Também há «Copa» do mundo para van Aert, van der Poel e companhia

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Wout van Aert, Mathieu van der Poel e também Tom Pidcock estão de volta ao circuito mundial de ciclo-cross, ou, se preferir, à Taça do Mundo. Van der Poel (por duas vezes) e van Aert já molharam a sopa depois do final de temporada na estrada, somando os primeiros pontos quando a competição se encaminha para o final, que irá culminar com os mundiais da especialidade, marcados para Hoogerheide, em fevereiro próximo, nos Países Baixos.

Os astros que em muito têm contribuído para o enriquecimento da modalidade não deixam as raízes de lado, retornando, mais uma vez, a incluir diversas provas de ciclo-cross no seu programa, que se resumem em múltiplas provas na Bélgica ou a contar para a Taça do Mundo.

Até ao momento, Van der Poel, depois de ter vencido em casa, no passado dia 27 de novembro, venceu a segunda corrida de forma consecutiva, em solo belga, sobre o seu arquirrival da Jumbo-Visma. Foi a primeira prova (e única) em que ambos se defrontaram no que diz respeito à Taça do Mundo, que simultaneamente foi a oitava de 15 corridas.

No passado domingo, foi a vez de Wout van Aert emancipar a sua superioridade perante a restante concorrência, triunfando em Dublin numa fase em que o favorito à vitória na classificação pontual é o experiente Laurens Sweeck, que atravessa uma ótima série de resultados depois da quebra de Eli Iserbyt nos últimos desafios. Importa referir que também Tom Pidcock, campeão mundial de ciclo-cross, promete juntar-se à festa e baralhar ainda mais as contas para o que aí vem.

São cinco as jornadas de Taça do Mundo que restam, mas não é apenas neste âmbito que as estrelas se vão defrontar, bem pelo contrário. São diversas as corridas na Bélgica que vão opor os três melhores ciclistas da especialidade, concentrando-se no período natalício, e, daí, também o maior foco de atenção. Tratam-se de circuitos que endurecem a potência e agilidade dos ciclistas, que certamente encontraram condições climatéricas hostis para além da normal lama, areia e os obstáculos e rampas do percurso.

O próximo desafio a contar para a Taça do Mundo realizar-se-á em Val de Sole, onde apenas Mathieu van der Poel tem presença confirmada na corrida gélida do norte de Itália. Num campeonato à parte segue… o verdeiro campeonato: a juntar ao torpedo da Alpecin-Fenix, Sweeck (266), Iserbyt (249) e Michael Vanthourenhout (225) seguem na busca pelo máximo número de pontos de forma a vencer a 26ª edição da competição em elites. Pode consultar as classificações e o calendário aqui.

No que concerne ao acompanhamento dos ciclistas que nos habituaram a grandes prestações na estrada, estamos no início da temporada para três homens que ambicionam grandes conquistas nas várias clássicas da primavera e monumentos do calendário UCI, pelo que será sempre importante analisar o arranque de época em condições tão específicas. Para já, a preparação para o mundial de elites, onde os melhores dos melhores, ao que tudo indica, estarão presentes, é o primeiro objetivo em comum.

Apenas Tom Pidcock falta confirmar a sua presença naquela que será a defesa do título perante os prodígios do ciclo-cross, que entre si juntam sete edições da prova mais importante na especialidade. O britânico esteve presente em Dublin, no passado domingo, sendo que não se demonstrou ao nível do campeão belga, que venceu depois de uma peripécia incrível. Vale a pena ver:

O calendário até fevereiro está lançado, faltando apenas aquilo que verdadeiramente importa: o espetáculo.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas: «A missão era devolver o Sporting ao seu lugar devido. Que era este»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Frederico Varandas falou sobre o Sporting e os seus anos como presidente.

Francisco Trincão e a utilização por Portugal: «Tenho de estar contente pelos minutos que tenho»

Francisco Trincão falou à margem da concentração de Portugal. Seleção nacional prepara duelos diante da Irlanda e da Hungria.

Frederico Varandas: «Já investimos cerca de 50 milhões e até ao final vão ser mais 150. Estamos a falar de 200 milhões de euros...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Frederico Varandas falou durante uma das conferências.

Rui Costa reage à queixa do FC Porto contra Vangelis Pavlidis

Rui Costa já reagiu à queixa apresentada pelo FC Porto contra Vangelis Pavlidis, que pediu a expulsão do avançado grego.

PUB

Mais Artigos Populares

Valdo em exclusivo ao Bola na Rede: «Analisando friamente, o FC Porto é o grande favorito a vencer a Primeira Liga»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Valdo respondeu a algumas questões envolvendo o futebol nacional e o Brasil.

Paulo Fonseca reflete sobre o FC Porto, o Benfica e o Sporting: «São os grandes candidatos ao título»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca, treinador do Lyon, falou à margem do evento.

Paulo Fonseca e chegada de José Mourinho ao Benfica: «O campeonato português nunca foi tão falado como nas últimas 2 semanas»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca, treinador do Lyon, falou à margem do evento.