📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ligados à Volta #6: Marco Tizza vence etapa na Guarda

- Advertisement -

A etapa número cinco marcava a ligação entre Oliveira do Hospital e a Guarda, numa extensão de 158 quilómetros. Etapa com bastante calor para os ciclistas, o que levava a uma atenção redobrada na hidratação. Três contagens de montanha, uma quarta categoria em Canas de Senhorim, segunda categoria na Guarda e a última contagem a coincidir com a meta na Guarda, esta de terceira categoria. As metas volantes estariam presentes em Nelas, Gouveia e Celorico da Beira.

Esta é a sétima chegada à Guarda, que a Volta a Portugal faz. A última foi em 2017, etapa ganha por Amaro Antunes. Este ano foi a vez do italiano Marco Tizza carimbar com a vitória na subida final da Guarda.

Fonte: Volta a Portugal

Esta etapa ficou marcada pelo sucesso da fuga, com oito ciclistas em destaque. Houve muitas equipas interessadas em estar na frente da corrida, no entanto, a fuga só conseguiu escapar do pelotão depois dos 50 quilómetros decorridos.

Alejandro Marque e David Livramento (SCP-Tavira), Marco Tizza (Amore&Vita-Prodir), João Matias (Vito-Feirense-PNB), Óscar Sevilla (Medellín), Domingos Gonçalves (Caja-Rural), Thibault Guernalec (Team Arkéa-Samsic) e Zakary Dempster (Israel Cycling Academy) marcaram a fuga do dia.

O ritmo do pelotão era baixo, sem que a W52-FC Porto tivesse a preocupação de perseguir, visto que os homens da frente estavam muito atrasados na geral individual. A diferença ultrapassou os cinco minutos e a Rádio Popular Boavista colocou-se ao trabalho. Quando a formação boavisteira se afastou da frente do pelotão, a fuga estabilizou a vantagem e percebeu-se aqui, que provavelmente iria vingar.

Muitas equipas passaram pela frente, mas nenhuma procurou assumir o trabalho em definitivo na frente do pelotão. Algumas equipas com sprinters tinham homens na frente, logo não procuraram trabalhar para que o final fosse realizado ao sprint.

No grupo dos fugitivos, o italiano Marco Tizza foi o destaque. Escapou dos seus colegas na subida final, sem que estes conseguissem alcançar a sua roda novamente. Marque ainda tentou agarrar o ciclista da Amore & Vita, mas revelou-se uma tarefa árdua. No final foi Tizza quem festejou, dando a segunda vitória na Volta a Portugal à formação letã.

Em segundo lugar ficou Marque, ele que foi um dos azarados da etapa da Torre, onde perdeu mais de oito minutos para os primeiros. No último lugar do pódio ficou Zakari Dempster, que chegou 23 segundos atrasado.

Na subida final, os homens do pelotão e da geral, colocaram-se na frente com o intuito de não perderem tempo. A equipa portista acelerou o ritmo, mas foi incapaz de segurar Jóni Brandão que recuperou dois segundos em relação a Gustavo Veloso, ganhou quatro segundos a De Mateos e a João Rodrigues.

Gustavo Veloso mantém a liderança da amarela no final do dia, com 15 segundos de vantagem para o seu colega João Rodrigues. Em terceiro lugar aparece De Mateos a 22 segundos, seguido pelos dois homens da Efapel, Jóni Brandão a 25 segundos e Henrique Casimiro a 45 segundos. Depois vem Edgar Pinto, mas já leva mais de 1 minuto de atraso.

Daniel Mestre (W52-FC Porto) lidera a camisola dos pontos, Emanuel Duarte (LA Alumínios) continua com a camisola branca da juventude. David Ribeiro passou para primeiro lugar na montanha e a W52-FC Porto lidera na classificação por equipas.

Amanhã será dia de descanso na Volta, com a competição a voltar na quarta-feira, com a etapa entre Torre de Moncorvo e Bragança.

Top 10 da etapa 5:

1º Marco Tizza (Amore & Vita- Prodir) 4h:02m:53s

Alejandro Marque (Sporting-Tavira) +0:11s

Zak Dempster (Israel Cycling) +0:23s

Guernalec (Arkéa-Samsic) +0:28s

João Matias (Vito-Feirense-Pnb) +0:30s

Óscar Sevilla (Medellín) +0:33s

Domingos Gonçalves (Caja-Rural) +0:43s

8º David Livramento (Sporting-Tavira) +1m:34s

Jóni Brandão (Efapel) +1m:44s

10º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) +1m:46s

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulinho volta a decidir e aproxima Toluca das meias-finais da Liga Mexicana Apertura

Paulinho voltou a estar em destaque no Toluca. O avançado internacional português marcou na vitória do Toluca frente ao Juárez.

Thomas Frank diz que Vitinha vai ganhar a próxima Bola de Ouro: «Uau! É o melhor médio do mundo»

Thomas Frank teceu rasgados elogios para Vitinha. O treinador do Tottenham falou após a derrota da sua equipa frente ao PSG.

Luis Enrique pede Bola de Ouro para Vitinha e médio português atira: «O melhor ainda está para vir»

Vitinha foi autor de uma das melhores exibições desta jornada da Champions League e fez um hat-trick. O médio internacional português falou e foi muito elogiado por Luis Enrique.

Rodrigo Ribeiro descarta falar das contas na Champions League e garante: «Quero jogar, seja aqui, ou na equipa B»

Rodrigo Ribeiro analisou o jogo entre o Sporting e o Club Brugge. Leões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges deixa boa notícia para o Sporting e mensagens para Matheus Reis e Iván Fresneda: «Tem crescido imenso»

Rui Borges analisou, em conferência de imprensa, o duelo entre o Sporting e o Club Brugge. Leões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Champions League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Sabíamos que o homem a homem ia dar-nos algum espaço»

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Club Brugge. Leões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Champions League.

Nicky Hayen responde ao Bola na Rede: «O Quenda é mais rápido por isso tínhamos de ter cuidado e trocamos o lado da pressão»

Nicky Hayen analisou o duelo entre o Sporting e o Club Brugge. Leões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Champions League.