Publicidade

Gent-Wevelgem: Mais um sprint nas clássicas?

José Baptista · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Continuam as clássicas do norte e para a Gent-Wevelgem já teremos um percurso algo mais seletivo que o da Driedaagse, ainda que uma chegada compacta continue a ser o cenário mais provável.

As ciclistas enfrentarão quatro setores de paralelo e algumas colinas, abrindo espaço para ataques e cortes, mas os últimos 30 quilómetros planos dão boas perspetivas de reagrupamento.

Prova histórica, só tem versão feminina desde 2014 e que nas primeiras edições foi da categoria mais baixa (.2) passando a World Tour apenas em 2016. Na época transata, tivemos uma discussão ao sprint com Marta Bastianelli a levar a melhor sobre Jolien D’Hoore e Lisa Klein.

Depois do triunfo de 2018, a italiana campeã europeia regressa com igual favoritismo, até pela excelente forma deste início de época, que a vê liderar a Geral do World Tour. Como habitual, a principal concorrência será da Boels-Dolmans, liderada por uma Chantal Blaak que terá de atacar de longe e com Pieters e Dideriksen como opções para o sprint.

Marta Bastianelli lidera o World Tour desde a segunda prova
Fonte: Foto UCI/Edição Bola na Rede

Os outros dois colossos coletivos são a Trek-Segafredo e a Sunweb. A primeira conta com Lepisto para o sprint e Van Dijk para atacar à distância e conta ainda com Paternoster e Longo Borghini como segundas linhas capazes de também entrar na discussão, enquanto a segunda deverá apostar em levar a corrida para o risco com Coryn Rivera, mas tendo em Mackaij, Brand e Kirchmann opções para qualquer cenário.  

As três mais rápidas na Driedaagse Brugge-De Panne, Wild, Wiebes e Kopecky também estarão em ação e com alguma dose de favoritismo.

Finalmente, falta apenas mencionar a holandesa Marianne Vos. A líder da CCC-Liv sabe fazer tudo bem e já demonstrou estar em forma, pelo que deve ser tida em conta.

Depois da participação ofensiva na Driedaagse, a portuguesa Daniela Reis voltará a estar presente pela Doltcini-van Eyck Sport, que volta a ter em Pascale Jeuland-Tranchant a principal esperança para um resultado de relevo, mas cuja principal forma de atuar deverá ser a tentativa de integrar as fugas madrugadoras.

Favoritas

*** Coryn Rivera, Marta Bastianelli

** Lotta Lepisto, Lorena Wiebes

* Chantal Blaak, Kirsten Wild

Foto de Capa: Gent-Wevelgem 

José Baptista

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.