Francisco Neto responde ao Bola na Rede após goleada de Portugal sobre a Letónia: «Foi acima de tudo ajustar um bocadinho os posicionamentos»

- Advertisement -

Portugal venceu a Letónia por 5-0 num jogo a contar para a qualificação para o Mundial 2027. Francisco Neto respondeu a uma questão do Bola na Rede.

A Seleção Nacional Feminina venceu por 5-0 a Letónia esta sexta-feira, dia 5 de junho, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril. Com esta vitória, chega aos 15 pontos no grupo e reforça o 1º lugar. Por sua vez, a Letónia mantém-se sem vitórias e continua com 0 pontos.

Francisco Neto, selecionador nacional, respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Bola na Rede: Portugal criou perigo durante toda a primeira parte, principalmente pela ala direita, através da Catarina Amado a explorar muito o um para um e os cruzamentos. Queria perguntar o que é que mudou ao intervalo, e se os golos logo no início da primeira parte também ajudaram a equipa a tranquilizar.

Francisco Neto: Sim, sem dúvida que ajudou. Aquilo que nós falámos com a Catarina e mesmo com a Neli – e depois vocês viram que há um golo que nasce na assistência também da Nelly – foi que queríamos servir não no ar, mas no chão. Queríamos, sempre que fosse possível, ter uma bola rápida, e isso é um timing às vezes, porque quando serves no ar é porque deixaste que a linha defensiva se ajustasse e roubasse apoios, e então é difícil. Mas nós percebemos que havia timing de entrada na bola um bocadinho mais cedo e aquilo que nós fomos solicitando à Catarina e à Neli foi que, se tiverem a oportunidade de jogar no um para um, não há problemas. Como as coberturas estão a chegar atrasadas e as jogadoras delas estão a ficar um bocado fatigadas, apostem no um para um sem problemas nenhuns. A média fica um bocadinho por trás para ter esse espaço e depois o timing tinha que ser logo rápido. Nós até temos outra bola da Jéssica a poder servir a Linete dessa maneira, porque a linha defensiva estava a ficar atrasada e o espaço entre o guarda-redes e a linha defensiva estava a surgir. E na primeira parte temos um lance assim em que a Capeta quase que faz golo. Era mais por aí que nós queríamos andar, porque era uma bola que ia dar muita dificuldade. As jogadoras delas salvas não têm nenhum pé esquerdo, qualquer bola ao lado da Catarina ou ia para a baliza ou ia dar canto. Ou seja, nós íamos insistir nesse tipo de pormenores. Foram estas pequenas coisinhas que nós ajustámos, não foi mudar muito, foi acima de tudo ajustar um bocadinho estes posicionamentos. Claro, depois os golos tranquilizam. Já tivemos muitos jogos no passado onde criávamos muitas oportunidades e ficávamos um bocadinho desesperados ou ansiosos e mudávamos a forma de jogar. Desta vez não, a maturidade permitiu-nos gerir a situação, e como é lógico, marcar cedo tranquiliza sempre e depois as coisas fluíram de outra maneira.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão: «A equipa está mais tranquila»

Rafael Leão realizou a antevisão ao encontro entre Portugal e a Colômbia, jogo da terceira jornada da fase de grupos do Mundial 2026.

Fabrizio Romano dá novidades sobre a ida de Gonçalo Ramos para o AC Milan: italianos devem pagar 74 milhões de euros fixos

Fabrizio Romano deu novidades em relação à transferência de Gonçalo Ramos para o AC Milan, deixando o PSG a título definitivo.

Mercado: avançado brasileiro novamente apontado ao Benfica

Kaio Jorge está a ser apontado ao Benfica. O brasileiro é visto como uma alternativa às atuais opções do plantel.

Ousmane Dembélé mostra Bola de Ouro e faz hat-trick na goleada da França contra a Noruega e Senegal goleia para entrar no grupo dos...

A França não poupou e bateu a Noruega na última jornada do Grupo I. O Senegal goleou o Iraque para se meter bem colocado na corrida pelos terceiros lugares.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: excedentário também interessa a clubes de ligas de topo

Gustavo Varela não entra nos planos do Benfica e soma vários interessados para uma mudança do ponta de lança português.

Não é só Gonçalo Ramos: Jorge Mendes quer colocar mais um jogador no AC Milan de Ruben Amorim

O AC Milan está perto de contratar Gonçalo Ramos no mercado de verão. Marc Casadó também pode chegar ao San Siro.

FC Porto define plano para Deniz Gul

O FC Porto definiu que Deniz Gul não tem de se apresentar no Olival no dia 1 de julho, gozando de uns dias de férias.