Olheiro BnR: Sebastian Berwick

 

Sem grandes surpresas, a Team Sunweb e a Mitchelton-Scott dominaram o Jayco Herald Sun Tour, a mais antiga prova por etapas australiana, conquistando entre si todas as cinco etapas da prova e o primeiro e terceiro lugar da geral. Mas, entre Hindley e Howson no podium final, apareceu um desconhecido jovem de 20 anos, Seb Berwick.

Mostrar-se nas etapas de montanha contra dois ciclistas deste calibre, Howson, um respeitado domestique com provas dadas nas maiores provas do mundo, e Hindley, uma grande promessa já com resultados de qualidade entre a elite do ciclismo, é condição suficiente para passarmos a tê-lo debaixo de olho.

Mas houve mais na exibição de Berwick para despoletar o nosso interesse. O atleta da St. George Continental Cycling Team acompanhou o desempenho físico de valor com uma atitude correta e aguerrida, especialmente na penúltima etapa, em que não hesitou em se lançar ao ataque, sendo o único capaz de colocar em perigo a liderança de Hindley, que só foi capaz de bater Berwick sobre a meta.

Foi um bom culminar do verão australiano para Berwick, que já tinha alcançado a prata na prova de fundo dos campeonatos nacionais de sub-23 e deverá seguir-se um calendário com várias provas asiáticas, nas quais, na época transata, somou resultados razoáveis, mas que levam um pendor bastante positivo quando perspetivados em conjunto com a sua tão tenra idade.

Nos juniores, também já havia brilhado em 2017, quando foi campeão continental de fundo e de crono e terminou entre os dez melhores no esforço individual dos mundiais de Bergen.

Berwick com Hindley e Howson no podium final do Herald Sun Tour
Fonte: Team Sunweb

Ou seja, temos perante nós um ciclista com um inegável talento para trepar, mas que também consegue apresentar resultados no contrarrelógio, o que faz dele um excelente candidato a vir a assumir um lugar no pelotão World Tour.

Ainda tão jovem e parecendo ter a atitude certa, Seb Berwick pode afirmar-se como um dos nomes do ciclismo australiano nos próximos tempos. Contudo, afigura-se mais provável que o faça apenas como um trabalhador ou como líder em provas menores, já que não deu, para já, sinais de que alcançará o estrelato.

Com uma geração repleta de qualidade a despontar – com nomes como Hindley, Storer ou Hamilton – este é mais um nome a acompanhar no ciclismo na terra dos cangurus.

Foto de Capa: Jayco Herald Sun Tour

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Hellas Verona de olho em craque do Famalicão

O Hellas Verona pode avançar para a contratação de Óscar Aranda. O jogador pertence aos quadros do Famalicão, onde é um dos destaques.

Pedro Russiano assume o Penafiel e Ricardo Pessoa confirmado no Lusitano de Évora

Pedro Russiano deixou o Lusitano de Évora e assinou pelo Penafiel. Já Ricardo Pessoa assumiu o clube alentejano.

Vitória SC prepara-se para ceder ex- Sporting ao Marítimo

O Vitória SC vai emprestar Marco Cruz ao Marítimo, equipa da Segunda Liga. O jogador chegou ao Guimarães na temporada passada.

Anna Wellmann confirmada como reforço do Sporting

O Sporting confirmou a contratação de Anna Wellmann. A guarda-redes alemã deixou o Bayern Munique.

PUB

Mais Artigos Populares

Pany Varela a um passo de assinar com o Benfica

Pany Varela deverá ser reforço do Benfica na próxima temporada. O jogador pertence aos quadros do Al Nassr, que vai acabar com o futsal.

Udinese vai voltar a contar com lateral português

Leonardo Buta vai regressar à Udinese. O jogador não entra nas contas do Moreirense para a próxima temporada.

Francesco Farioli dispensa 4 jogadores do FC Porto

Francesco Farioli decidiu dispensar quatro elementos do primeiro dia da pré-temporada do FC Porto, que se realiza no Olival.