Europeus de Ciclismo de Pista #1: Do susto aos TOP-8

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A odisseia portuguesa nos três primeiros dias de europeu em Konya (Turquia)

Os Campeonatos da Europa de Ciclismo de Pista, que decorrem em Konya (Turquia), têm sido uma verdadeira montanha-russa para a Seleção Nacional. Do susto hospitalar de Miguel Salgueiro à resposta de carácter de Diogo Narciso e aos azares mecânicos de Daniela Campos, passamos em revista os três primeiros dias de competição, onde a Grã-Bretanha tem ditado a lei.

Dia 1: O susto de Salgueiro e o Arranque atribulado

O arranque da competição, no domingo, trouxe o momento mais dramático da expedição portuguesa. Na prova de Eliminação, Miguel Salgueiro fazia a sua estreia em Europeus e, quando lutava pelo “top-10” a cerca de dez minutos do fim, viu-se envolvido numa queda aparatosa causada por um adversário neerlandês. O incidente resultou em múltiplas fraturas na região torácica e no abandono forçado do português. O triunfo nesta diciplina acabou por sorrir ao dinamarquês Tobias Hansen, que bateu o alemão Tim Torn Teutenberg.

No setor feminino, Daniela Campos foi a única representa no Scratch. Numa prova de dez quilómetros disputada a ritmo elevado, a portuguesa esteve bem até faltarem cinco voltas, momento em que foi prejudicada taticamente, terminando em 18ª posição. O ouro foi para a belga Hélène Hesters, que brilhou com um ataque ousado na fase final.

A nível internacional, o primeiro dia consagrou ainda a França na Velocidade por Equipas masculina (vitória sobre a Grã-Bretanha) e a Alemanha no setor feminino.

Dia 2: A resposta de carácter e a chuva de Recordes

Depois do choque inicial, a Seleção Nacional apresentou-se de “cara lavada” na segunda-feira. Diogo Narciso foi o grande protagonista na Corrida por Pontos. O ciclista gondomarense realizou uma exibição de enorme sacrifício, conseguindo dobrar o pelotão por três veze. Apesar de algum desastre intermédio, fechou a prova num honroso oitavo lugar, numa corrida dominada pelo alemão Tim Torn Teutenberg.

A mesma posição (oitavo lugar) oi alcançada por Daniela Campos na Eliminação. Demonstrando maturidade e frieza, a algarvia lutou ombro a ombro com a elite mundial, cedendo apenas na fase decisiva de uma prova ganha pela inevitável campeã mundial, a belga Lotte Kopecky.

Esta foi também o dia de recordes na pista turca. A Dinamarca (Masculinos) e a Grã-Bretanha (Femininos) estabeleceram novos recordes do mundo na Perseguição por Equipas, conquistando os respetivos lugares de ouro. No Contrarrelógio (1km), o britânico Joe Truman voou para o título com um novo recorde nacional de 57.541 segundos.

Dia 3: O pedal traiçoeiro e o domínio britânico

A jornada de ontem (terça-feira) trouxe novos dissabores. No Ommnium feminino, Daniela Campos, mantinha-se regular após o Scratch (12º lugar) e a Corrida Tempo (14º), mas a prova de Eliminação foi fatal. Um problema mecânico – o pé saltou do pedal no arranque – impediu-a de disputar a corrida, sendo a primeira eliminada. Terminou o Omnium no 17º Posto O título europeu ficou entregue à britânica Anna Morris, que demonstrou consistência de ouro para superar a norueguesa Anita Yvone Stenber e a belga Shari Bossuyt.

No Scractch masculino, Diogo Narciso tentou contrariar a lógica do sprint com movimentações ofensivas, mas o pelotão anulou todas as fugas. O português foi 19º, assistindo à vitoria do suíço Alex Vogel, que bateu sobre a meta Ilya Savekin (Prata) e o neerlandês Vicent Hoppezak (Bronze).

O terceiro dia confirmou ainda a hegemonia da Grã-Bretanha na velocidade. Na final feminina de Sprint, Emma Fincuane levou o ouro num duelo com a compatriota Sophie Capewell, com Alina Lysenko a fechar o pódio. Já na perseguição Individual masculina, o título viajou para os ombros de Lev Gonov, que derrotou o dinamarquês Robin Juel Skivild, deixando o bronze para o italiano Renato Favero.

O que aí vem: Esta quarta-feira as esperanças renovam-se com a entrada em cena de Iúri Leitão. O campeão do mundo inicia a sua participação no Omnium às 11h30, o Scratch para as 12h30 e a corrida de tempo para as 14h05, a eliminação para as 15h35 e a corrida por pontos para as 17h, carregando a responsabilidade de transformar o azar luso em medalhas. Daniela Campos regressa à pista para a Corrida por Pontos, por volta das 17h55

Subscreve!

Artigos Populares

Mário Branco suspenso 30 dias e com multa superior aos 10 mil euros depois de palavras no Arouca x Benfica: «Eu vou começar a...

Mário Branco foi suspenso e terá pela frente uma multa. Em causa, declarações dirigidas a José Bessa, árbitro do Arouca x FC Porto.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do FC Porto e dos jogos da Europa League e da Conference League

O Ranking UEFA voltou a sofrer alterações durante esta quinta-feira, com Portugal a conseguir mais pontos.

Gverreiros apresentam a resposta que a eliminatória pediu | Braga 4-0 Ferencváros

O carimbo para os quartos-de-final da Europa League não foi fácil de adquirir, mas a resposta dos gverreiros em Braga não deixou quaisquer dúvidas sobre qual das equipas mereceu mais a passagem à próxima fase

Sebastian Hoeness considera resultado injusto e deixa mensagem: «Espero que o Francesco Farioli e o FC Porto vençam a Liga»

Sebastian Hoeness analisou o duelo da segunda mão dos oitavos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Estugarda no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli e a exibição de Diogo Costa: «Foi a melhor maneira de celebrar e honrar a memória do Silvino»

Francesco Farioli analisou o duelo da segunda mão dos oitavos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Estugarda no Estádio do Dragão.

Victor Froholdt marcou golaço pelo FC Porto e admite: «Tivemos dificuldades em alguns momentos, mas temos de estar orgulhosos das nossas exibições»

Victor Froholdt analisou o duelo da segunda mão dos oitavos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Estugarda no Estádio do Dragão.

William Gomes e a vitória do FC Porto: «Sabíamos que ia ser um jogo de duelos. Foi difícil como o jogo de ida, mas...

William Gomes analisou o duelo da segunda mão dos oitavos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Estugarda no Estádio do Dragão.