chega aos 40 milhões de euros para contratar novo avançado

A AS Roma tem acordo com o Brighton para a transferência de Evan Ferguson. Avançado a caminho de Itália e da Serie A.

Carlos Forbs oficializado como novo reforço do Club Brugge

Carlos Forbs mudou de clube. O avançado internacional sub-21 português deixou o Ajax e rumou ao Club Brugge.

AS Roma desiste de Richard Ríos e abre caminho à chegada do médio ao Benfica

Richard Ríos é um dos nomes a agitar o mercado de transferências. Benfica está na frente na corrida pelo médio colombiano.

Fenerbahçe de José Mourinho exige 40 milhões de euros para vender avançado desejado na Arábia Saudita

O Fenerbahçe já tomou uma posição quanto à saída de Youssef En-Nesyri. O avançado é desejado pelo Al Qadsiah da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Bétis fecha contratação de alvo do Benfica para a defesa por menos de 7 milhões de euros

O Real Bétis fechou a contratação de Valentín Gómez. Defesa deixa o Vélez Sarsfield e está a caminho da primeira experiência na Europa.

Espanha só marca na 2ª parte, mas vence Suíça e está nas meias finais do Euro 2025 Feminino

A Espanha teve de suar para bater a Suíça no Euro 2025 Feminino. Roja está nas meias finais da competição.

O renascer de Amanda Animisova | Ténis

A tenista norte-americana Amanda Anisimova esteve próximo de conquistar...