Recordar é viver: A luta no Col de Tourmalet entre Contador e Schleck

- Advertisement -

No Recordar é Viver de hoje, viajamos no tempo até ao dia 22 de julho de 2010. A 17.ª etapa do Tour de France prometia uma chegada ao alto dos Pirinéus, mas todo o percurso estava traçado para os verdadeiros trepadores. Desde a partida na cidade de Pau, os ciclistas tinham de passar por duas subidas de primeira categoria e ter fôlego para enfrentar a subida ao Col du Tourmalet, a 2116 metros de altitude, para completar os desgastantes 174 quilometros.

A chuva foi desde cedo a convidada de serviço para tornar esta tirada ainda mais épica. Para não variar, os ataques começaram cedo, com sete ciclistas a tentar a sorte numa boa estratégia, mas aos poucos todos foram apanhados pelo pelotão cheio de estrelas prontas a vencer, incluindo Alberto Contador, o camisola amarela (líder da geral) e Andy Schleck, o camisola branca (líder da juventude).

Os últimos dez quilometros são, até hoje, muito recordados. Entre o nevoeiro, a tentar não dar muito nas vistas, o luxemburguês da Saxo Bank foi o primeiro a atacar. No entanto, o espanhol da Astana não saiu da roda traseira da jovem promessa até ao final da etapa, protagonizando um duelo inesquecível.

Além da luta pela vitória nas montanhas dos Pirinéus, ambos os ciclistas estavam separados por apenas oito segundos na geral individual, que Contador liderava. O risco estava todo do lado de Schleck, que tinha de tentar, pelo menos, distanciar-se um pouco para sonhar com o primeiro lugar nos Campos Elísios, na última etapa.

Os dois estavam um degrau acima dos restantes rivais. Até ao final, entre muitos jogos mentais, continuavam um atrás do outro ou lado a lado, até aos momentos finais. O luxemburguês Andy Schleck acabou por levar a melhor no sprint e foi coroado o Rei do Col du Tourmalet.

Na edição de 2020 do Tour de France temos um duelo que é muito semelhante a este. Os eslovenos Primoz Roglic (camisola amarela) e Tadej Pogacar (camisola branca) já protagonizaram um duelo roda a roda na etapa 15, que terminou com a vitória do jovem num sprint na subida ao Grand Colombier.

Passados dez anos, muito mudou. Andy Schleck terminou a carreira com apenas 29 anos, depois de diversas lesões nos joelhos, mas acabou por receber o troféu de vencedor do Tour de 2010 devido ao uso de doping por parte do vencedor, Alberto Contador. O espanhol, apesar de alguns problemas, acabou como um dos maiores atletas de sempre.

Este é um dos muitos duelos para eternidade, com momentos difíceis de esquecer para os aficionados do ciclismo.

Foto de capa: Le Tour de France

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: chegada de Rodrigo Zalazar deve fazer cair sonho antigo dos leões

Rodrigo Zalazar é um dos desejos do Sporting para o próximo mercado. Yeremay Hernández também interessa aos leões.

Galatasaray é tetracampeão turco com final dramático: eis todos os resultados do dia

O Galatasaray venceu o Antalyaspor por 4-2 com dois golos nos minutos finais e sagrou-se campeão na Liga Turca. Vê todos os resultados.

Rodrigo Zalazar apontado ao Sporting: o tempo contratual que vai ser oferecido ao médio

O Sporting está a preparar uma oferta de cinco anos de contrato a Rodrigo Zalazar, jogador que pertence ao Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Trincão e os 200 jogos pelo Sporting: «Desde pequeno que sonhava com isto»

Francisco Trincão chegou aos 200 jogos pelo Sporting e deu uma entrevista aos meios oficiais do clube. Lê as principais declarações.

Batalha entre Sporting e Benfica por Rodrigo Zalazar pode gerar novo recorde no Braga

Rodrigo Zalazar é alvo de Sporting e Benfica para o próximo mercado de transferências. O uruguaio pertence ao Braga.

Atlético Madrid perde contra o Celta de Vigo na ressaca da eliminação da Champions League

O Atlético Madrid recebeu o Celta de Vigo e perdeu por uma bola a zero contra os galegos, num encontro da 35.ª jornada da La Liga.