- Advertisement -

Os últimos anos têm visto uma aposta crescente em ciclistas bastante jovens por parte das equipas profissionais (World Tour e Profissional Continental) e alguns têm aproveitado a oportunidade para brilharem e garantirem aos céticos que têm um lugar entre os melhores da modalidade. Em 2018, nenhum estreante no profissionalismo se destacou tanto como Fabio Jakobsen.

O jovem holandês vinha da SEG Racing Academy referenciado como uma grande promessa do sprint, tendo inclusivamente conquistado uma etapa no Tour de l’Avenir, e foi parar à Quick-Step Floors, uma das mais bem-sucedidas equipas mundiais e com especial talento para moldar homens rápidos e de clássicas.

Depois de começar o ano discreto com duas provas por etapas no Oriente para se ambientar ao novo desafio, teve um papel diferente quando chegaram as clássicas belgas. Enquanto Terpstra, Lampaert e Gilbert dominavam no World Tour, Jakobsen era um dos líderes da “equipa B” da Quick-Step e começou a brilhar em importantes provas continentais.

A vitória na Scheldeprijs é a mais importante da carreira até à data
Fonte: Quick-Step Floors Cycling Team/Getty Images

Além de ajudar a várias vitórias de colegas, triunfou na Nokere koerse e na Scheldreprijs, duas históricas provas de um dia belgas e que, especialmente a segunda, têm um lote de luxo entre os seus anteriores vencedores. Seguiu-se o Tour des Fjords, onde venceria uma etapa e seria líder por dois dias.

Depois de dois meses mais calmos, o Binck Bank Tour marcaria a sua estreia a vencer no escalão máximo do ciclismo, com a conquista da etapa inaugural, a que juntaria um dia na liderança da prova. Um mês volvido, chegaria a quinta vitória da temporada, desta feita na Okolo Slovenska.

Para terminar a temporada em grande, foi à China para a última prova World Tour do ano onde, frente a nomes sonantes como Ackermann e Groenewegen, levou mais duas etapas de vencidas e foi o melhor por pontos.

Com sete triunfos e exibições de gala, Jakobsen chegou, viu e venceu e assegurou-nos de que é um valor seguro para o futuro. Por isso, preparem-se para muitas mais vitórias nos anos vindouros.

Foto de Capa: Quick-Step Floors Cycling Team/Getty Images

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid: Ibrahima Konaté aponta colega de equipa à conquista da Bola de Ouro

Ibrahima Konaté aponta Kylian Mbappé à conquista da Bola de Ouro 2026. Eis o que disse o defesa-central do Real Madrid.

Enzo Maresca rendido a médio do Manchester City contra o FC Porto: «Performance inacreditável»

Enzo Maresca ficou muito satisfeito com a exibição de Ayyoub Bouaddi no FC Porto x Manchester City, da Champions League.

Kylian Mbappé sobre José Mourinho: «Faz-te sentir vivo, especial»

Kylian Mbappé abordou o desejo de conquistar a Champions League com o Real Madrid e falou ainda sobre José Mourinho.

José Mourinho não vê o AC Milan de Ruben Amorim como candidato à Serie A: «Só vejo a Roma a competir com o Inter»

José Mourinho deixou elogios ao Inter Milão e afirmou que a AS Roma é o único clube capaz de competir pela Serie A, ignorando o AC Milan de Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristian Chivu após Real Madrid x Inter Milão: «Estamos a construir algo importante para o futuro e, depois do que vi hoje, saio daqui...

O Inter Milão perdeu na casa do Real Madrid por 2-1 para a primeira jornada da Champions League. Eis a reação de Cristian Chivu.

Eis os onzes prováveis do Moreirense x Benfica que vai acertar o calendário da Primeira Liga

O Moreirense e o Benfica têm duelo marcado para esta noite, num jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga.

Enzo Maresca critica comportamento do banco do FC Porto: «Quantas vezes me viram a mim, ou ao meu banco a levantar-se?»

Enzo Maresca abordou o clima quente do FC Porto x Manchester City, atribuindo a responsabilidade à atitude do banco dos dragões.