Também há «Copa» do mundo para van Aert, van der Poel e companhia

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Wout van Aert, Mathieu van der Poel e também Tom Pidcock estão de volta ao circuito mundial de ciclo-cross, ou, se preferir, à Taça do Mundo. Van der Poel (por duas vezes) e van Aert já molharam a sopa depois do final de temporada na estrada, somando os primeiros pontos quando a competição se encaminha para o final, que irá culminar com os mundiais da especialidade, marcados para Hoogerheide, em fevereiro próximo, nos Países Baixos.

Os astros que em muito têm contribuído para o enriquecimento da modalidade não deixam as raízes de lado, retornando, mais uma vez, a incluir diversas provas de ciclo-cross no seu programa, que se resumem em múltiplas provas na Bélgica ou a contar para a Taça do Mundo.

Até ao momento, Van der Poel, depois de ter vencido em casa, no passado dia 27 de novembro, venceu a segunda corrida de forma consecutiva, em solo belga, sobre o seu arquirrival da Jumbo-Visma. Foi a primeira prova (e única) em que ambos se defrontaram no que diz respeito à Taça do Mundo, que simultaneamente foi a oitava de 15 corridas.

No passado domingo, foi a vez de Wout van Aert emancipar a sua superioridade perante a restante concorrência, triunfando em Dublin numa fase em que o favorito à vitória na classificação pontual é o experiente Laurens Sweeck, que atravessa uma ótima série de resultados depois da quebra de Eli Iserbyt nos últimos desafios. Importa referir que também Tom Pidcock, campeão mundial de ciclo-cross, promete juntar-se à festa e baralhar ainda mais as contas para o que aí vem.

São cinco as jornadas de Taça do Mundo que restam, mas não é apenas neste âmbito que as estrelas se vão defrontar, bem pelo contrário. São diversas as corridas na Bélgica que vão opor os três melhores ciclistas da especialidade, concentrando-se no período natalício, e, daí, também o maior foco de atenção. Tratam-se de circuitos que endurecem a potência e agilidade dos ciclistas, que certamente encontraram condições climatéricas hostis para além da normal lama, areia e os obstáculos e rampas do percurso.

O próximo desafio a contar para a Taça do Mundo realizar-se-á em Val de Sole, onde apenas Mathieu van der Poel tem presença confirmada na corrida gélida do norte de Itália. Num campeonato à parte segue… o verdeiro campeonato: a juntar ao torpedo da Alpecin-Fenix, Sweeck (266), Iserbyt (249) e Michael Vanthourenhout (225) seguem na busca pelo máximo número de pontos de forma a vencer a 26ª edição da competição em elites. Pode consultar as classificações e o calendário aqui.

No que concerne ao acompanhamento dos ciclistas que nos habituaram a grandes prestações na estrada, estamos no início da temporada para três homens que ambicionam grandes conquistas nas várias clássicas da primavera e monumentos do calendário UCI, pelo que será sempre importante analisar o arranque de época em condições tão específicas. Para já, a preparação para o mundial de elites, onde os melhores dos melhores, ao que tudo indica, estarão presentes, é o primeiro objetivo em comum.

Apenas Tom Pidcock falta confirmar a sua presença naquela que será a defesa do título perante os prodígios do ciclo-cross, que entre si juntam sete edições da prova mais importante na especialidade. O britânico esteve presente em Dublin, no passado domingo, sendo que não se demonstrou ao nível do campeão belga, que venceu depois de uma peripécia incrível. Vale a pena ver:

O calendário até fevereiro está lançado, faltando apenas aquilo que verdadeiramente importa: o espetáculo.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

México x Portugal: saiba onde ver o encontro em canal aberto

Portugal vai defrontar o México no Estádio Azteca, em jogo particular. O encontro será transmitido em canal aberto na RTP 1.

Florian Grillitsch pode deixar o Braga no próximo mercado a custo zero e desperta interesse de vários clubes

Florian Grillitsch pode deixar o Braga a custo zero no próximo mercado de verão, apesar de ter contrato com os minhotos até 2027.

Fechado: Tondela já escolheu o sucessor de Cristiano Bacci

O Tondela já definiu o sucessor de Cristiano Bacci. O clube beirão tem acordo para apresentar Gonçalo Feio até junho de 2027.

Argentina vence Mauritânia por 2-1 em jogo particular

A Argentina derrotou a Mauritânia por 2-1 em jogo particular. Enzo Fernández e Nico Paz apontaram os golos do conjunto alvi celeste.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Díaz consola Luis Suárez após falhanço no jogo da Colômbia: «Mais vale falhar agora do que no Mundial»

Luis Díaz deixou uma palavra de incentivo para Luis Suárez, após o avançado do Sporting ter falhado um golo de baliza aberta, no particular da Colômbia frente à Croácia.

Pedro Jesus renova contrato com Moreirense

O Moreirense fechou acordo com Pedro Jesus. O jovem defesa-central de 18 anos está nos sub-19 e assina agora o seu primeiro contrato profissional. 

Pedro Comério assina contrato de formação com o Sporting

O Sporting anunciou mais um acordo com um jogador das camadas jovens. O clube verde e branco assinou um contrato de formação com o médio Pedro Comério, de 14 anos.