Olheiro BnR: Sebastian Berwick

- Advertisement -

 

Sem grandes surpresas, a Team Sunweb e a Mitchelton-Scott dominaram o Jayco Herald Sun Tour, a mais antiga prova por etapas australiana, conquistando entre si todas as cinco etapas da prova e o primeiro e terceiro lugar da geral. Mas, entre Hindley e Howson no podium final, apareceu um desconhecido jovem de 20 anos, Seb Berwick.

Mostrar-se nas etapas de montanha contra dois ciclistas deste calibre, Howson, um respeitado domestique com provas dadas nas maiores provas do mundo, e Hindley, uma grande promessa já com resultados de qualidade entre a elite do ciclismo, é condição suficiente para passarmos a tê-lo debaixo de olho.

Mas houve mais na exibição de Berwick para despoletar o nosso interesse. O atleta da St. George Continental Cycling Team acompanhou o desempenho físico de valor com uma atitude correta e aguerrida, especialmente na penúltima etapa, em que não hesitou em se lançar ao ataque, sendo o único capaz de colocar em perigo a liderança de Hindley, que só foi capaz de bater Berwick sobre a meta.

Foi um bom culminar do verão australiano para Berwick, que já tinha alcançado a prata na prova de fundo dos campeonatos nacionais de sub-23 e deverá seguir-se um calendário com várias provas asiáticas, nas quais, na época transata, somou resultados razoáveis, mas que levam um pendor bastante positivo quando perspetivados em conjunto com a sua tão tenra idade.

Nos juniores, também já havia brilhado em 2017, quando foi campeão continental de fundo e de crono e terminou entre os dez melhores no esforço individual dos mundiais de Bergen.

Berwick com Hindley e Howson no podium final do Herald Sun Tour
Fonte: Team Sunweb

Ou seja, temos perante nós um ciclista com um inegável talento para trepar, mas que também consegue apresentar resultados no contrarrelógio, o que faz dele um excelente candidato a vir a assumir um lugar no pelotão World Tour.

Ainda tão jovem e parecendo ter a atitude certa, Seb Berwick pode afirmar-se como um dos nomes do ciclismo australiano nos próximos tempos. Contudo, afigura-se mais provável que o faça apenas como um trabalhador ou como líder em provas menores, já que não deu, para já, sinais de que alcançará o estrelato.

Com uma geração repleta de qualidade a despontar – com nomes como Hindley, Storer ou Hamilton – este é mais um nome a acompanhar no ciclismo na terra dos cangurus.

Foto de Capa: Jayco Herald Sun Tour

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.