Pogacar a uma vitória do “hat-trick” nas Ardenas | Ciclismo

modalidades cabeçalho

Tadej Pogacar continua a dominar e conquistou a Flèche Wallonne, a segunda corrida da semana das Ardenas.  Pogacar entrava como o claro favorito, estatuto reforçado pela vitória na Amstel Gold Race, alcançada no passado domingo. Com 194,3 km, A Flèche Wallonne é constituída por várias subidas, mas o destaque vai para o Mur de Huy, com 1,3 km a 9% de pendente média, com o alto a coincidir com a linha da meta. O pelotão passou pela chegada em três ocasiões, mas apenas na última é que se esperavam as decisões.

UMA CORRIDA MONÓTONA

À partida, já existiam duas baixas: Benoit Cosnefroy e Jai Hindley (vencedor da Volta à Itália) não estiveram presentes devido a doença. O início da prova consistiu na constituição da fuga que acabou por ser composta por oito ciclistas. No pelotão, a UAE Team Emirates, como seria de esperar, era a principal responsável pela perseguição, com formações como a INEOS e a Israel Premier Tech também a rodar por vezes na dianteira.

O pelotão manteve uma velocidade elevada e a fuga nunca ganhou uma vantagem relevante, sendo que a 70 km da meta, na primeira passagem pelo Mur de Huy, a vantagem era pouco superior a um minuto. A primeira passagem pela subida mítica belga foi feita a um ritmo muito pacífico sem que a colocação fosse grande preocupação. Apenas na fuga, Lawrence Naesen, da AG2R perdia o contacto.

O maior destaque até chegou antes da primeira passagem pela meta. David Gaudu ficava para trás, acabando mesmo por abandonar, uma situação que já se tinha verificado no último domingo. O francês atravessa um mau momento, devido a alergias sazonais, depois de um grande início de época com o segundo lugar no Paris-Nice e com a Volta à França a ser o maior objetivo do ano para o líder da Groupama-FDJ.

O PELOTÃO TENTA VENCER PELA SURPRESA

No Côte d’Ereffe, subida logo após o Mur de Huy, a fuga dividiu-se ao meio, apenas com Soren Kragh Andersen, Georg Zimmerman e Jacob Hindsgaul a ficarem na frente. Já no pelotão, Pieter Serry lançou-se ao ataque, numa tentativa de desgastar a formação da Emirates, obrigando a um aumento do ritmo da perseguição.

O belga da Soudal-Quick Step não tardou a ser alcançado pelo grupo principal. Mas não seria o último ciclista a tentar surpreender e evitar o triunfo iminente de Tadej Pogacar, nem o último da Soudal a mexer na corrida. Logo na segunda passagem pelo Mur de Huy, Samuele Battistella, italiano da Astana Qazaqstan Team, aumentou o ritmo no pelotão, com Giulio Ciccone e Attila Walter bem próximos da roda do italiano.

Battistella acabou por se distanciar pouco depois da segunda e penúltima passagem pela meta. Pouco depois, foi a vez de Louis Vervaeke, da Soudal, sair do pelotão para alcançar o antigo Campeão do Mundo de Sub-23. Os dois não tardaram a chegar a Zimmerman e a Kragh Andersen (Hindsgaul tinha ficado para trás), transformando o duo da frente num quarteto.

HUY, POGACAR ESTÁ UM NÍVEL ACIMA

Na segunda passagem pelo Huy, a Emirates até deu boa resposta, mas Pogacar rodava quase a meio do pelotão. Na penúltima subida do dia, Pogacar voltou a não ter a melhor colocação, perante uma aceleração de Sam Oomen que quase formou um pequeno grupo intermédio, comprometedor para quaisquer aspirações do esloveno. Quem controlou a situação foi George Bennett que não perdeu a roda do homem da Jumbo-Visma e impossibilitou qualquer iniciativa.

Chegava a última passagem pelo Mur de Huy. A fuga reduzira-se a apenas Vervaeke que circulava com menos de 10 segundos de vantagem. A Emirates e a Israel Premier Tech eram as equipas mais bem colocadas, com a Trek-Segafredo e a Jumbo à espreita. O primeiro ciclista a mexer foi Magnus Sheffield, que aumentou o ritmo, com Michael Woods na segunda posição e Pogacar, logo atrás.

Depois, um momento que fez lembrar a queda de John Degenkolb em Roubaix: Romain Bardet preparava para se lançar ao ataque pela direita, quando Woods fecha o espaço, impedindo o francês de sair disparado do pelotão. Bardet tinha tudo para apanhar tudo e todos de surpresa. Bardet atacava, Woods tentava surpreender vindo de trás e Mikel Landa também estava bem colocado.

Mas Tadej Pogacar teve tempo para abrir um pequeno espaço, analisar a corrida e decidir de forma cirúrgica, o momento certo para o ataque. Pogacar saía da roda de Bardet e ninguém mais o apanharia, apesar da grande subida do jovem dinamarquês da Trek, Mattias Skjelmose que terminou na segunda posição. Depois do top 10 na Amstel Gold Race, Skjelmose é uma grande promessa para o futuro, especialmente no que às clássicas das Ardenas diz respeito. Mikel Landa fechou o pódio.

Pogacar conquista, desta forma, a Flèche Wallonne pela primeira vez na carreira. Caso vença a Liége-Bastogne-Liége no próximo domingo, Tadej Pogacar passa a ser o terceiro ciclista de sempre a conquistar as três clássicas das Ardenas no mesmo dia: um feito apenas repercutido por Davide Rebellin, em 2004, e por Philippe Gilbert, em 2011.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim define próximo alvo no mercado depois de já ter gasto mais de 229 milhões de euros

O Manchester United continua a preparar o reforço do plantel. Red devils querem fechar a contratação de Pietro Commuzo.

Eis o primeiro golo de Viktor Gyokeres no Arsenal

O Arsenal está a vencer o Athletic Club por 2-0 num jogo de preparação. Viktor Gyokeres estreou-se a marcar pelos Gunners.

Newcastle fecha internacional alemão por pacote de 40 milhões de euros

O Newcastle garantiu a contratação de Malick Thiaw ao AC Milan. Defesa-central está a caminho da Premier League.

Gil Vicente derrota Nacional na entrada da Primeira Liga 25/26

O Gil Vicente venceu este sábado o Nacional por 2-0 na primeira jornada da Primeira Liga. Gilistas começam a ganhar.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting apresenta participação disciplinar contra Bruno Lage devido à Supertaça

O Sporting apresenta participação disciplinar contra Bruno Lage. Leões consideram haver ofensas do técnico do Benfica a Fábio Veríssimo.

Franjo Ivanovic e o processo de saída do Union Saint-Gilloise para o Benfica: «Sofres muito porque não sabes o que vai acontecer»

Franjo Ivanovic, reforço do Benfica neste mercado de verão, deu uma entrevista. Avançado recorda saída do Union Saint-Gilloise.

Franjo Ivanovic não esconde ambição pós-Benfica: «O meu objetivo é jogar nos maiores clubes do Mundo»

Franjo Ivanovic, reforço do Benfica neste mercado de verão, deu uma entrevista. Avançado quer jogar nos «maiores clubes do mundo».