📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR: Biniam Ghirmay

- Advertisement -

Apesar do franco desenvolvimento da última década, o ciclismo africano, junto do asiático, continua a ser um parente pobre na elite da modalidade e poucos são os ciclistas que chegam às melhores equipas do mundo.

Fruto quer de alguns preconceitos quer de um historial de ciclistas que não conseguiram confirmar todo o potencial que lhes era apontado, continua a ser difícil aos jovens corredores africanos encontrarem um conjunto que aposte neles. Felizmente, e depois de um ano sem que houvesse sequer uma equipa Continental que o fosse buscar, a francesa NIPPO DELKO One Provence trouxe para a Europa o maior prodígio do ciclismo africano atual e um ciclista que foi um dos melhores do mundo entre os juniores, Biniam Ghirmay.

Campeão continental de fundo e de crono nesse escalão, brilhou também em várias provas europeias. Não foi, contudo, suficiente para arranjar um contrato europeu e a época de 2019 foi passada, essencialmente, ao serviço da seleção da Eritreia. Os resultados foram aparecendo e somou as suas duas primeiras vitórias profissionais, com uma etapa na Tropicale Amissa Bongo e outra no Tour du Rwanda. A primeira foi especialmente reveladora ao dar-se numa prova com uma lista de participantes muito forte.

Ghirmay (à direita) na apresentação dos equipamentos da sua nova equipa
Fonte: Team NIPPO DELKO One Provence

Este ano, contratado pela equipa francesa do escalão ProTeam, o segundo mais elevado, já começou também a justificar a sua aquisição, com vitórias em duas etapas e na classificação dos pontos na Tropicale Amissa Bongo, exibições de qualidade no Tour du Rwanda (faltou uma vitória, mas ficou quatro vezes no podium) e, a mais impressionante de todas, um segundo posto no Trofeo Laigueglia, uma histórica prova italiana, apenas batido pelo super trepador Giulio Ciccone.

O que mais impressiona em Ghirmay é a sua polivalência. Não é trepador, mas sobe bem. Não é sprinter, mas tem uma ponta de velocidade temível. É, acima de tudo, um homem talhado para as clássicas acidentadas.

Como dissemos, apesar de não ser um velocista, Biniam Ghirmay é muito rápido e consegue intrometer-se na discussão pelos sprints e isso é também uma grande vantagem para o eritreu quando se vê em grupos reduzidos pela dureza do terreno. Nisso, faz lembrar ciclistas como Matteo Trentin.

Passa muito bem as pequenas subidas e, por isso, grande parte dos seus melhores resultados são em provas das chamadas colinas. Embora na alta montanha não se sinta no seu terreno, também já deu aqui e ali indicações que tem algum potencial, talvez possa aí vir a tornar-se num ciclista mais ao estilo de Dylan Teuns, que não é um trepador de eleição, mas sobe bem o suficiente para obter resultados em fugas nessas etapas mais duras.

Seja qual for o tipo de ciclista para o qual Ghirmay evolua, ora focando-se mais na velocidade ou na dureza do terreno, não há dúvida que este tem um enorme potencial e tudo aponta para que se possa afirmar com um dos grandes da história do ciclismo africano.

Foto de Capa: Team NIPPO DELKO One Provence

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Nicolás Otamendi também reage ao golo anulado no Braga x Benfica

Nicolás Otamendi reagiu também ao golo anulado a Samuel Dahl no Braga x Benfica. O defesa-central usou as redes sociais para assinalar o momento.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede após Braga x Benfica: «As equipas estudam-nos e tentam organizar-se para dificultar a nossa saída»

Carlos Vicens analisou o empate entre Benfica e Braga. O técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Transferência de André Luiz para o Benfica já tem valor em cima da mesa

O negócio entre o Benfica e o Rio Ave por André Luiz está prestes a ser fechado. O avançado brasileiro deve custar 15 milhões de euros.

Sotiris Silaidopoulos e a possível ida de André Luiz para o Benfica: «Se acontecer algo, que seja bom para as duas partes»

Sotiris Silaidopoulos analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Vilacondenses perderam com os leões por 4-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Gosto muito de falar com o Bola na Rede, mas jogo com o Braga daqui a uma...

José Mourinho analisou o empate entre Benfica e Braga. O técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Luis Suárez: «A equipa é incrível, não se nota quando há ausências

Luis Suárez analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Vilacondenses perderam com os leões por 4-0 na Primeira Liga.

Pancho Petrasso: «Eu sinto que foi um resultado injusto, pelo esforço que fizemos»

Pancho Petrasso analisou o desfecho do Sporting x Rio Ave. Leões ganharam vilacondenses por 4-0 na Primeira Liga.