La Vuelta #1: “Canibal” belga dá a primeira dentada na concorrência

- Advertisement -

REMCO NA POLE POSITION, JAY VINE A DAR ESPETÁCULO E MADS PEDERSEN DE VERDE

Ao dia de hoje, foram vários os atletas que vestiram de vermelho (símbolo da liderança) durante a 77ª edição da “La Vuelta”. Após o contrarrelógio por equipas, vencido pela Jumbo-Visma, Robert Gesink, Mike Teunissen, Edoardo Affini e Primoz Roglic estiveram na tão ansiada pole position. Seguiu-se Rudy Molard (Groupama-FDJ), que beneficiou de uma fuga e da decisão tática da equipa holandesa para subir a liderança, isto antes de Remco Evenepoel tomar por assalto a liderança na primeira chegada em alto e nunca mais a perder até então.

E porque a corrida em si não depende apenas de uma luta, as três etapas iniciais, realizadas em solo holandês, testemunharam uma dupla oportunidade para os sprinters puros em competição, começando-se a construir uma luta a dois pela classificação por pontos: Sam Bennet (BORA-Hansgrohe) e Mads Pedersen (Trek-Segafredo). Nas chegadas a Utrecht e Breda, foi o sprinter irlandês da equipa alemã que bateu o antigo campeão do mundo de elites, que nunca conseguiu igualar a potência do seu adversário, assim como Tim Merlier ou Pascal Ackermann, grandes nomes do sprint que não têm estado no seu melhor.

“Capa de revista” são também os homens que liquidaram vitórias em etapa fruto de uma fuga, e falamos já de cinco etapas que tiveram um final deste género. Marc Soler, em Bilbao, colocou um fim ao jejum espanhol em vitórias por etapa em grandes voltas, que já durava há 121 etapas, ao passo que Jesús Herrada, da Cofidis, conquistou a segunda para “Nuestros Hermanos”. Neste capítulo, ainda assim, o maior nome, pelas prestações impressionantes nas altas pendentes espanholas, foi o de Jay Vine.

Em San Miguel de Aguayo e Colláu Fancuaya, o australiano da Alpecin-Deceuninck inseriu-se na fuga, resistiu à ameaça dos favoritos e foi o homem mais forte em ambos os dias. O ciclista com um passado formidável no “Zwift” deu nas vistas, assim como um dos nomes que constaram no último top10 da Volta a França: Louis Meintjes (Intermaché Wanty-Gobert), que venceu a última etapa antes do dia de descanso naquela que está a ser a melhor época da sua carreira.

Sobra apenas mencionar a vitória de Primoz Roglic no quilómetro final acidentado em Laguardia, na quarta etapa, antecipando um estado de forma que… não se veio a confirmar. O titã esloveno aparenta estar uns furos abaixo do usual, explicando-se essa realidade através da preparação conturbada após a queda na Volta a França. Ao contrário do que se pensava, foram Remco e Enric Mas os homens mais fortes da primeira semana.

Nos duelos até agora registados não se notabilizaram grandes ataques, mas sim diferenças de ritmo em altas pendentes, e onde o prodígio Belga esteve acima de todos os outros. Com o contrarrelógio após o dia de descanso, Remco Evenepoel pode chegar a meio da prova com cerca de três minutos de diferença para o segundo classificado.

Ainda assim, espera-se mais de Roglic, assim como Carlos Rodriguez, Simon Yates e a dupla João Almeida e Juan Ayuso podem ter algo a dizer na luta pelo pódio, caso Remco continue a consolidar a sua vantagem rumo à vitória na Vuelta.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta comenta despedimento de Thomas Frank e elogia Viktor Gyokeres: «Acho que tudo melhorou e agora está a dar certo»

Mikel Arteta fez a antevisão do Brentford x Arsenal. Técnico falou de Viktor Gyokeres e de Thomas Frank.

Irmão de Paul Pogba aborda estado físico do internacional francês: «É frustrante, não só para ele»

O irmão de Paul Pogba abordou o estado físico do médio francês e confessou as dificuldades sentidas na recuperação.

Matheus Reis já está na Rússia e tem número de camisola e data de arranque de trabalhos no CSKA Moscovo definidos

Matheus Reis já está na Rússia e prepara-se para assinar com o CSKA Moscovo. Defesa vai usar o número 2.

Francisco Conceição volta aos treinos na Juventus e dá bons sinais na recuperação da lesão

Francisco Conceição poderá ser opção para o Inter Milão x Juventus. Extremo português voltou aos trabalhos com o grupo.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid pondera vender jogador que ainda nem comprou por propostas de 80 milhões de euros

Nico Paz vai ser repatriado pelo Real Madrid, mas pode nem sequer voltar a jogar pelos merengues. Espanhóis abertos a venda choruda.

FC Gaia x Sporting de Andebol adiado devido ao mau tempo e já com nova data

O Sporting viu o seu jogo contra o FC Gaia adiado por culpa do mau tempo. Partida de andebol já foi reagendada.

Casemiro recorda os melhores golos da carreira e destaca um ao serviço do FC Porto: «Colocaria no meu top-5»

Casemiro recordou um dos melhores golos da sua carreira com a camisola do FC Porto, num encontro frente ao Basileia.