O que é feito de André Cardoso?

André Cardoso é um nome desconhecido da grande maioria dos Portugueses, mas reconhecido por todos aqueles que acompanham Ciclismo. Para quem não o conhece, André Cardoso é um ciclista português que durante vários anos foi figura de proa no ciclismo nacional e levou a nossa bandeira pelo mundo fora. Representou a Seleção Portuguesa de Ciclismo em diversas competições, como Campeonatos do Mundo, Campeonatos Europeus e Jogos Olímpicos.

A carreira de André Cardoso começou a subir de patamar em 2011, ano em que terminou a Volta a Portugal na segunda posição, pela equipa do Tavira Prio (atual Sporting-Tavira) do escalão Continental (terceiro escalão do Ciclismo Mundial), o que lhe valeu o salto para o estrangeiro. Passou seis épocas fora de portas, duas na equipa espanhola Caja Rural do escalão Profissional Continental (segundo escalão do Ciclismo Mundial) e mais quatro no World Tour (principal escalão do Ciclismo Mundial), ao serviço de equipas como Garmin Sharp, Cannondale e Trek-Segafredo. Ao serviço da última, André Cardoso preparava-se para disputar pela primeira vez na carreira a Volta a França, contudo, em vésperas da prova, foi submetido a um controlo antidoping que se revelou positivo. O ciclista natural do Porto mantém-se desde essa altura suspenso preventivamente pela UCI (União Ciclista Internacional), aguardando por uma decisão que tarda em chegar, encontrando-se impedido de competir em qualquer prova. 

O ciclista português foi submetido a um controlo antidoping cujo resultado da Amostra A (inicial) foi positiva, tendo o mesmo reiterado inocência e solicitado análise à Amostra B, que prevalece em relação à inicial, tendo o resultado desta sido inconclusivo. De acordo com as regras da Agência Mundial de Antidopagem, quando o resultado da Amostra B não se revela positivo, o ciclista é ilibado, uma espécie de “in dúbio pro reo”. Contudo, foi algo que não aconteceu com André Cardoso, pois o resultado da Amostra B foi classificado como “resultado atípico”, o que permite à UCI ainda que de forma pouco comum, mantê-lo suspenso.

Mais recentemente, houve um caso semelhante ao de André Cardoso mas com maior protagonismo, ou não se tratasse do vencedor por quatro vezes da Volta a França, vencedor de uma Volta a Espanha e de uma Volta a Itália, Christopher Froome que acusou positivo num controlo antidoping realizado durante a Volta a Espanha do ano transato. O ciclista britânico acusou positivo tanto na amostra A como na B cerca de dois meses depois de André Cardoso mas viu o seu caso ser resolvido com grande celeridade, tendo culminado na sua ilibação, ao contrário do português que desespera por uma decisão. É caso para dizer que a UCI teve dois pesos e duas medidas, André Cardoso pelo seu historial e pelo que já deu pela modalidade, merecia que o seu caso já estivesse resolvido há bastante tempo.

Em ação na Liége-Bastogne-Liége de 2017
Fonte: Trek-Segafredo

Uma coisa é certa, aos 33 anos (completa 34 em setembro), André Cardoso faz falta ao pelotão internacional e sobretudo, faz falta ao ciclismo português, ou não estaríamos a falar de um ciclista que nas sete Grandes Voltas (quatro Voltas a Espanha e três Voltas a Itália) em que participou, terminou todas elas no top 25 da geral individual, revelando-se um ciclista completo e sobretudo um trepador de elite mundial.

Foto de Capa: Slipstream Sports

João Pereira Rodrigues
João Pereira Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Algarvio de gema mas portista de coração, cresceu a ver o FC Porto conquistar tudo, pode-se dizer que teve uma infância feliz. É amante e aficionado do desporto em geral, mas é no futebol, ténis e ciclismo onde mais vibra desde criança.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.