- Advertisement -

Os últimos anos têm visto uma aposta crescente em ciclistas bastante jovens por parte das equipas profissionais (World Tour e Profissional Continental) e alguns têm aproveitado a oportunidade para brilharem e garantirem aos céticos que têm um lugar entre os melhores da modalidade. Em 2018, nenhum estreante no profissionalismo se destacou tanto como Fabio Jakobsen.

O jovem holandês vinha da SEG Racing Academy referenciado como uma grande promessa do sprint, tendo inclusivamente conquistado uma etapa no Tour de l’Avenir, e foi parar à Quick-Step Floors, uma das mais bem-sucedidas equipas mundiais e com especial talento para moldar homens rápidos e de clássicas.

Depois de começar o ano discreto com duas provas por etapas no Oriente para se ambientar ao novo desafio, teve um papel diferente quando chegaram as clássicas belgas. Enquanto Terpstra, Lampaert e Gilbert dominavam no World Tour, Jakobsen era um dos líderes da “equipa B” da Quick-Step e começou a brilhar em importantes provas continentais.

A vitória na Scheldeprijs é a mais importante da carreira até à data
Fonte: Quick-Step Floors Cycling Team/Getty Images

Além de ajudar a várias vitórias de colegas, triunfou na Nokere koerse e na Scheldreprijs, duas históricas provas de um dia belgas e que, especialmente a segunda, têm um lote de luxo entre os seus anteriores vencedores. Seguiu-se o Tour des Fjords, onde venceria uma etapa e seria líder por dois dias.

Depois de dois meses mais calmos, o Binck Bank Tour marcaria a sua estreia a vencer no escalão máximo do ciclismo, com a conquista da etapa inaugural, a que juntaria um dia na liderança da prova. Um mês volvido, chegaria a quinta vitória da temporada, desta feita na Okolo Slovenska.

Para terminar a temporada em grande, foi à China para a última prova World Tour do ano onde, frente a nomes sonantes como Ackermann e Groenewegen, levou mais duas etapas de vencidas e foi o melhor por pontos.

Com sete triunfos e exibições de gala, Jakobsen chegou, viu e venceu e assegurou-nos de que é um valor seguro para o futuro. Por isso, preparem-se para muitas mais vitórias nos anos vindouros.

Foto de Capa: Quick-Step Floors Cycling Team/Getty Images

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.