Ciclocrosse como nunca antes visto

Taça de Portugal

Desde cedo se começou a desenhar um duelo entre Miguel Salgueiro e Vitor Santos, vencedores das primeiras provas. Santos venceu a primeira etapa e Salgueiro a segunda e a terceira, deixando o ciclista da Sicasal na frente da tabela. A quarta etapa viu mudanças no figurino da Taça, com estes dois atletas a finalmente ficarem fora do pódio, na primeira vitória de Márcio Barbosa.

A etapa final disputou-se em Melgaço e Vitor Santos esteve ao ataque desde o primeiro metro. No entanto, Márcio Barbosa veio de trás para a frente para o ultrapassar já na última volta e para vencer a tirada, enquanto Salgueiro fez uma corrida contida para terminar no terceiro posto e assegurar a conquista da Geral da Taça de Portugal.

Na vertente feminina, Isabel Caetano entrou dominadora e venceu as duas primeiras etapas, mas não participou nas duas provas finais e, com isso, acabou por perder a oportunidade de conquistar a Geral. Raquel Queirós fez o inverso e não participou nas provas iniciais, mas deu boas indicações nas outras três, com uma vitória e dois segundos lugares.

A regularidade deu a vitória na Taça a Marta Branco
Fonte: José Baptista/Portuguese Cycling Magazine

Sandra dos Santos venceu a terceira etapa e Lucia Vazquez a quinta, mas, ao não participarem regularmente, não impactaram a Geral. Com tudo isto, ganhou a regularidade de Marta Branco, que, mesmo não vencendo nenhuma etapa, foi duas vezes segunda, duas vezes terceira e uma vez quarta para alcançar um merecido triunfo na Geral.

Nos Sub23, Ana Santos dominou por completo, chegando até várias vezes à frente das Elites.

SuperLiga do Porto

A mais imprevisível das três provas, em boa parte também pela mudança constante nas listas de inscritos.

Vitor Santos voltou a estar na discussão até ao fim e, depois de vencer as duas primeiras etapas, acabou por ficar a apenas dois pontos da vitória na Geral. Na última prova, Santos teve pela frente Márcio Barbosa num duelo que decidia não só a prova poveira, como também a Geral. O campeão nacional levou a melhor e juntou ao seu palmarés o triunfo na SuperLiga.

Nas outras três provas, Bruno Silva, Roberto Ferreira e Miguel Salgueiro ergueram os braços em celebração, uma vez cada um.

Nos femininos, Isabel Caetano venceu quatro das seis provas e assegurou a Geral por uma larga margem. Sandra dos Santos triunfou nas outras duas etapas, o suficiente para terminar em segundo do ranking final.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: José Baptista/Portuguese Cycling Magazine

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.