- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA época de 2017 não foi a melhor para Rui Costa. O ciclista poveiro até começou bem com uma vitória de etapa no Tour de San Luis e a conquista da etapa rainha e da Classificação Geral da Abu Dhabi Tour, nova prova do World Tour de especial importância para a sua equipa que estava a correr em casa. No entanto, a partir daí, o rendimento entrou em decréscimo e não só não voltou a vencer como até as suas exibições deixaram a desejar.

Rui Costa continua a ser o melhor ciclista português da atualidade – mesmo na história da modalidade a nível nacional só encontra par em Joaquim Agostinho – e a sua vitória na Geral de uma prova World Tour, bem como outros lugares de destaque no escalão mais alto do ciclismo comprovam-no, mas a sua seca de resultados consistentes pode indiciar que estará a entrar na fase descendente da carreira, mesmo que com apenas 31 anos tenha ainda muitos anos para dar ao ciclismo.

No entanto, mais credível que uma simples falta de pernas é a explicação de que Rui Costa não se adaptou ao papel de líder de equipa. Com a saída da Movistar em 2014, logo a seguir ao seu título mundial, começaram a sentir-se algumas diferenças. Só que uma primeira época menos vitoriosa, mas com bons resultados ao longo de todo ano não indicava o que se veio a passar a seguir e que transformou o português de um ciclista conhecido pela sua regularidade durante todo o ano em alguém incapaz de corresponder às expectativas e com os resultados positivos a aparecerem de forma mais espaçada.

Rui Costa tem demonstrado alguma irregularidade nas últimas temporadas Fonte: Rui Costa
Rui Costa tem demonstrado alguma irregularidade nas últimas temporadas
Fonte: Rui Costa

Este ano, era o líder da UAE Team Emirates, com apenas Louis Mentjes e Diego Ulissi como colegas com estatuto semelhante, mas tirando os bons dois primeiros meses, acabou por passar ao lado do que se pretendia dele, especialmente nas clássicas das ardenas, o seu terreno predileto. Ao analisarmos as prestações do português percebemos que grande parte da culpa é de o correr como líder o tornar um ciclista com mais responsabilidades na corrida e mais marcado pelos adversários, o que prejudica o seu estilo oportunista.

Ora, para a próxima temporada, a equipa aproveitou a injeção do dinheiro dos patrocinadores do Médio Oriente para se reforçar em força com as estrelas Daniel Martin, Fabio Aru e Alexander Kristoff, que sobrepõe algum do seu calendário com o de Rui Costa, especialmente o irlandês nas clássicas, e que o obrigarão a trabalhar em seu prol em alguns momentos. Só que o que à primeira vista parece péssimo para o ciclista luso que desce bastante de posição na estrutura, pode acabar por ser uma benção que lhe permita voltar a correr de forma mais livre e com menor pressão, o que tantos bons resultados lhe proporcionou no passado.

Os últimos tempos não têm sido bons para o ciclista que até no nosso país tem sido alvo de muitas críticas dos seus exigentes fãs e, por isso, tem algo a provar. Com a nova ambição e novas  caras da equipa pode continuar a ser líder em provas menores e noutras beneficiar de não ser a primeira aposta para, tal como acontecia nos seus anos nos espanhóis da Movistar, aproveitar uma maior liberdade para chegar aos que resultados que todos queremos que alcance.

 Foto de Capa: UAE Team Emirates

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.