Giro d’Itália 2017 – A Confirmação de Dumoulin

- Advertisement -

Vincenzo Nibali continua a somar pódios nas grandes voltas e a mostrar uma consistência impressionante no que diz respeito às 3 maiores corridas no ciclismo internacional. Mesmo assim, o “Tubarão” já não mostra conseguir estar a dar “dentadas” tão fortes quanto as que costumava dar. Além de fazer menos diferença nas montanhas do que em anos anteriores, também vimos o italiano a não “arrasar” tanto nas descidas como costuma fazer (de qualquer das formas, continuou a ser o melhor nessa vertente, neste Giro, sem qualquer dúvida).

O homem da Bahrain Merida parece estar numa fase já mais descendente da sua carreira, mas convém salientar que ainda é capaz de estar com os melhores e descer como o melhor. Aquela etapa 16 – a etapa rainha – foi realmente prova disso. E, por fim, há que continuar a destacar a sua técnica em cima da bicicleta, sendo quase como um daqueles elementos que vemos e dizemos que “até parece fácil”…mas não é e é só para os melhores, como Nibali.

Quem também fez uma boa prova foi Thibaut Pinot. É verdade, não terminou no pódio, mas esteve, até ao fim, na discussão pela vitória final e, não fosse uma abordagem má aos contrarrelógios que teve, poderia ter sido o grande vencedor…Mas é mesmo um facto de que o francês talvez tenha “retrocedido” um pouco no que diz respeito à sua evolução nesta mesma vertente.

Em relação aos vencedores das camisolas, há que destacar Fernando Gaviria, que, aos 22 anos, já venceu 4 etapas na mesma prova do Giro e ainda conseguiu a camisola dos pontos. Um feito bastante notável para o jovem colombiano, que mostrou ser realmente o mais forte, desta edição, ao sprint.

Fernando Gaviria foi um dos destaques do Giro Fonte: Giro d'Itália
Fernando Gaviria foi um dos destaques do Giro
Fonte: Giro d’Itália

Mikel Landa foi o grande vencedor da camisola da montanha e, para mim, se existisse um prémio de “mais combativo”, ele teria ido para o Landa (com Rui Costa em segundo e, talvez, Pierre Rolland em terceiro). Bob Jungels impressionou na estrada e controlou na sua especialidade, o contrarrelógio, conseguindo, então, no último dia, tirar a camisola ao próprio Adam Yates.

Por fim, com quase 1 hora de avanço sobre o segundo classificado, temos a Movistar como vencedora da categoria de melhor equipa, à frente da AG2R e da FDJ. A equipa espanhola terá de ser considerada uma das derrotadas da Volta a Itália, principalmente porque, apesar da incrível equipa que tinham e do prémio, pareciam mais preocupados em garantir etapas em fuga para a equipa segurar a enorme vantagem que tinham, em vez de poder a construir algo forte à volta de Quintana.

Jan Hirt e Jan Polanc formaram um duo de “Jan’s” e conquistaram o seu espaço neste pelotão com incríveis nomes do ciclismo mundial. Domenico Pozzovivo voltou à alta-roda do ciclismo depois de, em 2014, ter feito a sua última grande classificação no Giro, com um 5.º lugar (desta vez, terminou em sexto). Grande temporada, até agora, do italiano, que parece em forma para conquistar o que vier dali para a frente.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Sociedad já pensa em despedir Sergio Francisco e tem 2 alvos em cima da mesa

A Real Sociedad procura por um novo treinador e já há dois nomes referenciados que treinaram grandes clubes em Espanha e Itália.

Manchester United de Ruben Amorim quer renovar com Harry Maguire

O Manchester United já iniciou conversações com Harry Maguire para a renovação do contrato do internacional inglês.

Jordan Henderson e a chamada à Seleção Inglesa: «Perguntem à equipa técnica e jogadores se sou uma ‘cheerleader’»

Jordan Henderson respondeu à contestação suscitada pelo facto de ter sido chamado à seleção de Inglaterra por Tomas Tuchel.

Rio Ferdinand faz confissão sobre trabalho de Ruben Amorim no Manchester United

Rio Ferdinand admitiu que Ruben Amorim poderia ter sido despedido caso não tivesse vencido o Sunderland na 7.ª jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Fonseca fala sobre internacional português: «Poderia ser Bola de Ouro, mas as coisas são como são»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou sobre Rafael Leão, avançado que orientou no AC Milan.

Frenkie de Jong critica Villarreal x Barcelona nos Estados Unidos da América: «Depois estamos sempre a reclamar do calendário»

Frenkie de Jong deixou críticas à decisão de permitir que o Villarreal x Barcelona seja disputado nos Estados Unidos da América.

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «Um dia gostava de treinar a seleção da Ucrânia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.