📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O puzzle de van der Breggen

- Advertisement -

Pelo meio das notícias sobre como se poderá reiniciar a atividade ciclística após a paragem forçada pela pandemia, uma outra não pode deixar de captar as atenções dos amantes da modalidade, Anna van der Breggen anunciou que terminará carreira em 2021.

A campeã olímpica de fundo, no Rio 2016, já ganhou praticamente tudo. Triunfou em Mundiais e Europeus, no Giro Rosa, na Ronde van Vlaanderen, na Liège-Bastogne-Liège, na La Course… E convém também mencionar o impressionante feito de cinco vitórias consecutivas na La Flèche Wallonne (e a contar). Talvez comecem a faltar objetivos.

O que surpreende é fazê-lo em tão tenra idade, uma vez que conta somente 30 primaveras, ou seja, está ainda no ponto alto da carreira. Veja-se como a sua rival e campeã do mundo van Vleuten, aos 37, continua a ser uma das dominadoras do ciclismo ou a estrela da pista Kirsten Wild, que, também com 37, está a considerar correr mais uma época para poder lutar por mais ouros Olímpicos.

Contudo, não é novo algum desgaste de Breggen com o Ciclismo de estrada, basta lembrar como em 2019 abdicou de grande parte da temporada de clássicas para se juntar à colega Annika Langvad e disputar (e, claro, vencer) a Cape Epic, a principal prova por etapas do BTT.

Ainda assim, o término da carreira como atleta de forma tão madrugadora não seria o cenário mais esperado. Sendo verdade que o regime de vida de uma ciclista de alta competição é extremo e, para alguém que já pouco mais tem para almejar alcançar no desporto, pode ser compreensível que não esteja na disponibilidade de continuar mesmo no apogeu da sua vida, não se pode negar que a sua opção de seguir carreira ligada ao Ciclismo – passará a ser Diretora Desportiva – lhe continuará a trazer muitos dos sacrifícios de agora, como as muitas viagens e os longos períodos fora de casa.

Uma retirada do desporto tão cedo causa sempre algum espanto e, apesar de podermos especular sobre algumas das razões, fica sempre uma parte do puzzle por completar para perceber o porquê desta decisão. De todo o modo, uma coisa é certa: Anna van der Breggen vai deixar saudades.

Foto de Capa: Flèche Wallonne

Artigo revisto por Joana Mendes

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa do RB Leipzig ganha destaque para o mercado de verão com cláusula de 80 milhões

Castello Lukeba, jogador do RB Leipzig, está no radar de vários gigantes europeus e poderá ser um dos nomes mais falados da próxima janela devido à cláusula de rescisão.

Alvo do Sporting para o ataque também está na lista de reforços do Manchester United de Ruben Amorim

O Sporting demonstrou interesse na contratação de Nilson Angulo em 2025. Ainda assim, o Manchester United e outros tubarões estão na corrida.

Manchester City vai oferecer 80 milhões de euros por avançado que está a ser muito criticado

O Manchester City quer garantir mais profundidade no plantel. Cityzens preparam uma proposta por Rodrygo, avançado do Real Madrid.

O que é a LiveModeTV, que vai transmitir jogos do Mundial 2026 grátis?

A LiveModeTV já chegou a Portugal e prepara novidades na transmissão do Mundial 2026. Sabe mais sobre o canal de Youtube.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Mora espreita oportunidade no onze do FC Porto após lesão de Gabri Veiga

Embora tenha conseguido escapar a uma lesão grave, Gabri Veiga é baixa do FC Porto para o embate contra o Tondela. Rodrigo Mora deverá aproveitar a chance.

Alexander Meyer renova com o Borussia Dortmund até 2027

Alexander Meyer, guarda-redes de 34 anos, prolongou o vínculo com o Borussia Dortmund por mais uma temporada e garante que já sente o clube como se fosse a sua casa.

Arsenal garante 2 irmãos gémeos equatorianos para 2027

Edwin Quintero e Holger Quintero, de apenas 16 anos, vão reforçar o Arsenal quando completarem 18 anos, após acordo alcançado com o Independiente del Valle.