📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ligados à Volta #2: Davide Appollonio vence primeira etapa em linha

- Advertisement -

A primeira etapa em linha da Volta a Portugal teve ligação entre Miranda do Corvo e Leiria, numa extensão de 174.7 quilómetros. Marcou a estreia de Miranda do Corvo como zona de partida de uma Volta. Em Leiria, a Volta a Portugal já teve três chegadas, mas foram todas elas sempre em contrarrelógio individual. Com um teórico final para os sprinters, estes teriam que estar bem colocados depois da última rotunda, que antecedia a reta da meta (cerca de 600 metros), para chegar à vitória. O italiano Davide Appollonio venceu ao sprint este ano a primeira etapa em linha.

Fonte: Volta a Portugal

Desde cedo que tivemos uma fuga, foram quatro homens que procuraram atacar, mal a etapa tinha começado. David Ribeiro (LA Alumínios-La Sport), Peio Goikoetxea (Equipo Euskadi), Mathias Reutmann (Swiss Racing Academy) e Gaspar Gonçalves (Miranda-Mortágua). A diferença da fuga rapidamente aumentou para mais de doze minutos, devido à fraca velocidade imposta no pelotão. Na passagem pela primeira Meta Volante da Volta, na serra da Lousã, Gaspar Gonçalves foi o primeiro a passar, seguido de David Ribeiro e de Goikotxea. O espanhol Goikotxea viria a ganhar três contagens de montanha, tornando-se assim no primeiro rei da montanha desta edição da Volta.

Com o trabalho da equipa do líder, a W52-FC Porto, o tempo caiu para os sete minutos.  Mais tarde a equipa da Vito-Feirense-PNB ajudou na perseguição, com o intuito de levar João Matias à vitória na etapa, retirando muito tempo à frente da corrida. A Euskadi-Murias e a Caja Rural quiseram dar também uma ajuda para acabar de vez com a fuga. Com Goikotxea e David Ribeiro para trás, só restavam na frente o suíço e o português do Miranda-Mortágua, que foram alcançados nos últimos dois quilómetros de corrida.

Na entrada dos últimos três quilómetros, o líder da Arkéa-Samsic, Brice Feillu, acabou por ter um percalço, mas foi avisado de pronto pelo comissário de corrida que não iria perder tempo, isto porque, já se encontrava dentro dos 3000 mil metros finais e a partir daqui os tempos são iguais aos do primeiro grupo que cortar a meta.

Um pouco mais à frente, houve uma queda em que ficaram envolvidos vários elementos da Efapel, incluindo o líder Jóni Brandão, mas também o camisola amarela Samuel Caldeira, que acabou por manter a liderança, visto que a queda ocorreu nos últimos dois quilómetros.

O sprint foi lançado pela equipa da Israel Cycling Academy, que entraram a comandar o pelotão na viragem para a meta, com August Jensen a lançar o sprint, Davide Appollonio acabou por responder vindo de trás, batendo toda a concorrência. Em segundo lugar ficou Daniel Mestre (W52-FC Porto) e em terceiro Matteo Malucelli da Caja Rural.

Samuel Caldeira, o camisola amarela, esteve envolvido numa queda, mas nada aconteceu ao mesmo
Fonte: Volta a Portugal

Na geral individual, não houve grandes mexidas nesta etapa. A assinalar no top 10, a troca de lugares de João Matias e de Daniel Mestre, que trocaram o décimo e o nono lugar entre si.

Nota ainda para a desistência de Fabio Duarte (Medellin), que caiu no prólogo, fraturando a clavícula e não partiu para a etapa em Miranda do Corvo. Óscar Sevilla caiu hoje também e ficou com algumas escoriações no corpo. O espanhol de 42 anos acabou por ir várias vezes ao carro no dia de hoje para saberem qual era a sua situação médica. A Medellín que apenas inscreveu seis ciclistas, em sete possíveis, ficou privada de Fabio Duarte e os problemas a continuarem, agora com Sevilla.

Top 10 da etapa 1:

Davide Appollonio (Amore& Vita-Prodir) 4h:47m:08s

2º Daniel Mestre (W52-FC Porto) m.t

Matteo Malucelli (Caja Rural) m.t

August Jensen (Israel Cycling Academy) m.t

Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) m.t

6º Alexander Grigoryev (Sporting-Tavira) m.t

7º Lukas Ruegg (Swiss Racing Academy) m.t

8º Marco Tizza (Amore&Vita-Prodir) m.t

9º Mikel Aristi (Euskadi Murias) m.t

10º Bram Welten (Team Arkéa-Samsic) m.t

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira explica substituições no Sporting x Glasgow City e atira: «As jogadoras superaram-se e ganhámos com toda a justiça para chegar aos quartos-de-final»

Micael Sequeira falou após o triunfo do Sporting frente ao Glasgow City por 3-1, nos oitavos de final da Taça Europa. O técnico explicou as alterações efetuadas na partida.

Ivan Baptista lamenta desaire do Benfica frente ao Paris FC: «O resultado não reflete o que jogámos e foi desapontante»

Ivan Baptista lamentou a derrota do Benfica frente ao Paris FC, na quarta jornada da fase de liga da Champions League Feminina.

Real Madrid pode recontratar médio espanhol por 13,5 milhões de euros

O Real Madrid está a acompanhar com interesse o desenvolvimento de Chema Andrés. O médio espanhol foi transferido para o Estugarda, mas pode ser recontratado.

Barcelona pode pagar 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Barcelona está na disposição de pagar 30 milhões de euros por Rayan. O avançado de 19 anos tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros com o Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana dá conta de uma informação importante sobre o futuro de Rui Patrício

A imprensa italiana está a avançar que Rui Patrício pode fechar a carreira nos próximos dias. O guarda-redes português está sem clube desde o verão.

Custou cerca de 25 milhões de euros ao Chelsea e está a avaliar a saída já no mercado de janeiro

O Chelsea pode ver confirmada a saída de Filip Jorgensen no mercado de janeiro. O guarda-redes dinamarquês é o habitual suplente nos blues.

Salários em atraso e bloqueio da FIFA agitam Portimonense

O Portimonense não paga salários há dois meses e o plantel já protestou. Já a FIFA, impediu os algarvios de registar novos contratos.