Dois australianos brilham em casa

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesUma das principais provas de início de temporada teve, ontem (durante a madrugada, para nós, europeus), a sua conclusão e, como de costume, os australianos voltaram a mexer bastante com a corrida e a serem os protagonistas da mesma.

O primeiro destaque deste Santos Tour Down Under 2017 tem de ir, naturalmente, para o vencedor da classificação geral individual, Richie Porte. O australiano da BMC dominou as duas etapas mais importantes da prova e arrecadou, finalmente, um título que lhe escapava há algum tempo – nas duas últimas edições, tinha sido segundo classificado em ambas, sendo que numa delas ficou a apenas 2 segundos do primeiro lugar.

Mas a verdade é que outro australiano não deixou que Richie brilhasse sozinho e esta prova acabou por terminar tal e qual como começara: com uma vitória de Caleb Ewan. O jovem prodígio sprinter australiano da Orica não deu quaisquer hipóteses aos rivais e conseguiu nada mais, nada menos do que 4 vitórias em 6 etapas!

Se na primeira etapa a vitória foi “ao limite” (Danny Van Poppel, da Sky, esteve muito perto), as outras mostraram que as minhas esperanças de ver este ciclista como o melhor sprinter do mundo nos próximos anos é realmente algo perfeitamente atingível. Curiosamente, nessa primeira etapa, Peter Sagan optou por dar a oportunidade a Sam Bennett, seu colega de equipa, de sprintar para a vitória (ficou em terceiro), mas nas outras quis ser ele a tentar destronar Ewan.

Caleb Ewan dominou plenamente os sprints desta edição  FONTE: Tour Down Under
Caleb Ewan dominou plenamente os sprints desta edição
Fonte: Tour Down Under

Antes de avançarmos para as outras etapas, há que destacar a etapa 2 e a forma como Richie Porte se viu livre de todos os seus adversários. Bastou acelerar no momento certo e mais ninguém o conseguiu apanhar. Chaves e Izaguirre bem tentaram, mas o australiano acabou por levar a melhor e conseguir uma vantagem de 16 segundos que poderia vir a ser decisiva, numa prova que costuma ser decidida por segundos.

Na terceira e quarta etapa, voltámos a ter um grande show de Caleb Ewan. Se a sua segunda vitória foi relativamente “tranquila”, a terceira vitória para o australiano mostrou o incrível potencial que tem para desenvolver, conseguindo sair de uma “zona de pressão”, ter ainda capacidade para ultrapassar adversários de qualidade e, ainda, vencer com uma margem de uma bicicleta. Nesse mesmo final, destaque, igualmente, para a capacidade de recuperação de Sagan, que, tal como Ewan, ultrapassou alguns ciclistas mas já não teve capacidade para bater o “rei dos sprints” deste TDU 2017.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting rejeita proposta da AS Roma por Iván Fresneda e nem sequer aceitou abrir negociações

O Sporting rejeitou uma proposta da AS Roma por Iván Fresneda. Valores foram tão baixos que nem houve espaço a negociações.

Gustavo Sá oficializado no Olympiacos: Eis os detalhes

O Olympiacos oficializou a contratação de Gustavo Sá. O médio ex-Famalicão foi emprestado pelo Nottingham Forest que pagou 20 milhões de euros ao clube.

Diogo Costa já voltou aos treinos e lesão de Cláudio Ramos decide titular do FC Porto na Supertaça

Diogo Costa já voltou aos treinos pelo FC Porto. Regresso foi confirmado esta quarta-feira, dia em que Cláudio Ramos entrou no boletim clínico.

Oficial: Benfica aposta no futuro entre os postes e segura terceiro guarda-redes do plantel

Diogo Ferreira renovou com o Benfica até 2031. O jovem guarda-redes prestou declarações aos meios oficiais do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Copenhaga teve de suar para seguir em frente e Floriana de Daniel Portela é eliminado: eis os resultados dos primeiros apurados para a próxima...

Entre terça e quarta-feira realizaram-se várias eliminatórias da Conference League. O Copenhaga segue em frente ao contrário do Floriana de Daniel Portela.

Pedro Emanuel estreia-se a vencer no Vasco da Gama e segue em frente na Taça Sul-Americana

O Vasco da Gama está nos oitavos de final da Taça Sul-Americana. Pedro Emanuel somou a primeira vitória ao eliminar o Independiente Medellín.

Palmeiras de Abel Ferreira vence e aproveita tropeção do Flamengo de Leonardo Jardim para se distanciar na liderança do Brasileirão

O Palmeiras de Abel Ferreira é mais líder do Brasileirão. Vitória e empate do Flamengo de Leonardo Jardim dão razões para sorrir.