📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Não, o Ciclismo não é um desporto de drogados

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades“O Ciclismo é um desporto de drogados”, todos nós já ouvimos ou lemos isto pelo menos uma vez na vida. No dia 13 de dezembro, o mundo desportivo acordou com a bomba de que Chris Froome teria sido apanhado com doping na Vuelta. Ou seja, o melhor ciclista da atualidade de provas de três semanas foi apanhado nas malhas do doping, um assunto tão recorrente no Ciclismo e que, agora, está também em voga com a Rússia e o seu escândalo desportivo.

Não sei se Froome usa doping ou não, só a contra análise o vai provar, mas acredito que tal aconteça. Os rumores eram muitos e a Sky é vista por muitos como a nova US Postal, equipa de Lance Armstrong, que todos sabemos como acabou.

No entanto, não acredito que “o Ciclismo é um desporto de drogados” – todos os desportos o são, mas só o Ciclismo tem real interesse em averiguar quem usa doping, e não é preciso recuar muito para termos provas do que escrevo.

A Operacion Puerto foi um dos maiores escândalos de doping de sempre, apanhando muitos ciclistas como Ivan Basso e Alejandro Valverde, mas também Michele Scarponi, Tyler Hamilton ou Óscar Sevilla, além de outros ciclistas já retirados na altura, como Jan Ullrich. Os portugueses Nuno Ribeiro e Sérgio Paulinho também foram apanhados no escândalo.

Ivan Basso estava a tornar-se um dos grandes nomes do Ciclismo Mundial Fonte: Politikon
Ivan Basso estava a tornar-se um dos grandes nomes do Ciclismo Mundial quando foi apanhado com doping
Fonte: Politikon

Mas por que estou a falar neste caso de doping para defender o Ciclismo? Porque enquanto o Ciclismo quis investigar tudo e todos os nomes falados no caso, outras modalidades preferiram deixar passar os casos, como o Ténis, que quis abafar um possível caso de doping de Rafael Nadal, através do Ministro do Desporto espanhol; no Futebol, Eufemiano Fuentes, um dos médicos envolvidos no escândalo, confirmou que trabalhou com Real Madrid FC, FC Barcelona, Real Bétis e Valência CF. No Atletismo, o médico também foi associado a vários atletas de topo espanhol, assim como no Boxe, com um boxeur espanhol e outro francês importantes no meio.

Ou seja, temos cinco modalidades com atletas ou clubes envolvidos, mas só no Ciclismo existiu coragem para culpar os ‘drogados’. No Futebol, abafou-se o caso o máximo possível, com o médico a dizer por várias vezes que foi ameaçado de morte por elementos dos clubes visados, caso não viesse desmentir o que tinha dito antes.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.