Do Esqui ao Ciclismo: Ano de sonho para Roglic

O ciclista esloveno vai terminar o ano em primeiro lugar do ranking UCI, após o sucesso que teve na temporada.

Primoz Roglic, natural de Trbovlje, na Eslovénia, obteve aos 30 anos o melhor ano da sua carreira. O seu percurso como ciclista conta já com 35 vitórias (etapas e classificações gerais). É um dos homens mais temidos do pelotão, de momento, muito devido ao facto de ser um dos melhores contrarrelogistas do mundo, para muitos o melhor. Conta também com uma excelente capacidade para a montanha, tornando-o num ciclista difícil de bater.

Após ter sido campeão mundial júnior em saltos de esqui em 2007, acabou por contrair uma lesão grave, o que obrigou à sua paragem. A sua longa recuperação acabou por ditar um novo rumo na sua vida, visto que em 2011 abandonou a modalidade de inverno, passando a praticar ciclismo.

Em 2013, tornou-se ciclista profissional, na principal equipa da Eslovénia, a Adria-Mobil. Obteve a sua primeira vitória como ciclista profissional na etapa dois do Tour do Azerbeijão, em 2014. No ano seguinte, voltou a ganhar precisamente a mesma etapa do Tour de Azerbeijão, onde viria a conquistar a classificação geral da competição. Juntou mais tarde, uma vitória de etapa e a geral do Tour da Eslovénia, finalizando o ano com uma vitória no Tour of Qinghai Lake.

Esta conjugação de resultados fez com que “ voasse” mais alto, transferindo-se em 2016 para a Team LottoNL-jumbo. A sua estreia a ganhar aconteceu no Giro d’Italia, onde ganhou o contrarrelógio individual. Em junho, sagrou-se campeão nacional da Eslovénia de contrarrelógio.

O ano de 2017 começou bem para o ciclista. Roglic acabou por vencer a geral individual da Volta ao Algarve, em Fevereiro. Em Espanha, venceu a etapa quatro e o contrarrelógio individual da Volta ao País Basco. Somou mais três vitórias durante o ano: o contrarrelógio do Tour da Romandia, o prólogo do Ster ZLM e a etapa dezassete da Volta a França.

O ciclista é um especialista no contrarrelógio
Fonte: Jumbo Visma

Em 2018, o ciclista somou oito vitórias: etapa três do Tirreno Adriático, contrarrelógio e geral individual da Volta ao País Basco, contrarrelógio individual do Tour da Romandia, etapa quatro, contrarrelógio e geral individual do Tour da Eslovénia e uma etapa da Volta a França.

Em 2019 atingiu o “boom” com 13 vitórias! O ciclista ganhou as primeiras três competições em que participou, com clara dominância no início do ano, sendo todas as provas integrantes da categoria WorldTour!

Começou a vencer na etapa seis do UAE Tour, tendo levado também a geral individual. Venceu a classificação geral do Tirreno Adriático. Ganhou duas etapas, o contrarrelógio individual e geral do Tour da Romandia. Triunfou nos dois contrarrelógios do Giro d’Italia, tendo acabado a prova no pódio, em terceiro lugar. Já no mês de Setembro, venceu o contrarrelógio individual e a geral da Vuelta. Acabando o ano a ganhar o Giro dell’Emilia e a Tre Valli Varesine.

Roglic já correu nas três Grandes Voltas, tendo obtido um quarto lugar na geral individual do Tour de França, em 2018. Para além disso, o ciclista já sabe o que é vencer nas três competições. Este ano, andou por seis dias com a camisola rosa no Giro e onze dias de vermelho na Vuelta, conquistando a camisola no contrarrelógio individual em Pau, no décimo dia de competição, não voltando a largá-la até ao final da prova.

Após 69 dias de corrida, 10 628 quilómetros, treze vitórias e 4705 pontos, o esloveno apresenta-se como o ciclista mais bem sucedido de 2019.

Foto De Capa: La Vuelta 2019

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Al Hilal faz história e elimina Manchester City do Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal garantiu o acesso aos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa da Arábia Saudita derrotou o Manchester City.

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.

André Villas-Boas define objetivo para Francesco Farioli

Francesco Farioli deverá ser apresentado em breve como o novo treinador do FC Porto, sucedendo a Martín Anselmi.