Os favoritos à conquista do Giro de Itália 2019

Tom Dumoulin

Tom Dumoulin já venceu o Giro em 2017
Fonte: Team Sunweb

É sem dúvida alguma um dos homens mais fortes dentro do pelotão, com o intuito de vencer a Volta à Itália. Este ano o Giro vai contar com três contrarrelógios, que são a sua especialidade. 

Ganhou a Volta à Itália em 2017 e no ano passado ficou em segundo lugar, apenas atrás de um todo poderoso, Chris Froome.

Este ano ainda não conseguiu alcançar a vitória, no entanto já conta com alguns pódios. Nas duas provas por etapas que realizou, terminou em sexto no UAE Tour e em quarto no Tirreno Adriático. Conta apenas com 16 dias de corrida nas pernas, sendo que o foco principal dele seria sempre o Giro e por isso tinha que estar fresco para o que aí vem. 

Dado curioso: O Giro de Itália é a sua prova preferida.

Primoz Roglic

Que época avassaladora, o esloveno ganhou todas as provas em que competiu até ao momento! Começou com a vitória no UAE Tour (sua primeira prova do ano), em que liderou a prova do início ao fim. Conquistou o Tirreno Adriático, no último dia de competição e mais recentemente o Tour de Romandie. Ao todo nesta temporada, já leva cinco vitórias em etapas (contrarrelógios incluídos) e três gerais individuais! Tudo isto em apenas vinte dias de corrida, é obra!

Com três contrarrelógios, Roglic é um dos claros beneficiados desta situação de corrida. Está em Itália, com uma ambição e com uma forma nunca antes vista. É sem dúvida alguma, um dos principais favoritos à vitória final.

A Team Jumbo-Visma não é a equipa com um dos blocos mais fortes em torno do seu líder, mas têm conseguidos bons resultados e já demonstraram que são uma equipa coesa. O principal escudeiro de Roglic, será o belga Laurens De Plus.

Dado curioso: É a primeira vez que Roglic vai liderar uma equipa no Giro.

Simon Yates

No ano de 2018, o britânico andou de rosa desde a etapa seis à dezanove, onde acabou por ter uma quebra de rendimento até ao final da competição, ficando apenas no 21º posto da geral individual, no final da prova. 

É o atual campeão da Volta à Espanha e só por isso já diz muito das suas capacidades. Esta temporada, venceu uma etapa na Volta à Andalucia e ganhou o contrarrelógio individual no Paris-Nice.

Não leva o seu irmão para o ajudar, mas vai contar com a ajuda de nomes como: Esteban Chaves, o jovem Lucas Hamilton e o experiente Mikel Nieve.

Dado curioso: Por causa do deslize do ano passado, Simon já veio a público, dizendo que não vai correr de forma tão agressiva nos primeiros dias de competição.

Miguel Ángel López

O colombiano fechou no pódio tanto no Giro como na Vuelta do ano passado, ambas em terceiro lugar. Este ano, já ganhou a geral individual da Volta à Colômbia, uma etapa da Volta à Catalunha e a geral da mesma.

Mesmo havendo muito contrarrelógio neste Giro, López conseguir-se-á defender melhor em relação aos especialistas, isto porque serão contrarrelógios com muita subida.

A Astana leva um bloco forte no apoio ao seu líder, nomes como: Pello Bilbao, Dario Cataldo, Davide Villella, Jan Hirt e principalmente Ion Izaguirre serão preciosas ajudas nas pretensões da equipa.

Dado curioso: López nunca ganhou uma etapa no Giro.

Vincenzo Nibali

Nibali será provávelmente o nome em que os italianos depositam mais esperanças
Fonte: Milano-Sanremo

O “tubarão de Messina” já não vence há mais de um ano, é verdade, teve um ano de 2018 muito aquém das expetativas.  Mas o italiano nesta temporada encontra-se à procura de redenção e quer provar que ainda é capaz de lutar com os melhores. A par de Tom Dumoulin, são os únicos ciclistas que vão estar presentes nesta edição que já ganharam o Giro de Itália. No entanto Nibali é o único que já ganhou as três Grandes Voltas!

Nibali anda bem no contrarrelógio, mas não consegue obter as mesmas performances de Roglic ou Dumoulin, vai ter que se defender o melhor que sabe. Nas etapas de montanha, o italiano consegue andar com os melhores e vai ter uma armada italiana de peso para o ajudar, nomes importantes como: Valerio Agnoli, Damiano Caruso e principalmente Domenico Pozzovivo.

Nesta temporada, teve como melhores prestações, o oitavo lugar na Milan-Sanremo e a prestação na Liège-Bastogne-Liège em que fechou igualmente no oitavo posto. No Tour of the Alps, andou sempre com os melhores, fechando a geral individual no terceiro lugar e conseguiu ainda um segundo lugar na quarta etapa da prova italiana. 

Haverá muita gente na estrada a apoiar a Team Bahrain-Merida, visto que têm em Nibali, um dos ciclistas mais acarinhados dentro do Ciclismo italiano, as esperanças de uma boa prestação nesta edição.

Dado curioso: Nibali tem a alcunha de “shark” desde os escalões mais novos, devido ao facto de adorar correr ao ataque.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o árbitro que vai apitar o Portugal x Espanha

Portugal e Espanha vão enfrentar-se na final da Liga das Nações. Sandro Scharer foi o árbitro escolhido pela UEFA.

Al Hilal apresenta nova proposta milionária por Victor Osimhen

O Al Hilal está interessado em garantir a contratação de Victor Osimhen. O avançado esteve emprestado pelo Galatasaray ao Nápoles.

Fabrizio Romano aponta probabilidades de Viktor Gyokeres rumar ao Manchester United

Viktor Gyokeres deverá deixar o Sporting no próximo mercado de transferências. O jogador tem sido associado ao Manchester United.

Sporting perto de garantir a contratação de Rayan Lucas

O Sporting deverá confirmar nos próximos dias a contratação de Rayan Lucas, médio que chegará a Lisboa por empréstimo do Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton revela situação de Nélson Semedo e confirma saídas de Carlos Forbs e Pablo Sarabia

O Wolverhampton confirmou esta sexta-feira que Carlos Forbs e Pablo Sarabia não vão continuar no plantel da próxima temporada.

Jorginho confirmado como reforço do Flamengo

Jorginho foi oficializado esta sexta-feira como reforço do Flamengo. O jogador assinou um contrato válido até 2028.

Rui Costa arrasado: «Frederico Varandas sabe-o bem e está-se a rir»

Rui Costa foi muito criticado por Bruno Costa Carvalho, antigo candidato à presidência do Benfica.