Não, o Ciclismo não é um desporto de drogados

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades“O Ciclismo é um desporto de drogados”, todos nós já ouvimos ou lemos isto pelo menos uma vez na vida. No dia 13 de dezembro, o mundo desportivo acordou com a bomba de que Chris Froome teria sido apanhado com doping na Vuelta. Ou seja, o melhor ciclista da atualidade de provas de três semanas foi apanhado nas malhas do doping, um assunto tão recorrente no Ciclismo e que, agora, está também em voga com a Rússia e o seu escândalo desportivo.

Não sei se Froome usa doping ou não, só a contra análise o vai provar, mas acredito que tal aconteça. Os rumores eram muitos e a Sky é vista por muitos como a nova US Postal, equipa de Lance Armstrong, que todos sabemos como acabou.

No entanto, não acredito que “o Ciclismo é um desporto de drogados” – todos os desportos o são, mas só o Ciclismo tem real interesse em averiguar quem usa doping, e não é preciso recuar muito para termos provas do que escrevo.

A Operacion Puerto foi um dos maiores escândalos de doping de sempre, apanhando muitos ciclistas como Ivan Basso e Alejandro Valverde, mas também Michele Scarponi, Tyler Hamilton ou Óscar Sevilla, além de outros ciclistas já retirados na altura, como Jan Ullrich. Os portugueses Nuno Ribeiro e Sérgio Paulinho também foram apanhados no escândalo.

Ivan Basso estava a tornar-se um dos grandes nomes do Ciclismo Mundial Fonte: Politikon
Ivan Basso estava a tornar-se um dos grandes nomes do Ciclismo Mundial quando foi apanhado com doping
Fonte: Politikon

Mas por que estou a falar neste caso de doping para defender o Ciclismo? Porque enquanto o Ciclismo quis investigar tudo e todos os nomes falados no caso, outras modalidades preferiram deixar passar os casos, como o Ténis, que quis abafar um possível caso de doping de Rafael Nadal, através do Ministro do Desporto espanhol; no Futebol, Eufemiano Fuentes, um dos médicos envolvidos no escândalo, confirmou que trabalhou com Real Madrid FC, FC Barcelona, Real Bétis e Valência CF. No Atletismo, o médico também foi associado a vários atletas de topo espanhol, assim como no Boxe, com um boxeur espanhol e outro francês importantes no meio.

Ou seja, temos cinco modalidades com atletas ou clubes envolvidos, mas só no Ciclismo existiu coragem para culpar os ‘drogados’. No Futebol, abafou-se o caso o máximo possível, com o médico a dizer por várias vezes que foi ameaçado de morte por elementos dos clubes visados, caso não viesse desmentir o que tinha dito antes.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

EM DIRETO: Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo fazem a antevisão do Portugal x País de Gales

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo vão a falar a partir das 15h30, de maneira a fazer a antevisão do encontro entre Portugal e País de Gales.

Antigo internacional italiano com dúvidas sobre Gonçalo Ramos e elogia: «O Ruben Amorim foi corajoso a implementar as suas ideias»

Antonio di Gennaro falou do AC Milan de Ruben Amorim. O antigo médio elogiou o trabalho do treinador português e alguns jogadores.

Bruno Vicintin responde ao Bola na Rede: «O Gonçalo Paciência resolve ter um corte de salário muito alto porque acreditou no projeto do Santa...

Bruno Vicintin, presidente da SAD do Santa Clara, falou de Petit e Gonçalo Paciência. Declarações durante o Portuga Football Summit.

António Oliveira e as possibilidades do Benfica na Europa League: «É definitivamente um dos favoritos à vitória»

António Oliveira falou em exclusivo ao Bola na Rede. As declarações foram prestadas durante o Portugal Football Summit.

PUB

Mais Artigos Populares

António Oliveira e a chegada de Jorge Jesus à seleção: «Por aquilo que conquistou, é evidente que gera uma expectativa grande»

António Oliveira falou em exclusivo ao Bola na Rede. As declarações foram prestadas durante o Portugal Football Summit.

António Oliveira em exclusivo ao Bola na Rede: «Tenho oportunidade agora de dizer que não, de esperar pelo momento certo»

António Oliveira falou em exclusivo ao Bola na Rede. As declarações foram prestadas durante o Portugal Football Summit.

Torreense vence FC Kharkiv na Moldávia e aproxima-se dos oitavos de final da Europa Cup

O Torreense ganhou esta quarta-feira ao FC Kharkiv por 2-1 em jogo relativo à primeira mão dos oitavos de final da Europa Cup.