Recordar é Viver: Agostinho decide o Tour mais importante da História

- Advertisement -

Quando pensamos no mais incrível Tour de France, quase sempre nos vem à cabeça o de 1989 com a inacreditável reviravolta por oito segundos de Lemond no contrarrelógio dos Campos Elísios, mas há um outro quase tão emocionante e com ainda maior importância para a história da modalidade, o de 1971.

Eddy Merckx é considerado unanimemente como o melhor ciclista de todos os tempos. 1964 em Sallanches foi o primeiro passo com a conquista do título mundial de amadores e, após o triunfo no Giro de 1968, os sucessos surgiram rapidamente, terminando a carreira com cinco Tours (e 34 etapas), cinco Giros (e 24 etapas), uma Vuelta, três Campeonatos do Mundo, sete Milano – Sanremo e tantas outras vitórias no palmarés.

Este período da história do Ciclismo foi, simultaneamente, brilhante e negro. Por um lado, o belga somou recordes em catadupa e presenteou os adeptos com exibições heróicas. Mas o seu avassalador domínio também teve o nefasto efeito de dar às provas em que participava uma (pouco desejada no mundo do desporto) previsibilidade.

Eddy Merckx tem um estatuto inatacável como maior da história do Ciclismo
Fonte: Le Tour de France

No Tour de 1971, contudo, Luis Ocaña estava decidido a dar a volta ao fatalismo do vencedor pré-anunciado. Oito meros dias mais velho que Merckx, o espanhol havia entrado para a elite do ciclismo no ano anterior ao vencer a Vuelta e preparara o Tour, levando o belga ao limite no Paris-Nice e no Dauphiné Libéré.

Chegados à La Grande Boucle, rapidamente, Eddy Merckx começou a impor o seu domínio, com a sua equipa a vencer o contrarrelógio por equipa inaugural e o Canibal a vestir de amarelo. O seu equipier Wagtmans também teve direito a um dia de maillot jaune, mas Merckx rapidamente a recuperou e a envergou até à etapa nove. Pelo meio, Merck e Ocaña aproveitaram para vencer uma etapa cada um, o belga em Strasbourg e o espanhol no alto do Puy de Dôme.

À décima jornada, Merckx mostrou fraqueza e cedeu tempo para os seus adversários da Geral, com Joop Zoetemelk, que venceria o Tour em 1980, a aproveitar para desfilar de amarelo pelas estradas francesas pela primeira vez na carreira.

Para ganhar o Tour era preciso aproveitar o momento de fraqueza do Canibal, e Ocaña tinha o guião para o fazer.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Union Saint Gilloise bate Anderlecht e vence a Taça da Bélgica

O Union Saint Gilloise derrotou o Anderlecht por 3-1 e conquistou a Taça da Bélgica, sendo este o seu quarto título na história da competição.

São Paulo anuncia a saída do técnico Roger Machado

O São Paulo confirmou o afastamento do treinador Roger Machado e da sua equipa técnica após a eliminação da Taça do Brasil.

Valência e Rayo Vallecano empatam e continuam sem confirmar a manutenção na La Liga

O Valência e o Rayo Vallecano empataram por 1-1 na 36.ª jornada da La Liga. Equipas continuam sem estar a salvo da descida de divisão.

Rodrigo Mora destaca papel de Francesco Farioli no FC Porto: «Disse que as feridas iam curar e curaram-se»

Rodrigo Mora concedeu uma entrevista depois do título do FC Porto. Criativo azul e branco destacou impacto de Francesco Farioli no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Mora destaca mudanças a nível defensivo: «Sou um jogador mais completo e evoluí muito mais nas coisas em que não esperava tanto»

Rodrigo Mora concedeu uma entrevista depois do título do FC Porto. Criativo azul e branco destacou evolução na performance defensiva.

Rodrigo Mora escolhe jogo mais marcante da temporada do FC Porto: «Irmos ganhar à casa do antigo campeão acho que marca muito»

Rodrigo Mora concedeu uma entrevista depois do título do FC Porto. Criativo azul e branco escolheu vitória em Alvalade como o jogo da época.

Rodrigo Mora faz balanço da passagem pelo FC Porto: «A época passada individualmente correu muito bem. Esta época, acho que foi mais coletivamente»

Rodrigo Mora concedeu uma entrevista depois do título do FC Porto. Criativo azul e branco fez o balanço da temporada.