Dois australianos brilham em casa

Com a chegada da decisiva etapa, todos os olhos estavam postos em Richie Porte, mas a verdade é que isso não trouxe quaisquer problemas ao ciclista da BMC, sendo que, assim que a oportunidade ideal surgiu, saiu do grupo dos favoritos e, apesar da tentativa de perseguição de Henao e Chaves, nunca mais ninguém o apanhou.

A segunda vitória em etapas para Porte, a (quase) confirmação da sua primeira vitória nesta corrida e o confirmar de que o australiano está em forma e será um adversário a ter ainda mais em conta para as Grandes Voltas deste ano. Para a BMC, acredito que tenha sido entusiasmante observar esta prova de Richie e veremos se não será mesmo o líder da equipa já no Giro d’Itália.

Duas excelentes vitórias para Richie Porte neste Tour Down Under  Fonte: steephill.tv
Duas excelentes vitórias para Richie Porte neste Tour Down Under
Fonte: steephill.tv

Ainda assim, destaque para a qualidade apresentada por Nathan Haas e Jay McCarthy, dois australianos que merecem uma análise mais atenta para o que será esta temporada e comprovaram isso mesmo nesta prova, estando igualmente em equipas que poderão ter um papel interessante ao longo da época (Dimension Data e Bora-Hansgrohe, respetivamente).

O ciclista da Bora conseguiu, devido às bonificações intermédias, o último lugar no pódio, mas ambos os ciclistas demonstraram uma excelente versatilidade, intrometendo-se nas lutas pelas etapas ao sprint e pelas etapas de montanha. O colombiano Esteban Chaves, com o segundo lugar da geral, mostrou que também está a começar a época com uma boa forma e é mais outro elemento a juntar aos possíveis nomes para disputar a vitória do Giro deste ano, depois do segundo lugar no ano passado.

Em relação aos ciclistas portugueses, Tiago Machado esteve algo discreto ao longo da prova, provavelmente ainda sem o ritmo necessário para conseguir exibir-se ao melhor nível, sendo que José Gonçalves e, principalmente, Rúben Guerreiro mostraram-se ao público australiano e saem com nota positiva desta prova. Uma melhor nota para Guerreiro, ainda assim, visto que o jovem português do Montijo esteve perto de conseguir alguns grandes resultados em certas etapas. Mais interessante foi verificar a multiplicidade de qualidades que o ciclista de 22 anos da Trek apresentou, conseguindo intrometer-se nas lutas pelas etapas ao sprint e pelas etapas de montanha. Um dos portugueses a ter mais em atenção durante este ano!

Rúben Guerreiro chegou a vestir a camisola da juventude numa prova promissora do português Fonte: Tour Down Under
Rúben Guerreiro chegou a vestir a camisola da juventude numa prova promissora do português
Fonte: Tour Down Under

Por fim, a última etapa voltou a ser ganha por Caleb Ewan e, novamente, com Peter Sagan a ter de se contentar com o segundo lugar. Um incrível início de época para o jovem prodígio australiano e que deixa qualquer adepto da modalidade e, principalmente, fã deste ciclista com imensas expetativas para o que poderá ser a época do ciclista da Orica!

Foto de capa: steephill.tv

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Advogado de Jorge Jesus deixa a garantia: «Não há problema algum com o Benfica»

Jorge Jesus abriu um processo contra o Benfica, mas ao que parece a situação é muito mais tranquila do que o que se pensava.

Benfica reage a processo movido por Jorge Jesus

O Benfica emitiu um comunicado relacionado com o processo movido por Jorge Jesus, que alegou incumprimento laboral.

Casa Pia pensa em jogador do FC Porto para suceder a craque

O Casa Pia pode perder Patrick Sequeira durante o mercado de transferências. Samuel Portugal é visto como uma das alternativas.

FC Porto vai mudar de camisola número 10

O FC Porto vai passar a contar com um novo camisola número 10, depois da saída de Fábio Vieira, que regressou ao Arsenal.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Jesus avança com processo contra o Benfica

Jorge Jesus apresentou um processo contra o Benfica. O técnico português deu entrada com uma ação no Tribunal Arbitral do Desporto.

Vitinha declara-se a Luka Modric: «É uma das minhas referências»

Vitinha deixou muitos elogios para Luka Modric. O médio português retribuiu as palavras do experiente médio croata.

Benfica confirma novos treinadores para o Futsal Feminino e Voleibol Feminino

O Benfica confirmou dois novos treinadores nas modalidades encarnados. Paulinho Roxo e Henrique Furtado assumiram cargos nas águias.